Tudo sobre Alta Floresta Estado do Mato Grosso

Informações Gerais sobre a cidade de Alta Floresta

Coordenadas geográficas

O município de Alta Floresta fica localizado na latitude -9.86674 e longitude -56.0867 e faz parte do estado do Mato Grosso.

Tamanho do Território de Alta Floresta

Com um total de 8953,191 km², Alta Floresta de extensão territorial.

População de Alta Floresta

De acordo com dados do IBGE, Alta Floresta possui aproximadamente 51.615 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Alta Floresta são chamados de alta-florestense.

Administração municipal

Prefeito atual:VALDEMAR GAMBA.

História de Alta Floresta, Mato Grosso

Ouvir com robot

Alta Floresta é um município do estado de Mato Grosso.

No início da década de 70, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização.

Abrir caminhos no meio da floresta tropical foi uma árdua missão, porém, em um processo arrojado e com a força e determinação de famílias vindas em sua maioria do sul do País, no dia 19 de maio de 1976 fundou-se a município de Alta Floresta com o propósito de ter uma economia baseada na agricultura. A emancipação político-administrativa se deu em 18 de Dezembro de 1979.

História da cidade de Alta Floresta

A cidade de Alta Floresta foi fundada pelo colonizador Ariosto da Riva, apelidado pelo jornalista David Nasser de "O último Bandeirante", por ter a ousadia de penetrar na floresta amazônica e implantar um projeto de colonização.

Naquele tempo, abrir estradas era um ato de coragem e determinação, o trabalho marchava lento, enfrentando árvores gigantes de angelins, mogno, castanha-do-pará dentre outras. Em maio de 1976, três anos após o começo da abertura da estrada, é que se acabou de desmatar a primeira clareira onde a cidade de Alta Floresta iria ser construída.

O nome de Alta Floresta deu-se em função da própria natureza da região, com mata alta e densa, já que o local se encontrava na região da Amazônia mato-grossense.

Empresa de caráter privado, o chefe, Ariosto da Riva sempre dava a última palavra. Mas pela prática de colonizações, Riva se fazia assessorar por pessoas tarimbadas em serviços de emergência e imprevistos. Os apodos altissonantes dados a Riva provinham do projeto duplo: ao mesmo tempo colonizar e pesquisar a Amazônia. Para o êxito da colonização eram necessários conhecimentos cabais da natureza local, a fim de lhe tirar o máximo proveito. Enquanto abria espaço para o estabelecimento de infraestrutura, abria também canteiro de pesquisas agrícolas.

O município foi criado a 18 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.157. Em 3 de junho de 1980, o Presidente da República, João Figueiredo, visitou Alta Floresta e escutou de Ariosto da Riva a seguinte frase "...Alta Floresta terá o direito de se orgulhar por ter sido a cidade que em tempo recorde - apenas quatro anos - se tornou município, fato esse certamente único na história do País".

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alta Floresta, pela lei estadual nº 3921, de 19-09-1977, subordinado ao município de Aripuanã.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Alta Floresta, figura no município de Aripuanã.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alta Floresta, pela lei estadual nº 4157, de 18-12-1979, desmembrado do município de Aripuanã. Sede no atual distrito de Alta Floresta. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-02-1981.

Pela lei estadual nº 4352, de 04-10-1981, é criado o distrito de Paranaíta e anexado ao município de Alta Floresta.

Pela lei estadual nº 4983, de 30-04-1986, é criado o distrito de Nova Bandeirantes e anexado ao município de Alta Floresta.

Pela lei estadual nº 4978, de 30-04-1986, é criado o distrito de Apiacás e anexado ao município de Alta Floresta.

Pela lei estadual nº 5004, de 13-05-1986, desmembra do município de Alta Floresta o distrito de Paranaíta. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 5111, de 09-04-1987, é criado o distrito de Carlinda e anexado ao município de Alta Floresta

Pela lei estadual nº 5113, de 09-04-1987, é criado o distrito de Alto Paraíso e anexado ao município de Alta Floresta.

Pela lei estadual nº 5122, de 18-05-1987, é criado o distrito de Monte Verde e anexado ao município de Alta Floresta

Pela lei estadual nº 5322, de 06-07-1988, desmembra do município de Alta Floresta o distrito de Apiacás. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído é constituído de 5 distritos: Alta Floresta, Alto Paraíso, Carlinda, Monte Verde e Nova Bandeirantes.

Pela lei estadual nº 5903, de 20-12-1991, desmembra do município de Alta Floresta o distrito Nova Bandeirantes. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 5915, de 20-12-1991, desmembra do município de Alta Floresta o distrito de Monte Verde. Elevado à categoria de Nova Monte Verde.

Pela lei estadual nº 6594, de 19-12-1994, desmembra do município de Alta Floresta o distrito de Carlinda. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Alta Floresta e Alto Paraíso.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

DDD de Alta Floresta, Mato Grosso

66

Como fazer uma ligação para Alta Floresta:

0 + Operadora + 66 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 66 + telefone
  • Vivo: 015 + 66 + telefone
  • Aerotech: 017 + 66 + telefone
  • Claro: 021 + 66 + telefone
  • GVT: 025 + 66 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 66 + telefone
  • TIM: 041 + 66 + telefone
  • Sercontel: 043 + 66 + telefone

CEP de Alta Floresta

O Código Postal (CEP) geral de Alta Floresta, Mato Grosso, é 78580000.

Prefeito: VALDEMAR GAMBA

Hospitais em Alta Floresta - MT

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde alta-florestense.

Cartórios na cidade de Alta Floresta

Acesse a lista de Cartórios em Alta Floresta. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Alta Floresta Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Alta Floresta - MT e localizar ruas e endereços do município mato-grossense.

Previsão do tempo na região alta-florestense

Veja a previsão do tempo em Alta Floresta: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Alta Floresta

Confira as cidades vizinhas de Alta Floresta - MT em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Alta Floresta através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4 de 5 estrelas para o Município alta-florestense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 13/06/2024 - Alta Floresta - Mato Grosso.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+de+Santo+Ant%C3%B4nio

Dia de Santo Antônio

Santo António de Lisboa, viveu na primeira metade do século XIII, em plena Idade Média. Desenvolv...

Saiba Mais
Dia+do+Turista

Dia do Turista

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vin...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.
(Deuteronômio 31:6)
Bíblia Online

 

Estados