Tudo sobre Pedra Preta Estado do Mato Grosso

Informações Gerais sobre a cidade de Pedra Preta

Coordenadas geográficas

O município de Pedra Preta fica localizado na latitude -16.6245 e longitude -54.4722 e faz parte do estado do Mato Grosso.

Tamanho do Território de Pedra Preta

Com um total de 4049,470 km², Pedra Preta de extensão territorial.

População de Pedra Preta

De acordo com dados do IBGE, Pedra Preta possui aproximadamente 17.456 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Pedra Preta são chamados de pedra-pretense.

Administração municipal

Prefeito atual:NELSON ANTONIO ORLATO.

História de Pedra Preta, Mato Grosso

Ouvir com robot

Seca: (de maio a setembro).

Pedra Preta faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 16º37′23" sul e a uma longitude 54º28′26" oeste, estando a uma altitude de 248 metros. A população avaliada em 2004 era de 14.835 habitantes.

Possui uma área de 4207,39 km².

História da cidade de Pedra Preta

Nos meados da década de 50, as terras, onde está localizada a cidade de Pedra Preta, eram de propriedade do Sr. Noda Guenko, de nacionalidade japonesa, que residia em Rondonópolis.

O Sr. Noda Guenko tinha plano de criar uma cidade neste local. Para executar seus planos, foi até Lins, Estado de São Paulo, a procura do Sr. Jinya Konno, também da nacionalidade japonesa. Após expor suas ideias, combinaram que o Sr. Konno transferiria sua residência para as terras de propriedade do Sr. Guenko, a fim de administrá-las e elaborar o plano de fundação da futura cidade.

Foi assim que a 20 de setembro de 1954, num período politicamente perturbado com a morte do presidente Getúlio Vargas, há poucos dias, chegou o primeiro habitante no local, o Sr. Konno, que trouxe consigo sua mulher e seus três filhos menores.

Como o seu trabalho seria o de implantar uma cidade, foi até Rondonópolis e na residência do Sr. Guenko traçaram as diretrizes e normas de trabalho. Deste encontro, ficou determinado que a cidade receberia o nome de Vale do Jurigue, em virtude do local ser banhado pelo rio Jurigue. Assim, aos poucos o lugar foi sendo habitado.

As dificuldades iniciais eram enormes, devido à falta de infraestrutura. As famílias tinham que se deslocar a Rondonópolis para a compra de alimentos. O percurso era feito a cavalo, ou então em lombo de burro quando não a pé.

Com o passar do tempo, o Sr. Noda Guenko, achou mais sugestivo o nome Alto Jurigue. Mandou que novos mapas de loteamento fossem elaborados com este nome; inclusive determinou que toda documentação fosse confeccionada com a denominação: Alto Jurigue.

Entretanto, esta denominação não foi bem acolhida pelas famílias, que evidentemente povoaram o lugarejo, que passaram a insistir no nome de Pedra Preta em virtude da existência de um córrego, chamado de águas Claras, que atravessava o povoado e continha em seu leito pedra de cor preta.

Os moradores locais, além daqueles residentes na zona rural, e que por ali transitavam, habituaram-se ao nome de Pedra Preta e nunca se referiam à verdadeira denominação. Diante disso, o Sr. Konno em acordo com o Sr. Guenko fixaram, definitivamente, o nome do patrimônio, que já ganhava aspecto de cidade, assim tendo uma vitória do povo.

Em julho de 1963, o Sr. Noda Guenko veio a falecer na cidade de Rondonópolis.

Já com aspecto de cidade e tendo como comarca a cidade de Rondonópolis, o patrimônio foi elevado à categoria de ´município´, através da lei nº 3.688, de 13 de maio de 1976. Pela lei nº 4004, de 30 de julho de 1988, foi elevada à comarca, sendo instalada no ano de 1989.

Gentílico: pedrapretense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pedra Preta, pela li estadual nº 2133, de 21-01-1964, é criado o distrito de Pedra Preta, subordinado ao município de Rondonópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pedra Preta, pela lei estadual nº 3688, de 13-05-1976, desmembrado do município de Rondonópolis. Sede no atual distrito de Ponte de Pedra (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: Pedra Preta e Ponte de Pedra, ambos desmembrados do município de Rondonópolis. Instalado em 01-02-1977.

Pela lei estadual nº 18-06-1976, o distrito de Ponte de Pedra tomou a denominação de São José do Planalto (ex-localidade Birro).

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Pedra Preta São José do Planalto (ex-Ponte de Pedra).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

DDD de Pedra Preta, Mato Grosso

66

Como fazer uma ligação para Pedra Preta:

0 + Operadora + 66 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 66 + telefone
  • Vivo: 015 + 66 + telefone
  • Aerotech: 017 + 66 + telefone
  • Claro: 021 + 66 + telefone
  • GVT: 025 + 66 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 66 + telefone
  • TIM: 041 + 66 + telefone
  • Sercontel: 043 + 66 + telefone

CEP de Pedra Preta

O Código Postal (CEP) geral de Pedra Preta, Mato Grosso, é 78795000.

Prefeitura Municipal de Pedra Preta
Endereço: Av. Fernando Correa da Costa, 940, Centro, Pedra Preta - MT, CEP: 78795000
Telefone / Fax:(66) 3486-1270 / 1811 (66) 3486-1287
Prefeito: NELSON ANTONIO ORLATO

Hospitais em Pedra Preta - MT

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pedra-pretense.

Cartórios na cidade de Pedra Preta

Acesse a lista de Cartórios em Pedra Preta. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Pedra Preta Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Pedra Preta - MT e localizar ruas e endereços do município mato-grossense.

Notícias sobre Pedra Preta

Confira as últimas notícias de hoje em Pedra Preta.

Previsão do tempo na região pedra-pretense

Veja a previsão do tempo em Pedra Preta: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Pedra Preta

Confira as cidades vizinhas de Pedra Preta - MT em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Pedra Preta através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município pedra-pretense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 02/03/2024 - Pedra Preta - Mato Grosso.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Turismo

Dia Nacional do Turismo

Dia Nacional do Turismo celebra-se a 2 de Março. Dia Nacional do Turismo pretende valorizar as ati...

Saiba Mais
Dia+da+Ora%C3%A7%C3%A3o

Dia da Oração

O Dia Mundial da Oração é comemorado em todo o mundo na primeira sexta-feira do mês de março. ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:22-23)
Bíblia Online

 

Estados