Início » Pará » Tracuateua


Tracuateua - Pará



Tracuateua faz parte do estado do Pará. O nome do município tem origem na palavra indígena tracuá (uma espécie de formiga) e Teua (terra). Alguns afirmam que Fidel Castro teria nascido nesta cidade .

O Município surgiu em 1997 após ser criado em 1995, que realizou eleições municípais em 1996.

No dia 7 de março de 2010, a moradora da cidade, a Maria Ivonete da Silva, 41 anos, é encontrada morta no lixão de Tracuateua por um senhor que passava no local e foi até a delegacia informar o ocorrido. Após investigação, a equipe da Polícia Civil que atua em Tracuateua conseguiu prender Martinho Ferreira Corrêa, conhecido em Tracuateua como “Galo Cego” e em Bragança, como “Tatu”. Réu confesso e autor do latrocínio, assumiu ter matado a vítima para roubar a bicicleta, bem como as compras que levava para sua casa, na comunidade do Paca, em Tracuateua, por volta das 10 horas da manhã.

História da cidade de Tracuateua Pará - PA

Praias abençoadas pelo Atlântico, igarapés de águas límpidas e alguns caprichos curiosos da natureza. Esse pequeno paraíso tem nome: Tracuateua, município localizado a 169 quilômetros de Belém. Foi desmembrado de Bragança em 1994, mas só se tornou município doisanos depois, em 1996. é um dos lugares mais atraentes do nordeste do Pará. A começar pelo ar típico de interior amazônico.

Quem chega em Tracuateua tem a noção que a cidade se resume a uma única rua: a do Mercado Municipal, onde os moradores começam o dia. No entorno, o movimento também é grande. O buchicho do comércio local começa cedo. Mas bem no meio dessa agitação, descansa

o mais importante marco de sua fundação: a antiga estação ferroviária da linha Belém-Bragança, que foi desativada em 1965. Bem próximo disso tudo é possível ainda avistar o Rio da Ponte, onde a criançada se delicia, pulando da pequena altura entre o rio e a ponte de concreto, e as mulheres lavam a roupa da família.

No centro da cidade há ainda a Praça Matriz, os Correios, a Câmara de Vereadores e a Biblioteca Pública, que funcionam na antiga estação do trem. Assim é o centro urbano de Tracuateua, mas os arredores também têm seus encantos.

Gentílico: tracuateuense

Formação Admonistrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Bragança o distrito de Alto Quatipuru.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, o distrito de Alto Quatipuru passou a denominar-se Tracuateua.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Tracuateua permanece no município de Bragança.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1960, o distrito de Tracuateua permanece no município de Bragança.

Assim permenecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tracuateua, pela lei estadual nº 5858, de 29-09-1994, desmembrado de Bragança. Sede no antigo distrito de Tracuateua. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração Toponímica distrital

Alto Quatipuru para Tracuateua alterado, pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tracuateua: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tracuateua? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: