Início » Pará » Canaã dos Carajás


Canaã dos Carajás - Pará



Canaã dos Carajás é uma cidade do interior do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 06º29′49" sul e a uma longitude 49º52′42" oeste, estando a uma altitude de 210 metros. A população avaliada em 2010 era de 26.727 habitantes.

Seu nome tem origem bíblica e significa "Terra Prometida". A sua escolha aconteceu devido ao fato de que a população que morava na antiga vila CEDERE II, era formada majoritariamente por cristãos protestantes.

Estes cristãos queriam de uma forma singular agradecer a Deus, pela "boa terra que lhes tinha dado naquele local". Desta forma eles denominaram a vila CEDERE II, como Canaã dos Carajás, em alusão á Canaã Palestina, prometida aos Hebreus por Deus.

História da cidade de Canaã dos Carajás

O Município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado a partir de 1982 pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal. O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional, CEDERE. Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo de terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminam e o GETAT foi extinto. Só em outubro de 1994, através da Lei Estadual 5.860, o CEDERE é desmembrado de Parauapebas e vira município - o de Canaã dos Carajás.

Seu nome tem origem bíblica e significa "Terra Prometida". A escolha é resultado da grande quantidade de evangélicos que moram na cidade. Canaã dos Carajás tem uma formação basicamente agrícola e sua economia gira em torno da cultura do arroz, milho e feijão. A agricultura é tão forte em Canaã que é comum ver nos núcleos urbanos do município a presença de pequenos roçados, hortas caseiras e escolares, destinados tanto ao consumo local, como também à merenda escolar. Mas a população também tira da pecuária

o seu sustento. Essa atividade vem crescendo na região, tanto para o grande como pequeno produtor.

O rebanho vai quase todo para o corte e, em menor volume, para a produção de leite. A indústria madeireira também é expressiva na região, rica em certas espécies, como o mogno. Sem falar do comércio, que proporciona aos produtores a negociação de seus produtos. Como a cidade ainda é muito recente, o setor de turismo é pouco explorado, mas pode contar com as belezas naturais como a sua maior atração.

Gentílico: canaanense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Canaã dos Carajás, pela lei estadual nº 5860, de 05-10-1994, desmembrado de Parauapebas. Sede na atual localidade de Canaã dos Carajás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. .

Assim permancendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Canaã dos Carajás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Canaã dos Carajás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: