Início » Paraíba » Assunção


Assunção - Paraíba



Assunção, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Cariri Ocidental. De acordo com o IBGE, no ano de 2009 sua população era estimada em 3.471 habitantes. Área territorial de 126km². Um grande problema enfrentado na cidade diz respeito ao abastecimento de água, uma vez que ainda não existe distribuição de água encanada.

As terras que constituem o atual município de Assunção originaram-se das sesmarias da família Oliveira Ledo, tendo Ana de Oliveira, pertencente a esta família, fixado uma fazenda na região.

O povoamento do local deu-se no entroncamento da estrada que ligava Taperoá e Salgadinho (Paraíba) à estrada para Patos. Segundo registros, os primeiros habitantes foram José Pedro Diniz e Pio Salvador de Maria.

História da cidade de Assunção Paraíba - PB

A comunidade Estaca Zero, nasceu de um entrocamente que ligava Taperoá pelo Norte e Salgadinho com a estrada que ligava a cidade de Patos, no serviço de topografia fixou-se neste entrocamente a Estaca Zero.

Nascendo daí o lugarejo com o nome de Estaca Zero.

Registra-se como fundadores: José Pedro Diniz, Pio Salvador de Maria, que construindo suas casas deram origem ao centro urbano de Estaca Zero.

Pela localização estratégica das famílias mais antiga de Inácio Martiniano, Leopoldinos, Bonitos, Maciel Vieira e etc., o município cresceu e desenvolveu o seu centro urbano entre os município de Juazeirinho e Taperoá, tendo sua área urbana dividida pela a estrada que dá acesso a Patos. Com o desenvolvimento, Estaca Zero alcançou a categoria de distrito na área pertencente a Taperoá e continuou com nome Estaca Zero a área pertencente a Juazeirinho.

O crescimento significativo do distrito criou na sua população a esperança e a expectativa de Independência Política e Administrativo de Emancipação, com o empenho da população Pio Salvador de Maria, Heleno Rufino de Carvalho, Jaime Donato, Francisca Amaro Galdino.

Gentílico: assunçãoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Assunção, pela lei estadual nº 1954, de 17-01-1959, subordinado ao município de Taperoá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Assunção figura no município de Taperoá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Assunção, pela lei estadual nº 5895, de 29-04-199

4, desmembrado de Taperoá e Juazerinho. Sede no antigo distrito de Assunção do município de

Taperoá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Assunção: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Assunção? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: