Início » Minas Gerais » Santana do Paraíso


Santana do Paraíso - Minas Gerais



Santana do Paraíso é uma cidade no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à Mesorregião do Vale do Rio Doce e Microrregião de Ipatinga,. encontra-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 237 quilômetros. Ocupa uma área de 275,529km², 3,3549km² em perímetro urbano, e sua população, em 2010, foi contada em 27258 habitantes, sendo assim o 162º mais populoso do estado de Minas Gerais e o quarto de sua microrregião, perdendo para Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Juntamente com estas três últimas cidades citadas forma a Região Metropolitana do Vale do Aço, composta ainda pelos 22 municípios do colar metropolitano.

A sede tem temperatura média anual de 21,5°C e a vegetação do município pertence ao domínio de mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 2414 veículos em Santana do Paraíso. Com uma taxa de urbanização da ordem de 94,72%, o município contava em 2009 com oito estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,712, considerando-se assim como médio em relação ao estado de Minas Gerais. A zona urbana municipal está em constante crescimento, devido ao grande desenvolvimento populacional e demográfico das cidades vizinhas e com o anúncio da construção de uma unidade da Usiminas em Santana do Paraíso - seu território está sendo valorizado pelas imobiliárias.

A cidade vem se tornando conhecida ainda pelas suas tradicionais festas realizadas nos meses de junho e julho, como a Festa de Santo Antônio, que é bastante famosa pela sua fogueira de 14 metros; e também pela festa de Sant′Ana, que reúne anualmente um público de cerca de 12mil pessoas. Santana do Paraíso também conta com alguns atrativos naturais, como cachoeiras e pequenos rios ideais para prática de esportes radicais.

História da cidade de Santana do Paraíso

Conta a história que a ligação entre as cidades de Ferros e Calado (atual Coronel Fabriciano) era feita em lombo de animais, cortando nossas matas, subindo e descendo serras. Os tropeiros e viajantes solitários, ao pegarem o caminho com destino a Ferros, ou chegando ao Calado, tinham nas cachoeiras de Taquaraçu (hoje Santana do Paraíso) seu ponto de parada.

Em todo o percurso desta estrada, Taquaraçu era usada como pousada porque a natureza ali oferecia o que tinha de mais belo, além da água abundante das cachoeiras. Com o passar dos tempos um vilarejo acabou se formando no local e seu nome batizado como Santana do Paraíso, em homenagem à paisagem natural belíssima e a Nossa Senhora de Santana, escolhida como padroeira do vilarejo pelos párocos locais.

Na história recente muitos foram os que lutaram para o seu crescimento e emancipação político-administrativa.

O povoado de Santana do Paraíso do Taquaraçu foi constituído através de doaçãoes e venda de terreno feitas à Igreja Católica, em nome de Santa Ana. Nessa época, o povoado integrava o município de Conceição de Mato Dentro.

Gentílico

Formação Administrativa

Em 1892, O povoado de Santana do Paraíso do Taquaraçu tornou-se distrito.

A partir de 1923, o distrito foi transferido para o Município de Mesquita, permanecendo nessa condição até a data de sua emancipação, em 1992.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santana_do_Para%C3%ADso. Consulta em 11.09.2008.

Autor do Histórico: JOÁO DOS SANTOS BRAGA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santana do Paraíso: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santana do Paraíso? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: