Início » Pará » Novo Progresso


Novo Progresso - Pará



Novo Progresso faz parte do estado do Pará.

O surgimento de Novo Progresso se deve a construção da rodovia Santarém - Cuiabá, que em 1973, rasgou a floresta amazônica. Em 1983, já se percebia um pequeno povoado, com uma igreja e um campo de futebol.

O ano de 1984 representou a mudança total na economia do lugar, com a descoberta de um rico filão de ouro, atraindo milhares de pessoas à localidade. Nessa época o povoado chamava-se Progresso. Surfurino Ribeiro promoveu venda de lotes, sendo que o primeiro foi vendido para Antônio Reginaldo Araújo, que ergueu um bar e restaurante, atendendo ônibus e viajantes, com alimentos e camas para dormir.

História da cidade de Novo Progesso

Supostamente os primeiros habitantes do município foram os índios, pois são encontrados restos de cerâmicas e instrumentos de caça e pesca por toda a região do município, no leito e nas margens do Rio Jamanxim.

Muito antes de se projetar a BR 163 e de sua inauguração em 1970, famílias numerosas habitavam as margens do Rio Jamanxim, por volta de 1950, extraindo o látex e fazendo plantações de seringais, no interior da mata e nas margens do rio misturado à floresta já crescida depois do abandono.

Apesar dos recursos limitados e das dificuldades próprias da região, as famílias foram aparecendo ao longo dos dois lados da rodovia. Era o sinal do tão esperado progresso.

Hoje a população do Novo Progresso é composta, quase que na sua totalidade, por imigrantes dos estados do sul como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vindos à procura de terras para plantar. A populacão constituída do Norte e Nordeste, que aqui chegou para a exploração do ouro, está com sua atividade bastante reduzida. A mão de obra passa por uma transformação, mudando quase radicalmente para a extração de madeiras nobres.

Com o povo vieram seus costumes e tradições, havendo uma constituição homogênea desde o sulista como o nordestino e nortista, com suas comidas típicas à base de peixe e alimentos extrativistas, suas danças como o carimbó e a lambada.

Gentílico: progressense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Progresso pela lei estadual nº 5700, de 13-12-1991, desmembrado de Itaituba. Sede no atual distrito de Novo Progresso ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Novo Progresso: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Novo Progresso? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: