Início » Mato Grosso do Sul » Sonora

Município de Sonora

Tudo sobre Sonora - Estado de Mato Grosso do Sul


Sonora é um município que pertence ao Estado de Mato Grosso do Sul, o tamanho total de seu território é 4075,423 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 18.828 habitantes, quem nasce em Sonora (gentilício) chama-se: sonorense.
As coordenadas geográficas de Sonora, Mato Grosso do Sul são: latitude: -17.5698 e longitude: -54.7551, atualmente a cidade é administrada por ENELTO RAMOS DA SILVA do PMDB.

Avaliação geral do município: 3.9 / 5 para Sonora por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Sonora é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.

Durante o Governo de Getulio Vargas foi criado a Paner (Cia de Aviação para Missões Especiais). O responsável pelo correio era Aéreo Noturno, que interligava Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá a Manaus e o responsável por este órgão era o Comandante Mauricio Coutinho Dutra, homem de muita cultura, politicamente ativo, ligado ao PTB do então Presidente. Por volta de 1964, com o agravamento da política governamental, o comandante se refugiou em direção a região central do Estado de Mato Grosso, próximo ao Rio Correntes, Município de Pedro Gomes. Construiu um rancho de palha e após alguns anos tornou-se proprietário de muitos hectares de terras no Município.

Em 1975 ofereceu a seu sobrinho, Raul Kelvin Thuin, um Coronel do Exército, cerca de 10.000 hectares de terra para que a utilizasse em algo útil para a Nação Brasileira. O coronel Raul, homem idealista, sonhador veio conhecer a sua terra e estudar a possibilidade de explorá-la em prol do Brasil, como desejava seu tio. Em 1976 contratou a consultoria da empresa Planec, de Campo Grande, onde um de seus sócios, senhor Beat Rolf Stucki, imigrante suíço que chegara ao Brasil em 1951 e que em 1973 mudou-se para a cidade de Campo Grande. Fez o diagnostico da área juntamente com o Senhor Stucki. Coronel Raul subiu em uma árvore grande e deslumbrou, sonhou com uma cidade, crianças correndo, chaminés fumando e um grande núcleo urbano se desenvolvendo. Inicialmente pensaram em um frigorífico, mas a idéia foi descartada pois faltaria matéria-prima. Consultaram, também, durante o diagnostico da área, o Médico e então Governador do Estado de Mato Grosso, Fernando Correia da Costa, juntamente com sua filha Telú. Refugiado em sua grande área de terra, Comandante Coutinho sempre procurava se disfarçar e ia para a Cidade de Rondonópolis, em sua Pick-up, onde gostava muito de assistir a filme de faroeste, um de seus Hobbies preferido. Pensava sempre que o destino lhe daria a terra não desbravada, pois a solidão o consumia e as matas iam além do que seus olhos enxergavam.

Sonora

Durante o Governo de Getulio Vargas foi criado a Paner, Cia de Aviação para Missões Especiais. O responsável pelo correio era Aéreo Noturno, que interligava Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá a Manaus e o responsável por este órgão era o Comandante Mauricio Coutinho Dutra, homem de muita cultura, politicamente ativo, ligado ao PTB do então Presidente.

Por volta de 1964, com o agravamento da política governamental, o comandante se refugiou em direção a região central do Estado de Mato Grosso, próximo ao Rio Correntes, Município de Pedro Gomes. Construiu um rancho de palha e após alguns anos tornou-se proprietário de muitos hectares de terras no Município.

Refugiado em sua grande área de terra, Comandante Coutinho sempre procurava se disfarçar e ia para a Cidade de Rondonópolis, em sua Pick-up, onde gostava muito de assistir a filme de faroeste, um de seus Hobbies preferido. Pensava sempre que o destino lhe daria a terra não desbravada, pois a solidão o consumia e as matas iam além do que seus olhos enxergavam.

Em 1975, ofereceu a seu sobrinho, Raul Kelvin Thuin, Coronel do Exercito, cerca de 10.000 hectares de terra para que a utilizasse em algo útil para a Nação Brasileira.

O coronel Raul, homem idealista, sonhador veio conhecer a sua terra e estudar a possibilidade de explorá-la em prol do Brasil, como desejava seu tio. Em 1976 contratou a consultoria da empresa Planec, de Campo Grande, onde um de seus sócios, senhor Beat Rolf Stucki, imigrante suíço que chegara ao Brasil em 1951 e que em 1973 mudou-se para a cidade de Campo Grande. Fez o diagnostico da área juntamente com o Senhor Stucki. Coronel Raul subiu em uma árvore grande e deslumbrou, sonhou com uma cidade, crianças correndo, chaminés fumando e um grande núcleo urbano se desenvolvendo. Inicialmente pensaram em um frigorífico, mas a idéia foi descartada pois faltaria matéria-prima.

Consultaram, também, durante o diagnostico da área, o Médico e então Governador do Estado de Mato Grosso, Fernando Correia da Costa, juntamente com sua filha Telú.

Em consulta também a Lamartino Navarro, que foi o precursor do Pró-álcool no Brasil e que trouxe do exterior a idéia de produção de energia alternativa, sugeriu a possibilidade de implantação de uma usina de produção de álcool, pois a cultura da cana-de-açúcar possui uma grande característica sazonal. Como a idéia foi aceita em consenso, Lamartino forneceu toda a orientação e a Planec, através do Senhor Stucki, fez o Projeto e em 1977 iniciou a Construção da Usina Aquárius.

O nome da Usina foi escolhido pelo Coronel Raul em homenagem ao signo de sua esposa Lúcia, mulher extremamente inteligente e humana.

A Usina Aquárius foi a 1ª Usina de produção de álcool projetada no Brasil para a região do cerrado. Em meados de Julho de 1978, iniciou uma produção experimental, que se efetivou no ano de 1979 e que contava com cerca de 850 funcionários, que já formavam um pequeno núcleo urbano e que residiam em barracos de lona, o mesmo acontecendo com o senhor Stucki, que mudava em 1976, juntamente com sua família.

O andamento das atividades da usina seguia muito bem, entusiasmados, muito idealismo e, no entanto, sua administração não era das melhores, deixando a desejar.

Diante de vários problemas, a Usina Aquárius foi então adquirida, por volta de 1983, pelo Grupo Giobbi e pela Cigla - subsidiaria da Fiat Italiana. Passou, a partir daí, a ser chamada de Cia Agrícola Sonora Estância, hoje muito bem administrado em todos os setores da cadeia produtivo.

Grande parte da mão-de-obra fixou residência neste núcleo urbano, desempenhando funções nas épocas, intermediarias ao trabalho na lavoura, contribuindo para a expansão populacional da comunidade. Esta expansão atraída pelo mercado de trabalho local, levou este núcleo à condição de distrito no ano 1985.

Foi determinado que se chamaria Distrito de Sonora, devido aos filmes assistidos pelo Comandante Coutinho, em Rondonópolis/MT, onde nos filmes de faroeste os bandidos se refugiavam na Cidade de Sonora, México, na fronteira com os Estados Unidos, fugindo dos Xerifes Texanos.

No dia 3 de Junho de 1988, através da lei nº 828, foi criado o município de Sonora, ficando o mesmo pertencendo à Comarca de Pedro Gomes, de cujo Município foi desmembrado. Dada sua emancipação política neste ano de 1988, seu primeiro mandato ocorreu pelo então Prefeito João Cavalcante Costa. A área do Município é de 4.075 km2 e 10.314 habitantes moram em Sonora.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de municio e distrito com a denominação de Sonora, pela lei estadual nº 828, de 03-06-1988, desmembrado do município de Pedro Gomes.Sede no atual distrito de Sonora (ex-Localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.cnm.org.br

DDD da Cidade Sonora,MS

67

Como fazer uma ligação para a cidade de Sonora:

0+Operadora+67+Telefone de destino

Como ligar para Sonora pela

CTBC Telecom:012 + 67 + telefone
Vivo:015 + 67 + telefone
Aerotech:017 + 67 + telefone
Claro:021 + 67 + telefone
GVT:025 + 67 + telefone
Oi Telemar:031 + 67 + telefone
TIM:041 + 67 + telefone
Sercontel:043 + 67 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Sonora-MS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Sonora Mato Grosso do Sul o CEP geral é 79415000.

Prefeitura Municipal de Sonora

Endereço: Av. Marcelo Miranda Soares, 750, Centro, Sonora - MS, CEP: 79415000
Telefone / Fax: (67) 3254-1127
Prefeito: ENELTO RAMOS DA SILVA do PMDB

Médicos no município de Sonora - Mato Grosso do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde sonorense.

Relação de Cartórios no município de Sonora MS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Sonora com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Sonora Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Sonora-MS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município sul-mato-grossense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Sonora

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Sonora, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Sonora

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO em Sonora/MS
Vaga cadastrada em 10/02/2019
Sonora - MS

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Sobre a Empresa: Grande Porte no segmento de Etanol combustível, Açúcar, Soja, Milho, Sorgo, e Energia Elétrica. Atividades: - Realizar APR e treinamentos diversos de NR; - R...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Sonora

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Sonora, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Sonora do Estado de Mato Grosso do Sul

Condições de Tempo Hoje (24/03/2019), Sonora - MS:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 29º C
Humidade do Ar: 55%
Velocidade do Vento: 7 km/h

Previsão para os próximos dias:

25/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 30 Min: 21
26/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 31 Min: 22
27/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 22
28/03/2019 - Trovoadas. Max: 27 Min: 22
29/03/2019 - Trovoadas. Max: 29 Min: 21

Municípios vizinhos de Sonora

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Sonora-MS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Sonora: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Sonora através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-1
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-2
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-3
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-4
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-5
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-6
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-7
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-8
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-9
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-10
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-11
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-12
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-13
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-14
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-15
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-16
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-17
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-18
imagem de Sonora Mato Grosso do Sul n-19

Você conhece Sonora? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: