Início » Mato Grosso do Sul » São Gabriel do Oeste

Município de São Gabriel do Oeste

Tudo sobre São Gabriel do Oeste - Estado de Mato Grosso do Sul


São Gabriel do Oeste é um município que pertence ao Estado de Mato Grosso do Sul, o tamanho total de seu território é 3864,691 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 26.363 habitantes, quem nasce em São Gabriel do Oeste (gentilício) chama-se: gabrielense.
As coordenadas geográficas de São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul são: latitude: -19.3889 e longitude: -54.5507, atualmente a cidade é administrada por JEFERSON LUIZ TOMAZONI do PMDB.

Avaliação geral do município: 3.8 / 5 para São Gabriel do Oeste por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

São Gabriel do Oeste é uma cidade localizado no interior do estado de Mato Grosso do Sul na região Centro-Oeste. O município possui o terceiro melhor IDH do estado de Mato Grosso do Sul, com 0.808. Está atrás apenas de Chapadão do Sul (0.826) e Campo Grande (0.814). São Gabriel do Oeste é pertencente à Mesorregião do Centro-Norte de Mato Grosso do Sul e a Microrregião do Alto Taquari,. encontra-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 137km. Ocupa uma área de 3 864,859km², sendo que 5,04km² estão em perímetro urbano, e sua população de acordo com o Censo 2011 foi de aproximadamente 23 mil habitantes contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 22º mais populoso de Mato Grosso do Sul.

A região de São Gabriel do Oeste é palco de atividades desde meados de 1885. Registros históricos apontam que a área onde hoje se situa a sede do município foi ocupada primeiramente por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha. À época, a região integrava o município de Coxim. Em 1948, parte do território de Coxim foi desmembrado surgia o município de Camapuã, que continha os distritos de Ponte Vermelha e Areado. A ocupação das terras limitou-se às furnas - regiões mais acidentadas e providas de água, pois os chapadões do planalto não eram propícios a atividades agro-pastoris.

Somente na década de 1970, a região despertou para uma nova era de desenvolvimento. Percebeu-se a possibilidade de utilizar a área do cerrado para a agricultura. A partir de 1971, a região começou a ser estudada para sediar a cafeicultura. Tomando conhecimento dos planos do Instituto Brasileiro de Cafeicultores no plantio de café, um migrante campograndense chamado Gabriel Abrão comprou uma área próxima ao córrego Ponte Vermelha. Interessados em comprar lotes para a produção de café, paranaenses contataram Gabriel Abrão. Em 1973, fixaram-se na região dirigentes da empresa madeireira Maffissoni e Sorgatto S/A, de Renascença-PR. O grupo criou a sede de uma nova fazenda, localizada às margens do córrego Capão Redondo. Começava então uma nova etapa do desenvolvimento da região, com a chegada de Balduíno Maffissoni, logo seguido por outras pessoas do Sudoeste paranaense e Oeste de Santa Catarina: Ângelo Brizot, Silvino Bortolini, Osório Rodrigues da Silva e Alessio Boff. Do Rio Grande do Sul vieram Walter Orling e Albano Frantz.

São Gabriel do Oeste

São Gabriel do Oeste é jovem, mas a região já é palco de atividades desde meados de 1885. Registros históricos apontam que a área onde hoje se situa a sede do município foi ocupada primeiramente por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha. à época, a região integrava o município de Coxim.

Em 1948, parte do território de Coxim foi desmembrado — surgia o município de Camapuã, que continha os distritos de Ponte Vermelha e Areado. A ocupação das terras limitou-se às furnas - regiões mais acidentadas e providas de água, pois os chapadões do planalto não eram propícios a atividades agro-pastoris.

Somente na década de 1970, a região despertou para uma nova era de desenvolvimento. Percebeu-se a possibilidade de utilizar a área do cerrado para a agricultura. A partir de 1971, a região começou a ser estudada para sediar a cafeicultura. Tomando conhecimento dos planos do Instituto Brasileiro de Cafeicultores no plantio de café, um campo-grandense chamado Gabriel Abrão comprou uma área próxima ao córrego Ponte Vermelha.

Interessados em comprar lotes para a produção de café, paranaenses contataram Gabriel Abrão. Em 1973, fixaram-se na região dirigentes da empresa madeireira Maffissoni e Sorgatto S/A, de Renascença (PR). O grupo criou a sede de uma nova fazenda, localizada às margens do córrego Capão Redondo.

Começava assim, uma nova etapa do desenvolvimento da região, com a chegada de Balduíno Maffissoni, logo seguido por outras pessoas do Sudoeste paranaense e Oeste de Santa Catarina: ongelo Brizot, Silvino Bortolini, Osório Rodrigues da Silva e Alessio Boff. Do Rio Grande do Sul vieram Walter Orling e Albano Frantz.

A cafeicultura, entretanto, não vingou na região. Em 1975, seria registrada a primeira colheita nos cafezais mais antigos, mas a produção foi totalmente destruída pela geada mais intensa já vista no Estado. O plano de reconstituição do café não surtiu efeitos; passou-se, então, a ter certa tendência para transformar as lavouras em pastagens.

No ano seguinte ao prejuízo nos cafezais, o povoado de São Gabriel foi elevado a distrito de Camapuã, sendo desmembrado do já antigo distrito de Ponte Vermelha. A decisão contou com a ajuda do deputado Rubem Figueiró de Oliveira.

Em 1977, surgiram os primeiros experimentos em soja, iniciando-se um novo ciclo de desenvolvimento. Dois anos depois, os moradores já não aceitavam mais a dependência de Camapuã e iniciaram-se movimentos visando à criação de um município. Os estudos para delimitação foram feitos em 1980, com o apoio dos deputados Ary Rigo e Londres Machado. Em 4 de maio realizou-se o plebiscito pela Comissão de Emancipação. No dia 12 de maio, por ato do ex-governador Marcelo Miranda Soares, foi assinada a lei em que ficou criado o novo município e estabeleceu seus limites. Seu território desmembrou-se de Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

Um ato do governo federal, no entanto, adiantou as eleições previstas para 15 de novembro de 1980. Criou-se, então, um impasse administrativo, já que São Gabriel e outros oito municípios não poderiam escolher o prefeito por meios eletivos. Depois de diversas reuniões, o governo estadual criou o cargo de administrador municipal, permitindo que o município fosse instalado no dia 17 de junho de 1981.

Para administrar o recém-criado município, foi empossado o líder da fundação da cidade, Balduíno Maffissoni.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gabriel do Oeste, pela Lei Estadual nº 3784, de 30-09-1976, subordinado ao município de Camapuã.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de São Gabriel do Oeste figura no município de Camapuã.

Elevado á categoria de município com a denominação de São Gabriel do Oeste, pela Lei Estadual nº 74, de 12-05-1980, desmembrado do município de Camapuã.

Sede no atual distrito de São Gabriel do Oeste.

Constituído de 3 distritos: São Gabriel do Oeste, Areado e Ponte Vermelha, todos desmembrados do município de Camapuã. Instalado em 17-06-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: São Gabriel do Oeste, Areado e Ponte Vermelha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.saogabriel.ms.gov.br/saogabriel/cidade/id=16&item=9

DDD da Cidade São Gabriel do Oeste,MS

67

Como fazer uma ligação para a cidade de São Gabriel do Oeste:

0+Operadora+67+Telefone de destino

Como ligar para São Gabriel do Oeste pela

CTBC Telecom:012 + 67 + telefone
Vivo:015 + 67 + telefone
Aerotech:017 + 67 + telefone
Claro:021 + 67 + telefone
GVT:025 + 67 + telefone
Oi Telemar:031 + 67 + telefone
TIM:041 + 67 + telefone
Sercontel:043 + 67 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município São Gabriel do Oeste-MS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul o CEP geral é 79490000.

Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 600, Centro, São Gabriel do Oeste - MS, CEP: 79490000
Telefone / Fax: (67) 3295-2111
Prefeito: JEFERSON LUIZ TOMAZONI do PMDB

Médicos no município de São Gabriel do Oeste - Mato Grosso do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde gabrielense.

Relação de Cartórios no município de São Gabriel do Oeste MS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em São Gabriel do Oeste com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de São Gabriel do Oeste Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de São Gabriel do Oeste-MS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município sul-mato-grossense.

Hotéis e Pousadas na cidade de São Gabriel do Oeste

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de São Gabriel do Oeste, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em São Gabriel do Oeste

Almoxarife em São Gabriel do Oeste/MS
Vaga cadastrada em 05/03/2019
São Gabriel do Oeste - MS

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Receber, conferir e armazenar os produtos no estoque; Separar e distribuir os produtos aos requisitantes e Clientes; Efetuar o controle dos estoques; Manter o estoque organizado ...

Técnico de Serviços em São Gabriel do Oeste/MS
Vaga cadastrada em 05/03/2019
São Gabriel do Oeste - MS

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Realizar atividades de manutenção em máquinas agrícolas, coordenar a equipe de mecânicos e realizar entregas técnicas Nível hierárquico: Operacional Remuneração: A combinar ...

Técnico de Soluções Integradas em São Gabriel do Oeste/MS
Vaga cadastrada em 05/03/2019
São Gabriel do Oeste - MS

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Técnico de Soluções Integradas Nível hierárquico: Operacional Remuneração: A combinar Forma de contratação: Outros Quantidade de vagas: 1 Turno: Integral...

Auxiliar técnico
Vaga cadastrada em 17/02/2019
São Gabriel do Oeste - MS

Auxiliar técnico Irá atuar com instalação de equipamentos eletrônicos industriais. Levantar problemas referentes aos equipamentos junto aos clientes. Residir em São Gabriel do Oeste e disponibilidade para realizar viagens. Possuir cartei...

Técnico Eletrônica
Vaga cadastrada em 06/02/2019
São Gabriel do Oeste - MS

Salário: A combinar Local da vaga: Sao Gabriel do Oeste - MS Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Irá desenvolver dispositivos de circuitos e sugerir mudanças no processo de produção. Requisitos Experiênc...

Almoxarife
Vaga cadastrada em 06/02/2019
São Gabriel do Oeste - MS

Salário: A combinar Local da vaga: Sao Gabriel do Oeste - MS Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Fazer toda rotina relacionada ao setor, recebimento de material, controle de estoque, distribuição e controle ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de São Gabriel do Oeste

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de São Gabriel do Oeste, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de São Gabriel do Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul

Condições de Tempo Hoje (21/03/2019), Sao Gabriel Do Oeste - MS:

Nublado

Temperatura: 21º C
Humidade do Ar: 83%
Velocidade do Vento: 11 km/h

Previsão para os próximos dias:

22/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 27 Min: 18
23/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 28 Min: 18
24/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 30 Min: 20
25/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 29 Min: 20
26/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 30 Min: 21

Municípios vizinhos de São Gabriel do Oeste

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de São Gabriel do Oeste-MS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Rio Negro - 46.0 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de São Gabriel do Oeste: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em São Gabriel do Oeste através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-1
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-2
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-3
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-4
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-5
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-6
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-7
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-8
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-9
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-10
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-11
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-12
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-13
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-14
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-15
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-16
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-17
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-18
imagem de São Gabriel do Oeste Mato Grosso do Sul n-19

Você conhece São Gabriel do Oeste? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: