Início » Mato Grosso do Sul » Deodápolis


Deodápolis - Mato Grosso do Sul



Deodápolis é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.

O município de Deodápolis está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Encontra-se a uma latitude 22º16′32" sul e a uma longitude 54º09′54" oeste. Distâncias:

Latossolo roxo.

Deodápolis

A Vila Novo Horizonte, antes, Vila Bandeirantes, passaria a chamar-se Vila Deodápolis (Deoda=Deodato + polis = Cidade), em homenagem ao Sr. Deodato Leonardo da Silva, um dos primeiros pioneiros e já com a motivação para a criação de um novo município, sendo que, precisamente em 13 de maio de 1976 o então Governador do Estado de Mato Grosso, Dr. José Garcia Neto sancionava a Lei Estadual nº 3.690.

Era instituído o município de Deodápolis, abrangendo a Vila Deodápolis e comunidades adjacentes (Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma), ficando assim o município com 31.520 habitantes.

A marca dos 31 anos atingida, representa a firmação de Deodápolis como importante celeiro agrícola e na pecuária de Mato Grosso do Sul, mas também são os marcos de um novo tempo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Deodápolis, pela Lei Estadual nº 2907, de 06-01-1969, subordinado ao município de Glória de Dourados.

Em divisão administrativa referente ao ano de 31-XII-1971, o distrito de Deodápolis, figura no município de Glória de Dourados.

Elevado à categoria de município com a denominação de Deodápolis, pela Lei Estadual nº 3.690, de 13-05-1976, desmembrado de Glória de Dourados.

Sede no antigo antigo distrito de Deodápolis.

Constituído de 3 distritos: Deodápolis, Lagoa Bonita e Porto Vilma, todos desmembrados do município de Glória de Dourados. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Deodápolis, Lagoa Bonita e Porto Vilma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual nº 834, de 01-07-1988, é criado o distrito de Vila União e anexado ao município de Deodápolis.

Pela Lei nº 835, de 01-07-1988, é criado o distrito de Presidente Castelo e anexado ao município de Deodápolis.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Deodápolis, Lagoa Bonita, Porto Vilma, Presidente Castelo Branco e Vila União.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 2009.

Fonte: www.cnm.org.br/municipio/historia.asp

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Deodápolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Deodápolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Luiz Pereira's avatarLuiz Pereira

    A cidade de Deodápolis teve seu início em 1958, nessa época um pequeno vilarejo, com poucas pessoas, sendo em sua maioria nordestino que se. Instalaram nesse vilarejo e começaram a desmatá-lo. O papai Raimundo, conhecido por mundinho foi um dos primeiros fundadores, antes mesmo do Sr.Deodato, pois muitos deles que compunham o vilarejo foram trazidos pelo papai. Aos poucos e em conjunto com outros que ali chegavam começaram abrir trincheiras, não com motor serra, mas com foices, machados e traçadores ferramenta que poucos conhecem e acima tudo muito suor, A princípio a cidade teria o nome de Raimundópolis, O papai não teve interesse que a cidade tivesse o seu nome. Antes de tudo é importante dizer que a cidade hoje conhecida por Deodápolis era chamada por linha, a qual se chamava 11 linha e assim outras linhas iam se criando: 3ª linha; 4ª linha 5º linha ; 6ª linha; 7ª linha 8ª linha ; 9ª linha, hoje Lagoa Bonita, 11 linha, hoje Deodápolis, 12 linha;13 linha e assim sucessivamente. Eu nasci nesse vilarejo em 1959, morei até 1971, quando nessa data passei a morar na capital de São Paulo.

    #1 – 01/12/2015 - 02:52

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: