Início » Mato Grosso » Apiacás


Apiacás - Mato Grosso



Apiacás faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 09º32′37" sul e a uma longitude 57º26′57" oeste, estando a uma altitude de 220 metros. A população avaliada em 2004 era de 6 431 habitantes.

Possui uma área de 20364,204km².

História da cidade de Apiacás

A denominação Apiacás, no plural, é de origem geográfica, em referência ao rio Apiacás e à serra dos Apiacás. Por convenção de antropólogos, ao se grafar nome de tribo ou nação indígena, nunca se usa o termo no plural, e sim no singular.

A denominação dada ao núcleo de origem do atual município de Apiacás, além da serra e do rio, também homenageia o povo indígena apiaká, de fala do tronco linguístico tupi, atualmente estabelecido na área indígena apiaká-kayabi, aldeia mairobi, no município de Juara. O povo apiaká aprecia a pintura corporal, notadamente a facial.

O território do povo indígena apiaká limitava-se com os povos munduruku, kayaby e rikbatsa. Por ser uma região extremamente bela, de recursos naturais infinitos, era muito disputada por estes povos.

Em 07 de julho de 1891, no auge da economia da borracha, o governador coronel João Nepomuceno de Medeiros Mallet criou no território do atual município uma agência de arrecadação fiscal.

A história da economia seringueira declinou. A colonização efetiva de Apiacás deu-se através da INDECO, empresa de Ariosto da Riva.

Em 06 de julho de 1988, pela lei estadual nº 5.322, foi criado o município com a denominação de Apiacás.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Apiacás, pela lei estadual nº 4978, de 30-04-1986, subordinado ao município de Alta Floresta.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Apiacás figura no município de Alta Floresta.

Elevado à categoria de município com a denominação de Apiacás, pela lei estadual 5322, de 06-07-1988, desmembrado do município de Alta Floresta. Sede no atual distrito de Apiacás, (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Apiacás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Apiacás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: