Início » Minas Gerais » Palmópolis


Palmópolis - Minas Gerais



Palmópolis faz parte do estado de Minas Gerais.

Palmópolis, distrito criado em 1953 e subordinado ao município de Rio do Prado, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 10704, de 27 de abril de 1992. O povoado de Palmópolis foi fundada em meados de 1910 por Teófilo Pinto e seus familiares. Eles chegaram na região à procura de poáia, um remédio de muita aceitação na época. Eles comercializavam a poáia com o prefeito de Carlos Chagas, Álvaro Vieira. O único meio de transporte eram os animais. A travessia para o outro lado do rio Jucuruçu, nas épocas de enchentes, era feita por um escale feito pelo José Pinto de Oliveira. Com o passar do tempo foi construida a primeira ponte feita de lasca rústica de brauna. Primeiro tropeiro foi Erminom que também construiu uma mini fábrica de doces e comercializava em Carlos Chagas.

História da cidade de Palmópolis

O município deve sua formação à família do senhor Teófilo Pinto, que chegou à região em 1910, à procura de uma planta medicinal de nome poaia. Após o estabelecimento de outras famílias, o povoado se desenvolveu e recebeu o nome de Bananeira.

Em seguida, passa a se chamar Palmares, devido à existência de grande quantidade de palmeiras na região. Á, posteriormente, denominado Palmópolis.

Seu território foi desmembrado do município de Rubim, quando passa a distrito do Rio do Prado em 1953. Palmópolis eleva-se à categoria de município em 1992

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Palmópolis (ex-povoado de Palmares), pela Lei n°. 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Rio Prado.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Palmópolis, figura no município de Rio Prado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palmópolis, pela Lei Estadual n°. 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Rio do Prado.

Sede no antigo distrito de Palmópolis. Constituído de 2 distritos: Palmópolis e Dois de Abril, ambos desmembrados de Rio do Prado. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Palmópolis e Dois de Abril.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Palmópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Palmópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: