Início » Mato Grosso » Vila Rica


Vila Rica - Mato Grosso



Vila Rica faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 10º00′42" sul e a uma longitude 51º06′59" oeste, estando a uma altitude de 255 metros. A população avaliada em 2010 era de 21.403 habitantes.

A principal fonte de renda do município é a pecuária. Destaca-se por ser umas das localidades do Baixo Araguaia que mais cresceu nos últimos anos.

Vila Rica. encontra-se ao nordeste do Mato Grosso, na triplice fronteira com os estados do Pará e do Tocantins, A cidade foi fundada em 1978 pelo Sr. Rubens Rezende Peres e pelo Sr. Alair Álvares Fernandes, que vieram para a região com a Colonizadora Vila Rica. Os fundadores, como proprietários de uma grande área de terras, resolveram edificar no local vários assentamentos de pequenos colonos, assim sendo, dividiu-se a terra em pequenas propriedades e as colocou à venda juntamente com o INCRA e Banco do Brasil, em sistema de colonização, e em decorrência de qualidade e fertilidade do solo, o negócio teve grande aceitação. A cidade começou então a ser erguida nas terras cedidas pelo Sr. Alair, em sua fazenda Porangaba.

História da cidade de Vila Rica

A construção da rodovia BR-158, foi fator determinante para a colonização da cidade de Vila Rica favorecendo o estabelecimento de empresas agropecuárias na região. O núcleo que deu origem ao atual município tem história relativamente recente.

Vila Rica foi fundada pelo Sr. Rubens Rezende Peres, em 1978, que chegou na região trazendo consigo a Colonizadora Vila Rica.

Segundo relatos históricos, os primeiros moradores da localidade vieram de Minas Gerais e homenagearam o lugar, que escolheram para morar, com o nome de Vila Rica, em referência à antiga Vila Rica de Ouro Preto. Vila Rica de Ouro Preto chamava-se inicialmente Vila Rica de Albuquerque (1720).

Com o passar dos anos o ouro decaiu e a cidade deixou de ser uma vila rica. A partir de 1823, a Vila Rica de Minas Gerais passou a denominar-se Cidade Imperial de Ouro Preto, mais tarde simplesmente Ouro Preto.

A cidade de Vila Rica, localizada no nordeste de Mato Grosso, foi cuidadosamente planejada no período de sua fundação. O traçado da cidade lhe dá um formato de sino, tendo sido idealizado pelo paisagista suíço Dr. Roberto Khuno. é dividida em dois setores: norte e sul, sendo margeada pela BR-158.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vila Rica, pela lei estadual nº 4381, de 12-1-1981, subordinado ao município de Santa Teresinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito permanece no município de Santa Teresinha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Rica, pelo decreto-lei estadual nº 5001, de 13-05-1986, desmembrado do município de Santa Teresinha. Sede no antigo distrito de Vila Rica. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vila Rica: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vila Rica? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: