Tudo sobre Corumbá Estado de Mato Grosso do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Corumbá

Coordenadas geográficas

O município de Corumbá fica localizado na latitude -19.0077 e longitude -57.651 e faz parte do estado de Mato Grosso do Sul.

Tamanho do Território de Corumbá

Com um total de 64721,719 km², Corumbá de extensão territorial.

População de Corumbá

De acordo com dados do IBGE, Corumbá possui aproximadamente 110.806 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Corumbá são chamados de corumbaense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARCELO AGUILAR IUNES.

História de Corumbá - Mato Grosso do Sul

Ouvir com robot

Corumbá é um município da Região Centro-Oeste do Brasil, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia (situação conhecida como tríplice fronteira), Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal, pois é a principal e mais importante zona urbana da região alagada. Também é o 11º maior município em extensão territorial do Brasil (e o maior fora da região Norte), com aproximadamente 65 mil km².

De acordo com estimativas do IBGE de 2011, possui uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, além de ser o 267º maior município brasileiro e o 134º maior município interiorano do Brasil. É também o 5º município fronteiriço mais populoso do Brasil.

A cidade sempre foi muito estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias europeias e sua localização, após a serra de Albuquerque (que finaliza o Pantanal ao sul), no último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, lhe garantiu um rápido e rico crescimento entre o final do século 19 e começo do século 20, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali. Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, ambas importantes centros fluviais da região numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado). As disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. Corumbá é conhecida como cidade branca pela cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras locais.

História da cidade de CORUMBá - MS - Monografia - n.° 369 Ano: 1967

ASPECTOS HistóricoS

Segundo alguns historiadores, teriam sido os espanhóis os primeiros a visitarem o território do atual Município. Assim é que Juan Ayolas e seu sucessor Domingos Martínez de Irala, entre 1537 e 1538, álvarez Cabeza de Vaca e, em 1547, novamente Irala, agora em demanda dos Andes, estiveram nas terras do futuro Corumbá.

Até fins do século XVIII as fronteiras das possessões portuguesas e espanholas eram mal definidas Disso aproveitou-se o capitão Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres para, após a violação de tratado de limites pelos espanhóis em 1774, garantir a posse de grande parte da margem direita do rio Paraguai e da esquerda do Guaporé, expandindo o território da Capitania sob seu govêrno. A 13 de setembro de 1775 lança os fundamentos do porto de Coimbra, cria no ano seguinte o forte Príncipe da Beira e manda ocupar, em 21 de setembro de 1778, o local que hoje constitui a cidade, denominando-o de N. Sª da Conceição de Albuquerque.

Em 1853, por decreto imperial, o porto de Corumbá foi habilitado para o comércio, sendo dotado de Mesa de Rendas. A Alfândega é instalada em 1861.

Durante a guerra com o Paraguai, Corumbá foi teatro de algumas batalhas. A 28 de dezembro de 1864 apresentou-se diante do Forte de Coimbra o coronel paraguaio Vicente Barrios, com três mil homens embarcados, iniciando o ataque. O tenente-coronel Hermenegildo de Albuquerque Porto Carreiro, com 157 homens, opôs resistência aos invasores, sustentando luta por 2 dias, findos os quais se retirou para Corumbá. A 2 de janeiro de 1865, a guarnição militar evacua a cidade, seguindo para Cuiabá. Somente dois anos depois, aos 13 de junho, é retomada pelos homens comandados pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho. A Alfândega que tinha interrompido seu funcionamento desde aquele ano, devido a ocupação paraguaia, só volta à atividade em 1872, ano em que é fundado 0 Arsenal de Marinha do Ladário. A imprensa local nasce em 1877, com a edição de "O Iniciador".

Corumbá torna-se cidade em 15 de novembro de 1878. Novas perspectives são abertas ao progresso local, quando, a 3 de maio de 1908, é iniciada a construção da Estrada de Ferro Itapura-Corumbá, com o lançamento da pedra fundamental na Estação de Porto Esperança e sua conclusão em 1914. Atualmente é parte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Formação Administrativa

O distrito de Corumbá foi criado por Lei provincial n.º 4, de 19 de abril de 1838.

Em 5 de julho de 1850 a Lei provincial n.º 12 deu-lhe autonomia política com sede na povoação de Albuquerque, e pela Lei n.º 6, de 11 de novembro de 1869, perdeu a categoria de Município.

A sua restauração coube à Lei provincial n.º 7 de 7 de outubro de 1871, sendo constituído com território desmembrado do de Cuiabá, e reinstalado em 14 de maio de 1872.

Foi elevado à categoria de cidade pela Lei provincial n.º 525, de 15 de novembro de 1878.

O Município sofreu várias modificações no seu quadro administrativo, ora perdendo ora ganhando território. Pelo Decreto-Lei estadual n.º 145, de 29 de março de 1938, ficou constituído dos seguintes distritos: Corumbá, Albuquerque, Amolar, Ladário, Morcego, Nhecolândia e Porto Esperança até 1943, quando sofreu alteração apenas no topônimo dos distritos de Morcêgo e Nhecolândia, que passaram a denominar-se Santa Rosa e Mercedes, respectivamente.

Pelo Decreto-Lei federal n.º 5.839, de 21 de setembro de 1943, o Município de Corumbá perdeu o distrito de Porto Esperança, desmembrado para constituir o novo Município deste nome, do Território de Ponta Porã. Extinto o Território, pelo artigo 8.º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, de 18 de setembro de 1946, volta o distrito de Porto Esperança a integrar o Município de Corumbá, com o mesmo topônimo.

Pela Lei n.º 679, de 11 de dezembro de 1953, perdeu o distrito de Ladário que se constituiu em Município. No mesmo ano houve reformulação administrativa, surgindo o distrito de Coimbra, em 17 de dezembro.

Atualmente é constituído dos distritos de Corumbá, Albuquerque, Amolar, Coimbra, Nhecolândia (ex-Mercedes), Paiaguás (amigo Santa Rosa) e Porto Esperança.

A comarca foi criada em 21 de maio de 1873, pela Lei n.º 1 e instalada em 19 de fevereiro do ano seguinte.

Fonte: IBGE

DDD de Corumbá, Mato Grosso do Sul

67

Como fazer uma ligação para Corumbá:

0 + Operadora + 67 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 67 + telefone
  • Vivo: 015 + 67 + telefone
  • Aerotech: 017 + 67 + telefone
  • Claro: 021 + 67 + telefone
  • GVT: 025 + 67 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 67 + telefone
  • TIM: 041 + 67 + telefone
  • Sercontel: 043 + 67 + telefone

CEP de Corumbá

Prefeitura Municipal de Corumbá
Endereço: Rua Gabriel V. Barros, 1, Dom Bosco, Corumbá - MS, CEP: 79333141
Telefone / Fax:(67) 3234-3410 (67) 3234-3411
Prefeito: MARCELO AGUILAR IUNES

Hospitais em Corumbá - MS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde corumbaense.

Cartórios na cidade de Corumbá

Acesse a lista de Cartórios em Corumbá. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Corumbá Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Corumbá - MS e localizar ruas e endereços do município sul-mato-grossense.

Hotéis e Pousadas em Corumbá

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Corumbá. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Corumbá

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Corumbá.

Municípios nas proximidades de Corumbá

Confira as cidades vizinhas de Corumbá - MS em uma distância de até 50 km.

Ladário - 5.64 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.9 de 5 estrelas para o Município corumbaense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 11/10/2024 - Corumbá - Mato Grosso do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Tornou-se oficial. Segundo consta na Lei nº 11.721, assinada em junho de 2008, pelo presidente Luiz...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
(Tiago 4:6)
Bíblia Online

 

Estados