Início » Pará » Igarapé-Miri

Tudo sobre Igarapé-Miri - Estado do Para


Município de Igarapé-Miri

Informações Gerais sobre Igarapé-Miri

Qual a localização da cidade de Igarapé-Miri?

O município de Igarapé-Miri pertence ao estado Pará, ele fica localizado na latitude -1.97533 e longitude -48.9575.

Qual é o tamanho do território de Igarapé-Miri?

1996,790 km².

Qual a população de Igarapé-Miri?

Aproximadamente 62.355 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Igarapé-Miri?

igarapé-miriense.

Quem é o prefeito da cidade de Igarapé-Miri?

Atualmente a cidade é administrada por ROBERTO PINA OLIVEIRA.

Avaliação geral do município: 5 / 5 para Igarapé-Miri por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Igarapé-Miri faz parte do estado do Pará. É conhecido como "A Capital Mundial do Açaí", por ser o município com maior produção mundial do mesmo. Encontra-se a uma latitude 01º 58′ 30" sul e a uma longitude 48º 57′ 35" oeste, estando a uma altitude de 17 metros. Sua população estimada no Censo do IBGE de 2010 é de 58.023 habitantes.

Igarapé-Miri, traduzido do tupi, significa "caminho de canoa pequena", através da junção dos termos ygara ("canoa"), apé ("caminho") e mirim ("pequeno")

O clima do município corresponde ao megatérmico, tipo Am da classificação de Köppen. O clima corresponde também ao clima da Região Norte sendo equatorial quente e úmido.

História da cidade de Igarapé-miri

O atual município de Igarapé-Miri encontra-se à margem direita do rio homônimo, na zona fisiográfica Guajarina.

Segundo crônicas do tenente-coronel Agostinho Monteiro Gonçalves, teve como fundamento histórico uma fábrica e um depósito nacional para aparelhamento e extração de madeira de construção, exportadas dali para Belém. No reinado de D. João V. as terras estendiam-se desde a margem do Rio Santana do Igarapé-Miri, pelo centro, até do Rio Itamembuca.

Em 1710, João Melo Gusmão obteve, por cessão, duas léguas abrangendo, inclusive, os terrenos onde estava situada a referida fábrica, logo vendida ao português agricultor e comerciante Jorge Monteiro, que edificou a primeira capela de Senhora Santana, em que realizava grandes festejos. Em 1730, sucedeu-o na posse da capela, engenho, casas da fábrica e de moradia João Paulo de Sarges Barros, que prosperou, também, com a produção de melaço, açúcar, aguardente e tecidos de algodão.

Fertilidade do solo, riqueza de seus habitantes e festas realizadas por Barros à Senhora Santana foram os principais fatores da imigração de muitos estrangeiros ali estabelecidos como comerciantes e agricultores.

Após a reconstrução da Igreja Santana do Igarapé-Miri, Barros entregou-a ao bispo Frei Miguel de Bulhões, que, em 1752, transformou-a em paróquia, cujo patrimônio foi constituído dois anos depois, pelo, fundador. O primeiro vigário foi o Padre João Sarges de Barros.

Igarapé-Miri passou à independência como Freguesia de Nossa Senhora Santana, concorrendo para o desenvolvimento da mesma a existência de um furo. Este furo, na época das águas vivas permitia a passagem de barcos até 4.000 arrobas, constituindo assim ponto de parada para as embarcações que demandavam à cidade de Belém.

Em 1843, adquiriu categoria de vila e de município, sido instalado em 1845. Entretanto, em 1930, foi extinto ficando seu território incorporado ao de Abaeté. A restauração ocorreu no mesmo ano.

O topônimo, de origem indígena, significa caminho de canoas, pequeno.

Gentílico: igarapé-miriense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santana do Igarapé-Miri, em 1758, subordinado ao município de Belém.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santana do Igarapé-Miri, pela lei provincial nº 113, de 16-10-1843, desmembrado de Belém. Sede na antiga vila de Santana do Igarapé-Miri. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-07-1845.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Igarapé-Miri, pela lei estadual nº 438, de 23-05-1896.

Pela lei municipal de 16-01-1910, são criados os distritos de Anapu, Canal, Espera, Itanimbuca, Maiauaná, Meruú-Assú, Panacauera e Pindoba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 9 distritos: Igararapé-miri, Anapu, Canal, Espera, Itanimbuca, Maiauaná, Merruú-Assú, Panacauera e Pindoba.

Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, o município de Igararé-Miri foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Abaeté e os seus distritos passando a figurar como zona administrativa.

Pelo decreto estadual nº 78, de 27-12-1930, o município é criado novamente e é constituído de 2 distritos: Igarapé-Miri e do extinto município de Moju.

Pelo decreto estadual nº 931, de 22-03-1933, desmembra do município de Igarapé-Miri o distrito de Moju é restabelecido como sub-prefeitura.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 8, de 31-10-1935, menciona os nomes dos municípios do Pará figurando entre eles o município de Igarapé-Miri.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Igarapé-Miri, Anapu, Maiauatá e Meruú.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, o município de Igarapé-Miri é constituído do distrito sede. Voltando os distritos de Anapu, Maiauatá e Meruú à condição de zonas administrativas.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, é criado o distrito de Concórdia com terras das zona de Maiauatá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Igarapé-Miri e Maiauatá ex-Concórdia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Igarapé-Mirim e Maiauatá.

Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, são criados os distritos de Menino de Deus do Anapu e Meruú.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Igarapé-Miri, Maiauatá Menino de Deus do Anapu e Maruú.

Pelo Acordão do Supremo Tribunal Federal (representação nº 246) do Estado do Pará os distritos de Menino de Deus do Anapu e Meruú foram extintos.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 do distritos: Igarapé Miri e Maiauatá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica municipal

Santana do Igarapé-Miri para Igarapé-Miri teve sua denominação simplificada, pela lei estadual nº 438, de 23-05-1896.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Igarapé-Miri?

91

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Igarapé-Miri:

0 + Operadora + 91 + Telefone de destino

Como ligar para Igarapé-Miri pela

CTBC Telecom: 012 + 91 + telefone
Vivo: 015 + 91 + telefone
Aerotech: 017 + 91 + telefone
Claro: 021 + 91 + telefone
GVT: 025 + 91 + telefone
Oi Telemar: 031 + 91 + telefone
TIM: 041 + 91 + telefone
Sercontel: 043 + 91 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Igarapé-Miri?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Igarapé-Miri Pará o CEP geral é 68430000.

Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri

Endereço: Pça. Sarges de Barros, 252, Centro, Igarapé-Miri - PA, CEP: 68430000
Telefone / Fax:(91) 3755- 1339 ( sec de saúde) / 9103-1304 (91) 3755-1339
Prefeito: ROBERTO PINA OLIVEIRA

Hospitais no município de Igarapé-Miri - Pará

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde igarapé-miriense.

Relação de Cartórios no município de Igarapé-Miri PA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Igarapé-Miri com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Igarapé-Miri Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Igarapé-Miri-PA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paraense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Igarapé-Miri

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Igarapé-Miri, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Igarapé-Miri

Coordenador(a) de campo (pesquisa) - Igarapé-Miri/PA
Vaga de emprego cadastrada em 17/10/2021
Igarapé-Miri - PA

Pará Bolsista Biólogo Biomédico Farmacêutico Médico Veterinário Atividades Estabelecer processos eficientes de comunicação e articulação com gestores e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde que apresentam interfac...

Assistente de coordenador(a) de campo - Igarapé-Miri/PA
Vaga de emprego cadastrada em 17/10/2021
Igarapé-Miri - PA

Pará Bolsista Administrador Biólogo Biomédico Farmacêutico Médico Veterinário Atividades Manter processos fluidos e eficazes de comunicação com o coordenador local da Pesquisa de Implementação; Estabelecer processos eficientes de...

ASSISTENTE DE VENDAS SÊNIOR- IGARAPÉ-MIRI em Igarapé-Miri/PA
Vaga de emprego cadastrada em 27/09/2021
Igarapé-Miri - PA

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Responsabilidades da Oportunidade - Realizar pós venda; - Realizar venda de serviços; - Zelar pela organização do setor; - Entregar, conferir e testar produtos; - Auxiliar n...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Igarapé-Miri

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Igarapé-Miri, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Igarapé-Miri do Estado do Para


Municípios vizinhos de Igarapé-Miri

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Igarapé-Miri-PA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Moju - 23.2 km
Abaetetuba - 29.5 km
Limoeiro do Ajuru - 48.8 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Igarapé-Miri: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Igarapé-Miri através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: www.crwflags.com
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: igarapemiri.pa.gov.br
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
×

Página de Igarapé-Miri

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Igarapé-Miri
Última Atualização: 02/12/2021

Você conhece Igarapé-Miri? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços