Início » Mato Grosso » Jaciara

Jaciara - Mato Grosso

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Jaciara e arredores.

Jaciara faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 15º57′55" sul e a uma longitude 54º58′06" oeste, estando a uma altitude de 367 metros. A população avaliada em 2005 era de 26.930 habitantes. É a principal cidade da Região do Vale do Rio São Lourenço.

A região onde Jaciara está localizada já era habitada há muitos anos, conforme mostram inscrições rupestres, encontradas em grutas do município. Também por ali já habitavam índios Bororós, que oficialmente formam a primeira presença humana nativa da região. Em 1877 chegaram os primeiros colonizadores, que de forma lenta e desordenada colonizam a região, que permanece assim até 1947 - 70 anos após. Foi após 1947, que alguns empresários da época, adquiriram algumas terras do Governo, com o compromisso de utilizá-las para colonização. Assim surge a CIPA - Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda. Os primeiros colonos chegaram dois anos mais tarde, em 1949 onde foram plantadas as primeiras lavouras. E logo foram chegando outros colonos, formando vários núcleos colonizadores. Em 1950, é elaborado o projeto de urbanização da futura cidade de Jaciara. Em 1953 é criado o distrito de Jaciara, pertencente ao município de Cuiabá e em 1958 o então Governador João Ponce de Arruda, sanciona a Lei nº 1.188, criando o Município de Jaciara. O nome Jaciara foi extraído da obra do escritor Humberto de Campos, encontrada na Lenda da India Jaciara, a Senhora da Lua, no texto Vitória Régia. O nome tem origem Tupi-Guarani.

Jaciara possui um clima tropical com estação seca (Aw, segundo a classificação climática de Köppen-Geiger), com duas estações bem marcadas. Possui um verão chuvoso e quente, enquanto o inverno é seco e com um sensível declínio nas temperaturas mínimas, que podem descer, ocasionalmente, a até 8 ou 10 graus Celsius, durante um fenômeno conhecido como friagem, marcado por temperaturas anormalmente baixas em regiões de clima normalmente muito quente.

História da cidade de Jaciara

A cidade de Jaciara teve origem no lugar conhecido como Fundão ou Cabeceira do Olho de Boi, denominações dadas pelos moradores da região do rio Brilhante nas cercanias desde o final do século XIX.

No início da década de cinquenta, a direção da CIPA - Colonizadora Industrial Pastoril Agrícola, empresa criada por Milton Ferreira da Costa, o fundador da cidade de Jaciara, realizou um concurso para escolher a denominação da futura cidade. Entre muitos nomes sugeridos, prevaleceu o de Jaciara, que foi dado por Coreolano de Assunção, um dos sócios da empresa colonizadora e cunhado de Milton Ferreira.

Coreolano de Assunção apresentou a lenda da índia Jaciara, escrita por Humberto de Campos, tirada do livro A Serpente de Bronze. No livro, a vitória régia, planta aquática, era descrita como a alma de Jaciara - a Senhora da Lua, que no entender de Coreolano transfundia a beleza da paisagem e os encantos da natureza local. A proposta de Coreolano venceu as demais sugestões e o lugar passou a se chamar Jaciara.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jaciara, pela lei estadual nº 695, de 12-12-1953, subordinado ao município de Cuiabá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Jaciara figura no município de Cuiabá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaciara, pela lei estadual nº 1188, de 20-12-1958, desmembrado do município de Cuiabá. Sede no antigo distrito de Jaciara. Constituído de 2 distritos: Jaciara e Fátima. Instalado em 31-01-1963.

Pela lei estadual nº 1130, de 17-11-1958 é criado o distrito de São Pedro da Cipa e anexado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Jaciara, Fátima e São Pedro da Cipa.

Pela lei estadual nº 2078, de 14-12-1963, é criado o distrito de Celma e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 2128, de 21-01-1964, é criado o distrito de Jatobá e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 3761, de 29-06-1976, é criado o distrito de Juscimeira e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 3763, de 29-06-1976, é criado o distrito de Santa Elvira e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 2129, de 21-01-1964, é criado o distrito de Irenópolis e anexado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 8 distritos: Jaciara, Fátima, Irenópolis, Jatobá, Juscimeira, Santa Elvira, São Pedro da Cipa e Celma.

Pela lei estadual nº 4148, de 10-12-1979, desmembra do município de Jaciara os distritos de Juscimeira, Irenópolis, Santa Elvira e São Lourenço de Fátima (ex-Fátima), para constituir o novo município de Juscimeira.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Jaciara, Jatobá, São Pedro da Cipa e Celma.

Pela lei estadual nº 5906, de 20-12-1991, desmembra do município de Jaciara o distrito de São Pedro da Cipa. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Jaciara e Celma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Jaciara: Imagens da cidade e Região

imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-1
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-2
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-3
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-4
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-5
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-6
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-7
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-8
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-9
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-10
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-11
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-12
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-13
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-14
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-15
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-16
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-17
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-18
imagem de Jaciara+Mato+Grosso n-19

Você conhece Jaciara? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: