CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Início » Paraíba » Dona Inês

Dona Inês - Estado da Paraiba

Município de Dona Inês

Informações Gerais

Qual a localização da cidade?

O município de Dona Inês pertence ao estado Paraíba, ele fica localizado na latitude -6.61566 e longitude -35.6205.

Qual é o tamanho do território de Dona Inês?

166,128 km².

Qual a população?

Aproximadamente 10.429 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Dona Inês?

inesense.

Quem é o prefeito da cidade?

Atualmente o município é administrado por ANTONIO JUSTINO DE ARAUJO NETO.

5 de 5 estrelas para o Município inesense   by Cidades do meu Brasil atualizado até 02/07/2022 - Dona Inês - Paraíba.

Dona Inês é uma cidade no estado da Paraíba localizado na microrregião do Curimataú Oriental. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 11.400 habitantes. Área territorial de 132km².

O município está inserido na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbergues e Maciços Residuais. As altitudes variam de 200 a 500 metros, com a presença de grandes penhascos rochosos]].

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O clima é quente, com período chuvoso entre fevereiro e agosto. A pluviosidade média é cerca de 750 mm.

História da cidade de Dona Inês Paraíba - PB

O Surgimento da colonização de Dona Inês começou no inicio do século XX, quando se formaram os pequenos sítios e fazendas e, segundo conta a história, os primeiros moradores do lugar foram José Paulino da Costa, Pedro Teodoro da Silva e Pedro José Teixeira.

Contam os mais antigos, que por volta de 1850, vaqueiros que vinham de outras regiões à procura de gado desgarrado, avistaram ao longe uma coluna de fumaça. Achando tal fato estranho, pois julgava-se que o lugar era completamente desabitado, para lá se dirigiram e encontraram, à sombra de um cajueiro, ao lado de uma cacimba, uma senhora de cor branca, tendo comoacompanhante um serviçal negro. A senhora disse chamar-se INêS, que era "Senhora de Engenho" em Pernambuco.

Esta história contada pelos mais antigos, sobre a primeira pessoa encontrada no lugar. A senhora nunca mais foi vista, surgindo desse fato, a denominação do lugar de Serra de Dona Inês.

Com passar dos anos, em 1943, por força do decreto lei 520, a pequena povoação passou a condição de Vila, pertencente ao município de Bananeiras.

Na divisão administrativa do Brasil, para o quinquênio 1944/48, Dona Inês ainda figurou como distrito de Bananeiras.

Na divisão administrativa do Brasil, para o quinquênio 1944/48, Dona Inês ainda figurou como Distrito de Bananeiras.

A autonomia administrativa ocorreu por força da Lei 2.141, de 19 de junho de 1959, sendo sua instalação oficial em 15 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Bananeiras e formando apenas um Distrito, o da Sede, desaparecendo o início do topônimo, ficando com a denominação de Dona Inês.

A comunidade, desde o seu primórdio, pratica a agricultura de subsistência. Entretanto, entre 1955 e 1966, experimentou acentuado crescimento com o cultivo do sisal, cultura que entrou em decadência, quando utilização por produtos sintéticos.

Gentílico: inesense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Dona Inês, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-121943, subordinado ao município de Bananeiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Dona Inês, figura no município de Diamante.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dona Inês, pela lei estadual nº 2141, de 19-06-1959, desmembrado de Bananeiras. Sede no antigo distrito de Dona Inês. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o DDD da Cidade Dona Inês?

83

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Dona Inês:

0 + Operadora + 83 + Telefone de destino

Como ligar para Dona Inês pela

CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
Vivo: 015 + 83 + telefone
Aerotech: 017 + 83 + telefone
Claro: 021 + 83 + telefone
GVT: 025 + 83 + telefone
Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
TIM: 041 + 83 + telefone
Sercontel: 043 + 83 + telefone
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dona Inês CEP Geral do município

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Dona Inês Paraíba o CEP geral é 58228-000.

Prefeito: ANTONIO JUSTINO DE ARAUJO NETO

Hospitais no município de Dona Inês - Paraíba

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde inesense.

Relação de Cartórios do município

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Dona Inês com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Dona Inês Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Dona Inês-PB, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paraibano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hotéis e Pousadas na cidade

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Dona Inês, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Dona Inês

No momento não encontramos vagas de emprego em Dona Inês / PB, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Dona Inês

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Dona Inês, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do tempo na região inesense

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Dona Inês, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.


Municípios vizinhos de Dona Inês

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Dona Inês-PB em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Riachão - 9.26 km
Tacima - 14.3 km
Bananeiras - 14.6 km
Solânea - 15.8 km
Araruna - 16.1 km
Cacimba de Dentro - 17.5 km
Caiçara - 17.9 km
Belém - 18.1 km
Logradouro - 20.1 km
Borborema - 20.7 km
Passa e Fica - 20.7 km
Serra da Raiz - 21.6 km
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Dona Inês através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Última Atualização: 02/07/2022

Você conhece Dona Inês? Deixe seu comentário:

Seriços