Início » Mato Grosso do Sul » Tacuru


Tacuru - Mato Grosso do Sul



Tacuru é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Possui, além do português, o guarani como língua oficial.

Em 1954, o pequeno núcleo existente, habitado por ervateiros paraguaios e Ìndios Caiuás, passou a ter um certo desenvolvimento, José Maria Ortiz, Ignacio Cure, Rafael Dória e Cleto de Moraes Costa, Tão logo Tomaram Conhecimento do potencial da Região, e passaram a lutar pelo progresso do povoado. Em 1955, surgiu a primeira casa de comércio, de Alfredo Rosa Brum, bem como a primeira escola, Tendo seu primeiro professor Cleto de Moraes Costa, Hoje a Escola Leva o Seu nome sendo assim hoje "Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa". Foi elevada a distrito pela lei N.º 1.166, de 20 de novembro de 1958, Sendo assim Tacuru passou a ser um distrito de Amambai.

Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Tacuru começou a ter um pequeno desenvolvimento, e vendo isso o Então Governador Marcelo Miranda Soares veio a Tacuru em 13 de maio de 1980 e decretou Tacuru mais um Município de Mato Grosso do Sul, Sendo assim o Governador nomeou um Administrador que foi Miroslaw Olenski, na seqüencia de mandato fora nomeado o segundo Administrador de Tacuru, Valdemar Huck. O município foi instalado em 22 de junho de 1981.

História da cidade de Tacuru

A partir de 1954, o pequeno núcleo existente, habitado por ervateiros paraguaios e índios Caiuás, passou a ter um certo desenvolvimento. José Máfia Ortiz, Ignácio Cure, Rafael Dória e Cleto de Moraes Costa, tão logo tomaram conhecimento do potencial da região, passaram a lutar pelo progresso do povoado. Em 1955, surgiu a primeira casa de comércio, de Alfeu Rosa Brum, bem como a primeira escola, sendo seu primeiro professor Cleto de Moraes Costa. Foi elevada a distrito pela Lei N.º 1.166, de 20 de novembro de 1958 e o município criado pela Lei N.º 72 , de 13 de maio de 1980. Comemora-se dia 13 de maio seu aniversário.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tacuru (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 1166, de 20-11-1958, subordinado ao município d Amambaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Tacuru figura no município de Amambaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tacuru, pela Lei Estadual nº 72, de 12-05-1980, desmembrado do município de Amambaí.

Sede no antigo distrito de Tacuru.Constituído do distrito sede. Instalado em 22-06-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.cnm.org.br/municipio/historia.asp

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tacuru: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tacuru? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: