CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Início » Mato Grosso do Sul » Ribas do Rio Pardo

Ribas do Rio Pardo - Estado de Mato Grosso do Sul

Município de Ribas do Rio Pardo

Informações Gerais

Qual a localização da cidade?

O município de Ribas do Rio Pardo pertence ao estado Mato Grosso do Sul, ele fica localizado na latitude -20.4445 e longitude -53.7588.

Qual é o tamanho do território de Ribas do Rio Pardo?

17308,805 km².

Qual a população?

Aproximadamente 24.258 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Ribas do Rio Pardo?

rio-pardense.

Quem é o prefeito da cidade?

Atualmente o município é administrado por JOAO ALFREDO DANIEZE.

4.7 de 5 estrelas para o Município rio-pardense   by Cidades do meu Brasil atualizado até 01/07/2022 - Ribas do Rio Pardo - Mato Grosso do Sul.

Ribas do Rio Pardo é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Dista 102 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e a sede do município encontra-se às margens da rodovia BR-262. Às margens dessa rodovia também encontram-se grandes áreas destinadas para instalação de empresas e indústrias, onde encontram-se instaladas empresas de reflorestamento, serrarias, frigoríficos entre outras empresas.

O município de Ribas do Rio Pardo está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Três Lagoas). Encontra-se na latitude de 20º26’34” Sul e longitude de 53°45’32” Oeste. Distâncias:

A região centro-norte do município de Ribas do Rio Pardo é dominada pela ocorrência de Neossolos e, na região sul, verifica-se a predominância de Latossolo de textura média, tendo ambos, baixa fertilidade natural. Existem ainda algumas manchas de Planossolo.

História da cidade de Ribas do Rio Pardo Mato Grosso do Sul - Ms

As terras que atualmente conpreendem o Município de Ribas do Rio Pardo, foram devassadas, nos meados do primeiro terço do século XVII, pelos bandeirantes paulistas, que, partindo de São Paulo, seguiam os Rios Tietê e Paraná, subiam o Rio Pardo, venciam o varadouro para Camapuã, daí partindo em busca das terras do norte e das minas de Pascola Moreira e Sutil.

As terras de Ribas do Rio Pardo não seduziam os sertanistas, cujo objetivo era o ouro ou a prea de índios para os trabalhos que se desenvolviam nas lavouras de Piratininga ou no litoral.

No período compreendido entre 1822 e 1840, com a abertura da estrada de Piquiri e consequente abandono da rota do Rio Pardo, os Garcias deram início ao povoamento de Santana de Paranaíba. Em sua esteira segue o mineiro Joaquim Francisco Lopes, sertanista audaz e irriquieto que inicialmente se instala, nas margens do Rio Paraná, com fazenda de criação de gado. Abandona a propriedade e dá largos a seu espírito de aventuras, percorrendo todo o extremo sul do Estado, inclusive parte do Paraná e São Paulo; para logo a seguir, se achar em Cuiabá, acertando com o Governador a abertura da estrada de Piracicaba.

Em 1835, arranchado nas barrancas do Rio Paraná, encontra o cuiabano Eleutero Nunes que lhe relata a existência dos campos e aguadas do Rio Pardo, com excelentes perspectivas para a criação de bovinos. No ano seguinte, parte o sertanista em direção ao Rio Pardo, demarcando novas posses e distribuindo-as a companheiros seus vindos de Santana do Paranaíba; dando assim início à povoação da região de Ribas do Rio Pardo.

Apesar do registro de vestígios das monções jesuíticas e da passagem ou mesmo curta permanência de expedições exploratórias, a formação do povoado se deu somente por volta do ano de 1900, quando se registrou concretamento a fixação dos primeiros moradores; os irmãos João e José dos Santos, mineiros de Uberaba que fixaram residência e comércio próximo à confluência dos Rios Bota e Pardo.

Outros moradores para ali se deslocaram, oriúndos de Santana do Paranaíba, em companhia do capitão Manoel Garcia Tosta.

Posteriormente, afluíram ao pequeno povoado os baianos Vitorino Pereira da Silva, Agrícola Sancho da Silva, Antônio Aparecido, José Alves, Francisco Alves de Araújo e Estevam Pereira de Almeida; o paulista Justino Rangel e o mineiro Modesto Luiz de oliveira, pioneiros que muito contribuíram para o seu desenvolvimento.

Um dos fatores mais importantes para o progresso de nova povoação foi a chegada dos trilhos da atual Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a inauguração da Estação local, no dia 23 de julho de 1914, ligando Ribas do Rio Pardo aos grandes centros urbanos.

Em 1915 foi criado o Distrito Policial, sendo nomeado seu primeiro sub-delegado Antônio Aparecido.

Em 1918 é criado a primeira escola, tendo como professor José Coleto Garcia.

Em 1919 foram instaladas a Coletoria Estadual, sendo nomeado Coletor Arnaldo de

Oliveira Palma e a Agência do Correio, sendo titular D. Mercedes.

Pela Resolução 856, de 7 de novembro de 1921, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, com a denominação de Conceição do Rio Pardo, sendo nomeado Juiz de Paz titular Estêvão Pereira de Almeida.

O topônimo atual adveio do Rio do mesmo nome que banha as terras do município.

Gentílico: rio-pardense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, figura no Município de Campo Grande o Distrito de Rio Pardo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939/1943, o distrito permanece no Município de Cjampo Grande.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ribas do Rio Pardo, por Decreto-Lei Estadual nº 545, de 31-12-1943, desmembrado de Campo Grande e Três Lagoas. Sede na Localidade de Ribas do Rio Pardo. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 19-03-1944.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944/1958, o município é constituído do Distrito Sede.

Pela Lei Estadual nº 1123, de 17-11-1958, é criado o Distrito de Bálsamo e incorporado ao Município de Ribas do Rio Pardo.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Ribas do Rio Pardo e Bálsamo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.

Fonte: IBGE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o DDD da Cidade Ribas do Rio Pardo?

67

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Ribas do Rio Pardo:

0 + Operadora + 67 + Telefone de destino

Como ligar para Ribas do Rio Pardo pela

CTBC Telecom: 012 + 67 + telefone
Vivo: 015 + 67 + telefone
Aerotech: 017 + 67 + telefone
Claro: 021 + 67 + telefone
GVT: 025 + 67 + telefone
Oi Telemar: 031 + 67 + telefone
TIM: 041 + 67 + telefone
Sercontel: 043 + 67 + telefone
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribas do Rio Pardo CEP Geral do município

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Ribas do Rio Pardo Mato Grosso do Sul o CEP geral é 79180000.

Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo

Endereço: R. Conceição do Rio Pardo, 1725, Centro, Ribas do Rio Pardo - MS, CEP: 79180000
Telefone / Fax:(67) 3238-1175 (67) 3238-1175
Prefeito: JOAO ALFREDO DANIEZE

Hospitais no município de Ribas do Rio Pardo - Mato Grosso do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rio-pardense.

Relação de Cartórios do município

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Ribas do Rio Pardo com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Ribas do Rio Pardo Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Ribas do Rio Pardo-MS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município sul-mato-grossense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hotéis e Pousadas na cidade

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Ribas do Rio Pardo, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Ribas do Rio Pardo

MOTORISTA OPERADOR DE BETONEIRA em Município Ribas do Rio Pardo - MS
Vaga de emprego cadastrada em 01/07/2022
Premium Talents - Ribas do Rio Pardo - MS

Dirigir caminhão betoneira para entrega de concreto em canteiro de obra. Cargo:MOTORISTA OPERADOR DE BETONEIRA Tipo de Contrato:CLT (Efetivo) Área profissional:Construção Civil Número de vagas:1 Benefícios:Vale Alimentação de R$ 230,0...

Condutor de Ambulância
Vaga de emprego cadastrada em 25/06/2022
Imtep - Ribas do Rio Pardo - MS

Condutor de Ambulância Atuará nas atividades internas e demais funções pertinentes ao cargo. Necessário conhecimento na área de atuação. Beneficios: Formação Acadêmica: Não informado Experiência: Salário: A combinar Cargo: Motorista de Ambu...

Técnico de Operações Florestais - Ribas do Rio Pardo – MS
Vaga de emprego cadastrada em 24/06/2022
Hexagon - Ribas do Rio Pardo - MS - Sul Brasil - SC

Estamos em busca de um profissional para atuar na região de Ribas do Rio Pardo ? MS, que seja proativo, analítico e organizado, além de ter boa comunicação, com muita vontade de aprender, e com disponibilidade para viagens. Venha fazer pa...

TÉCNICO MANUTENÇÃO FLORESTAL III
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2022
Suzano - Ribas do Rio Pardo - MS

VAGAS: 01 GS: 13 ÁREA: SILVICULTURA Prazer, somos a Suzano! Aqui a gente acredita que inovação e sustentabilidade caminham juntas. Dessa união, nasce uma atitude plena de significado: a inovabilidade. Pautados por ela, pensamos fora...

Supervisor(a) de segurança trabalho - Ribas do Rio Pardo/MS
Vaga de emprego cadastrada em 18/06/2022
Ribas do Rio Pardo - MS

Mato Grosso do Sul Efetivo (CLT) Administrador Eng. de Segurança do Trabalho Engenheiro Agrônomo Engenheiro Ambiental Engenheiro de Produção Engenheiro Florestal Engenheiro Mecânico O QUE VOCÊ VAI FAZER? Garantir a execução das f...

Planejador manutenção florestal - Ribas do Rio Pardo/MS
Vaga de emprego cadastrada em 15/06/2022
Ribas do Rio Pardo - MS

Mato Grosso do Sul Efetivo (CLT) Engenheiro Agrônomo Engenheiro Florestal Técnico Agrícola Técnico Florestal O QUE A EMPRESA ESPERA DE VOCÊ? Ter curso de formação técnico ou superior completo; Experiência com área de manutenção de ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Ribas do Rio Pardo

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Ribas do Rio Pardo, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do tempo na região rio-pardense

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Ribas do Rio Pardo, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.


Municípios vizinhos de Ribas do Rio Pardo

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Ribas do Rio Pardo-MS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Ribas do Rio Pardo através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Última Atualização: 01/07/2022

Você conhece Ribas do Rio Pardo? Deixe seu comentário:

Seriços