Início » Paraíba » Baía da Traição


Baía da Traição - Paraíba



Baía da Traição é uma cidade no estado da Paraíba. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 7.314 habitantes. Território tradicional dos índios Potiguara.

Na época da conquista da Paraíba, os Potiguaras, pertencentes à grande família Tupi-Guarani, habitavam as grandes extensões de terra desde Pernambuco até o Maranhão, constituindo-se na maior e na mais poderosa de todas as tribos existentes no Nordeste, com uma população avaliada em cem mil pessoas.

Eram portadores de elementos culturais e de características físicas semelhantes aos demais aborígines que habitavam o litoral brasileiro, destacando-se pela sua bravura e belicosidade. Não eram traiçoeiros, enfrentavam o inimigo corpo a corpo, e tinham o hábito de esmagar a cabeça daqueles que matavam, só os devorando por vingança, através de rituais, respeitadas algumas formalidades exigidas para o caso.

História da cidade de Baía da Traição Paraíba - PB

BAíA DA TRAIçãO é um dos antigos núcleos de colonização da Paraíba.

Foi ali que aportou a esquerda de Cristóvão Jaques e que os franceses escolheram para sede do comércio de pau brasil. Estes, além de algumas benfeitorias, construíram um forte.

Em 1585, com a finalidade de colonizar a Paraíba, chegou o local, vindo de Pernambuco à frente de 200 homens, Martin Leitão, encontrando resistência por parte dos franceses e seus aliados, os índios potiguares. Vencedores, os lusos levantaram uma povoação construída pelo índigenas que habitavam a região.

Em 1625, foi invadida pelos holandeses, poucos tempo depois expulsos.

Com a chegada dos padres jesuítas o novo povoado começou a progredir, sendo elevado à categoria de Freguesia, em 1762.

O primeiro nome da localidade foi Baía de Acergitibiró.

Gentílico: baianense ou baiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Baía da Traição, pela lei municipal nº 11, de 21-12-1908, subordinado ao município de Mamanguape.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Baía da Traição figura no município de Mamanguape.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Baia da Traição, pela lei estadual nº 2748, de 02-01-1962, desmembrado de Mamaguape. Sede no antigo distrito de Baia da Traição. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-11-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Baía da Traição: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Baía da Traição? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: