Início » Pará » Aurora do Pará

Município de Aurora do Pará

Tudo sobre Aurora do Pará - Estado do Para


Aurora do Pará é um município que pertence ao Estado do Para, o tamanho total de seu território é 1811,840 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 30.896 habitantes, quem nasce em Aurora do Pará (gentilício) chama-se: auroenses.
As coordenadas geográficas de Aurora do Pará, Pará são: latitude: -2.14898 e longitude: -47.5677, atualmente a cidade é administrada por JORGE PEREIRA DE OLIVEIRA do DEM.

Avaliação geral do município: 4.3 / 5 para Aurora do Pará por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Aurora do Pará faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 02º08′02" sul e a uma longitude 47º33′32" oeste, estando a uma altitude de 50 metros. A população avaliada em 2010 era de 26 579 habitantes. Possui uma área de 18242,79km².

ibge.gov.br: Histórico

História da cidade de Aurora do Pará

O Município de Aurora do Pará foi desmembrado dos Municípios de Irituia, e São Domingos do Capim, que por sua vez teve origem ligada às incursões portuguesas nos rios Capim e Guamá, de tal forma, que crônicas mais antigas mencionam-o como povoação que foi elevada à categoria de freguesia em 6 de junho de 1758, sob o nome de São Domingos da Boa Vista.

Nesta condição ficou, passando a fazer parte do Município da Capital a partir de 1833, sendo elevado à categoria de vila em 1890. Foi então criado , a partir dessa vila, o Município de São Domingos da Boa Vista, cujo território foi formado do desmembramento do Município de Belém. Em 19 de agosto de 1932, pelo Decreto Estadual de nº 720, passou a denominar-se São Domingos do Capim, formado apenas pelo distrito-sede.

Em 1943, com a divisão territorial do Pará, passou a chamar-se apenas Capim, tendo sido reduzido seu território, para aumento da área do Município de São Miguel do Guamá. Tais cortes foram se sucedendo, sendo que o último deu origem a Ipixuna e Aurora do Pará.

Assim como em outros municípios, passada a fase hidroviária de desenvolvimento, o processo de ocupação do "planalto" com terra firme e matas altas, exemplificado pela antiga vila Aurora ou Km 58, iniciou-se no final da década de 50, quando da abertura da Belém-Brasília, com a exploração de madeira e posteriormente com a agricultura. A maioria dos trabalhadores era constituída de nordestinos e muitos vinham através dos convites de conterrâneos, que já estavam na região considerada por eles como a terra da promissão, o verdadeiro "Eldorado".

Em 1960, muitos deles já haviam abandonado a região, vitimados pela alta incidência de malária, quando começou a chegar nova onda de imigrantes tencionando fixar-se. Entre eles estava Antônio Alves (conhecido como barbeiro) e mais dois campinenses que fizeram roçados e construíram seus barracos no Km 58. Em 1963, Antônio instalou uma barbearia, o primeiro estabelecimento de serviços da antiga localidade de vila Aurora, em virtude de seu roçado não estar dando resultados suficientemente positivos.

A imigração continuava, sendo constituída principalmente de cearenses e poucos paraenses, que dedicaram-se ao cultivo de algodão e da malva, além do roçado. Com a penetração da colônia japonesa (entre as décadas de 70 e 80) oriunda de Tomé-Açu, houve a expansão do plantio de pimenta-do reino.

Em 1966, a Prefeitura de São Domingos do Capim reivindicou a administração do local, o que resultou em conflitos políticos, chegando a serem usadas correntes para impedir o tráfego de veículos para São Domingos do Capim, estas arrebentadas pelo Prefeito de Irituia. Tal fato veio ocasionar o desinteresse pela posse e administração da Vila Aurora, pelo então Prefeito de São Domingos. Em 1972, iniciou-se a demarcação dos limites territoriais dos Municípios, que não foi concluída por desentendimentos políticos entre os dois municípios, o que novamente resultou no abandono temporário, por ambos, de Vila Aurora.

Em 26 de outubro de 1990, a Prefeitura de Irituia através do Ofício nº 080/90, comunica que a área territorial que constituía posse de Vila Aurora, passaria a pertencer efetivamente a São Domingos do Capim, inclusive a Escola Estadual Hildeberto Reis. A emancipação do Município de Mãe do Rio, foi um fator que acelerou decisivamente o desejo emancipacionista dos aurorienses, o que se deu em conjunto com os outros 22 Municípios, em dezembro de 1991.

Gentílico: auroenses

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Aurora do Pará, pela lei estadual nº 5698, de 13-12-1991, desmembrado de Irutuia e São Domingos do Capim. Sede no distrito de Aurora do Pará ex-localidade do município de São Domingos do Capim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Aurora do Pará,PA

91

Como fazer uma ligação para a cidade de Aurora do Pará:

0+Operadora+91+Telefone de destino

Como ligar para Aurora do Pará pela

CTBC Telecom:012 + 91 + telefone
Vivo:015 + 91 + telefone
Aerotech:017 + 91 + telefone
Claro:021 + 91 + telefone
GVT:025 + 91 + telefone
Oi Telemar:031 + 91 + telefone
TIM:041 + 91 + telefone
Sercontel:043 + 91 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Aurora do Pará-PA

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Aurora do Pará Pará o CEP geral é 68658000.

Prefeitura Municipal de Aurora do Pará

Endereço: Rua Raimunda Mendes de Queiroz , Nº306, Vila Nova, Aurora do Pará - PA, CEP: 68658000
Telefone / Fax: (91) 3802-1101 / 1171
Prefeito: JORGE PEREIRA DE OLIVEIRA do DEM

Médicos no município de Aurora do Pará - Pará

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde auroenses.

Relação de Cartórios no município de Aurora do Pará PA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Aurora do Pará com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Aurora do Pará Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Aurora do Pará-PA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paraense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Aurora do Pará

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Aurora do Pará, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Aurora do Pará

No momento não encontramos vagas de emprego em Aurora do Pará / PA, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Aurora do Pará

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Aurora do Pará, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Aurora do Pará do Estado do Para

Condições de Tempo Hoje (25/03/2019), Aurora Do Para - PA:

Nublado

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 95%
Velocidade do Vento: 4 km/h

Previsão para os próximos dias:

26/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 27 Min: 22
27/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 31 Min: 22
28/03/2019 - Trovoadas. Max: 30 Min: 22
29/03/2019 - Trovoadas. Max: 29 Min: 23
30/03/2019 - Trovoadas. Max: 29 Min: 23

Municípios vizinhos de Aurora do Pará

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Aurora do Pará-PA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Mãe do Rio - 10.2 km
Irituia - 44.2 km
Concórdia do Pará - 45.1 km
Ipixuna do Pará - 46.2 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Aurora do Pará: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Aurora do Pará através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Aurora do Pará Pará n-1
imagem de Aurora do Pará Pará n-2
imagem de Aurora do Pará Pará n-3
imagem de Aurora do Pará Pará n-4
imagem de Aurora do Pará Pará n-5
imagem de Aurora do Pará Pará n-6
imagem de Aurora do Pará Pará n-7
imagem de Aurora do Pará Pará n-8
imagem de Aurora do Pará Pará n-9
imagem de Aurora do Pará Pará n-10
imagem de Aurora do Pará Pará n-11
imagem de Aurora do Pará Pará n-12
imagem de Aurora do Pará Pará n-13
imagem de Aurora do Pará Pará n-14
imagem de Aurora do Pará Pará n-15
imagem de Aurora do Pará Pará n-16
imagem de Aurora do Pará Pará n-17
imagem de Aurora do Pará Pará n-18
imagem de Aurora do Pará Pará n-19

Você conhece Aurora do Pará? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: