Início » Minas Gerais » Perdizes


Perdizes - Minas Gerais



Perdizes faz parte do estado de Minas Gerais. Perdizes é conhecida por ter a mesma bandeira de Sananduva, no Rio Grande do Sul.

O Município de Perdizes está localizado no Triângulo Mineiro, possui 2.457,60km² de extensão territorial e uma população, de mais de 16.000 (12/2011-estimativa) habitantes. A base econômica do município é a agropecuária. A sede do município é servida por rodovias asfaltadas e possui boa infra-estrutura. É comarca desde 1987.

A população, em sua maioria católica, tem como Padroeira NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, a Igreja Matriz que leva o seu nome, foi edificada cerca de 1830 e a Paróquia foi criada em 1880, pertencendo então ao Bispado de Goiás. Desde 1948, os devotos de Nossa Senhora veneram também a Ela, sob o título de Nossa Senhora da Cabeça. A famosa Festa em louvor a Nossa Senhora da Cabeça atrai peregrinos de todo o Brasil. A Igreja de Nossa Senhora da Cabeça, o Lago da Hidroelétrica de Nova Ponte, a Estação Ambiental de Galheiros e o Museu Arqueológico Professora Marcia Angelina Alves são os principais atrativos turísticos da cidade .

Em meados de 1820, Francisco Pereira Xavier, abastado proprietário local, doou algumas terras e ajudou a construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Ao redor da capela começou a crescer um pequeno núcleo populacional que de início era conhecido por Nossa Senhora da Conceição.

O povoado passou a distrito pela Lei Provincial nº 2594 de 03/01/1880, confirmada pela Lei nº 2 de 14/09/1891, integrando o município de Araxá.

Em 1920, em publicação do Serviço Nacional de Recenseamento, o distrito aparece com o nome de Conceição do Araxá.

O atual nome do Município é devido a abundância da ave perdigueiras na região. Contam que, em tempos passados, vinham grupos de caçadores com cães amestrados para abater tais aves. Daí a Região passou a ser conhecida como "Campos das Perdizes".

A Lei Estadual nº 148 de 17/12/1938 elevou o distrito a categoria de município com o nome atual: Perdizes.

Fonte: Ferreira, J.P., 1959, Enciclopédia dos Municípios Brasileiros; Arquivo da Agência

Autor do Histórico: ANTôNIO SéRGIO DE MELO QUEIROZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Perdizes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Perdizes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: