Início » Pará » Brejo Grande do Araguaia

Brejo Grande do Araguaia - Pará

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Brejo Grande do Araguaia e arredores.

Brejo Grande do Araguaia faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 05º41′56" sul e a uma longitude 48º24′47" oeste, estando a uma altitude de 110 metros. A população avaliada em 2004 era de 8 022 habitantes. Possui uma área de 1162,399km².

História da cidade de Brejo Grande do Araguaia

Brejo Grande do Araguaia originou-se do desmembramento de São João do Araguaia que surgiu na década de 1950, com o início da exploração de terras situadas às margens do Rio Araguaia.

O primeiro morador da localidade foi o Sr. Raimundo Victor que se estabeleceu em Brejo Grande do Araguaia, no dia 25 de julho de 1958. Por volta de 1959, chegaram à localidade algumas pessoas vindas de Bela Vista, atual Estado do Tocantins. Essas pessoas, que eram lideradas pelo Sr. Raimundo Negro, consolidaram a fundação de Brejo Grande, atual distrito-sede.

Em 1960, outras famílias chegaram ao local, dando origem à rua principal, atual Avenida Goiás, à Rua Trizidela e à Rua Nova. Na metade da década de 1960, aumentou o fluxo de pessoas em Brejo Grande do Araguaia, atraídas pela descoberta do garimpo de Itamerim, localizado a 16 km da sede municipal. O processo de emancipação de Brejo Grande do Araguaia teve início na gestão do então prefeito de São João do Araguaia, Luis Carlos Lopes, através dos vereadores Agenor Miranda de Brito e Severino Gomes Pereira, residentes em Brejo Grande, que muito lutaram pela emancipação.

Em 10 de maio de 1988, através da Lei nº 5.448, Brejo Grande do Araguaia foi elevado à condição de Município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse da prefeita Maria Alves dos Santos, eleita em 15 de novembro de 1988. O nome de Brejo Grande do Araguaia é em homenagem ao igarapé local, que possui águas frias e cristalinas e está em sua maior parte, numa brejaria.

O Município é constituído de dois distritos, que são: o da sede e o de São Raimundo do Araguaia.

Gentílico: brejo-grandense.

No ano de 1991, segundo a Lei nº5.689 é desmembrada área do município de Brejo Grande do Araguaia para criação do município de Palestina do Pará.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: