Início » Mato Grosso » Planalto da Serra


Planalto da Serra - Mato Grosso



Planalto da Serra faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 10º26′21" sul e a uma longitude 55º16′36" oeste, estando a uma altitude de 319 metros. A população avaliada em 2004 era de 2 939 habitantes.Planalto da Serra é termo de origem geográfica, em referência a posição que ocupa o sítio urbano, numa região plana, no cimo da Serra Azul.

Os fundamentos históricos do território que hoje constitui o município de Planalto da Serra tiveram início em 1946. É desta época a vinda de famílias de colonos que se dispuseram a trabalhar em fazendas. Fez fama a Fazenda Matança. A Fazenda Rancharia atingiu tal grau de prosperidade que tornouse Distrito de Paz do município de Chapada dos Guimarães. Em 1949, chegou à região Francisco Soler, de Apucarana, no Paraná. Pretendeu Soler criar uma cidade no sítio que abriga Planalto da Serra, e usou de um estratagema para atrair compradores de lotes. Omitiu a verdadeira localização do lugar, dando o Rio Manso como ponto de referência, já que êle era conhecido e procurado. De forma sorrateira iniciou-se a venda de lotes, ocasionando dissabores entre os compradores de terra. Inicialmente a localidade recebeu o nome de Capão Grande e depois Vinagre, em referência a um córrego que corta a região. Durante alguns anos não conheceu nenhum tipo de progresso. Ficou estagnada. O impulso deu-se a partir de 1970, com incentivos do governo federal. A Lei nº 4.277, de 23 de dezembro de 1980, criou o distrito. Em 20 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.905, foi criado o município de Planalto da Serra.

Possui uma área de 24638,3km² BB

História da cidade de Planalto da Serra

Planalto da Serra é termo de origem geográfica, em referência à posição que ocupa o sítio urbano, numa região plana, no cimo da Serra Azul.

Os fundamentos históricos do território, que hoje constitui o município de Planalto da Serra, tiveram início em 1946.

é desta época a vinda de famílias de colonos que se dispuseram a trabalhar em fazendas. Fez fama a Fazenda Matança. A Fazenda Rancharia atingiu tal grau de prosperidade que se tornou distrito de Paz do município de Chapada dos Guimarães.

Em 1949, chegou à região Francisco Soler, de Apucarana, no Paraná. Pretendeu Soler criar uma cidade no sítio que abriga Planalto da Serra, e usou de um estratagema para atrair compradores de lotes. Omitiu a verdadeira localização do lugar, dando o rio Manso como ponto de referência, já que ele era conhecido e procurado. De forma sorrateira, iniciou-se a venda de lotes, ocasionando dissabores entre os compradores de terra.

Inicialmente, a localidade recebeu o nome de Capão Grande e depois Vinagre, em referência a um córrego que corta a região. Durante alguns anos não conheceu nenhum tipo de progresso. Ficou estagnada. O impulso deu-se a partir de 1970, com incentivos do governo federal.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Planalto da Serra, pela lei estadual nº 4277, de 23-12-1980, subordinado ao município de Nova Brasilândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Planalto da Serra figura no município de Nova Brasilândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado á categoria de município com a denominação de Planalto da Serra, pela lei estadual nº 5905, de 20-12-1991, desmembrado do município de Nova Brasilândia e Paranatinga. Sede no atual distrito de Planalto da Serra (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Planalto da Serra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Planalto da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: