Início » Mato Grosso » Ribeirão Cascalheira

Ribeirão Cascalheira - Mato Grosso

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Ribeirão Cascalheira e arredores.

Ribeirão Cascalheira faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 12º56′30" sul e a uma longitude 51º49′27" oeste, estando a uma altitude de 386 metros. A população avaliada em 2004 era de 7 575 habitantes.Possui uma área de 12693,7km². A primeira denominação do atual município de Ribeirão Cascalheira foi Ribeirão Bonito, nome dado por volta de 1968. Nessa época, os pioneiros Juca e Tintino se instalaram às margens do Córrego Suiazinho. No mesmo ano da instalação dos primeiros moradores foi criado o primeiro estabelecimento comercial por Zacarias Guedes - "Pensão e Comércio Ribeirão Bonito".

Por algum tempo o local foi denominado Alta Cascalheira. Boa parte dos pioneiros vieram com as famílias a tiracolo: mulheres, filhos, parentes e amigos. Formou-se então o núcleo de povoação pioneiro que gerou o atual município. Além da denominação Ribeirão Bonito, o lugar conheceu os nomes de Guedolândia e Divinéia.

Em 9 de outubro de 1984, foi criado o distrito de Ribeirão Bonito. Após a emancipação do município surgiu o nome Ribeirão Cascalheira, como aglutinação dos termos Ribeirão e Cascalheira. O nome Ribeirão permaneceu devido aos moradores inicialmente terem se fixado a beira do córrego Suiazinho, e Cascalheira em face da região ter muito cascalho, o qual foi muito utilizado pelos seus moradores. O município de Ribeirão Cascalheira foi criado em 3 de maio de 1988, através da Lei nº 5.267, com território desmembrado de Canarana e São Félix do Araguaia. Distante 960km de Cuiabá, tem como principais atrações turísticas o Balneário Recanto do Tunicão, a Igreja dos Mártires e as praias do rio das Mortes. A economia do município é baseada na atividade pecuária.

História da cidade de Ribeirão Cascalheira

A primeira denominação do atual município de Ribeirão Cascalheira foi Ribeirão Bonito, nome dado por volta de 1968. Nesta época, instalaram-se às margens do Córrego Suiazinho os pioneiros Juca e Tintino.

No mesmo ano da instalação dos primeiros moradores foi criado o primeiro estabelecimento comercial por Zacarias Guedes, a Pensão e Comércio Ribeirão Bonito. Por algum tempo, o local também foi denominado Alta Cascalheira. Todos os pioneiros, salvo raras exceções, vinham com suas famílias a tiracolo, mulheres, filhas, parentes, e, via de regra, amigos. Formou-se então o núcleo de povoação pioneiro, a célula-mater que gerou o atual município.

Além da denominação Ribeirão Bonito o lugar conheceu os nomes de Guedolândia e Divinéia. Sendo que Guedolândia pela influência do comerciante Zacarias Guedes e Divinéia por questões meramente estéticas.

Em 9 de outubro de 1984, foi criado o distrito de Ribeirão Bonito.

Após lutas desbravadas e com a emancipação do município surgiu o nome Ribeirão Cascalheira, como aglutinação dos termos Ribeirão e Cascalheira. O nome Ribeirão permaneceu devido aos moradores inicialmente terem se fixado à beira do córrego Suiazinho, e Cascalheira em face da região ter muito cascalho, o qual foi muito utilizado pelos seus moradores.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ribeirão Bonito, pela lei estadual nº 4774, de 09-10-1984, subordinado ao município de Canarana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão Cascalheira, pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988, desmembrado do município de Canarana e São Félix do Araguaia.

Sede no atual distrito de Ribeirão Cascalheira (ex-Ribeirão Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Ribeirão Bonito para Ribeirão Cascalheira, alterado pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Ribeirão Cascalheira: Imagens da cidade e Região

imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-1
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-2
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-3
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-4
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-5
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-6
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-7
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-8
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-9
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-10
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-11
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-12
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-13
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-14
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-15
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-16
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-17
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-18
imagem de Ribeir%C3%A3o+Cascalheira+Mato+Grosso n-19

Você conhece Ribeirão Cascalheira? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: