Início » Minas Gerais » Veredinha


Veredinha - Minas Gerais



Veredinha faz parte do estado de Minas Gerais. Possui uma população bastante rica em termos de artesanato. É uma cidade que vem se expandindo com o tempo.

.Sua vegetação é baseada no tipo de bioma do cerrado e o município de Veredinha é cortado pelo rio Itamarandiba e pelo rio Araçuai.

No passado, Veredinha era conhecida como Vendinhas, pelo fato de só haver uma venda, depois quando foi surgindo as primeiras casas, o nome mudou para Veredinha, por causa das veredas que existem ao redor da cidade.

História da cidade de Veredinha

Veredinha teve seu início como ponto de tropeiros que viajavam com seus burros carregados de mercadorias para serem vendidas em outras cidades.

Com o passar do tempo alguns tropeiros resolveram ficar por aqui, tomaram posse de um pedaço de terra, construíram uma vendinha coberta de piteira e iniciaram as primeiras plantações de roças.

Com a chegada de novos moradores para esse pequeno povoado deram o nome de Vendinhas. Por ser vendinha a primeira construção.

Mais tarde foi construída uma pequena capela de N. S. do Patrocínio, local onde existia um antigo cemitério, trouxeram uma grande imagem de N. S. do Patrocínio vinda da Itália até Diamantina onde foi buscada de burro pois era o meio de transporte da época, chegando em Vendinha no dia 08 de maio de 1851.

Em 1877 mudaram o nome para Vendinha devido as veredas existentes próximo ao lugar.

Através de pesquisas ficamos que um dos primeiros moradores foi o Senhor João Cordeiro de Azevedo.

Gentílico: veridiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Veredinha, pela lei provincial nº 2145, de 29-10-1875 e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Minas Novas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Veredinha figura no município de Minas Novas.

Assim permenecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 336, de 27-12-1948, o distrito de Veredinha deixa de pertencer ao município de Minas Novas, sendo anexado ao município de Turmalina. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Veredinha, figura no município de Turmalina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Veredinha, Pela lei estadual nº 12.030, de 21-12-1995, desmembrado de Turmalina. Sede no antigo distrito de Veredinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Pela lei nº , de , é criado o distrito de Mendonça e anexado ao município de Veredinha.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Veredinha e Mendonça.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Veredinha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Veredinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: