Início » Minas Gerais » Olímpio Noronha


Olímpio Noronha - Minas Gerais



Olímpio Noronha faz parte do estado de Minas Gerais.

Nomes anteriores: Parada de Santa Catarina e São Sebastião dos Campos

A população, praticamente toda católica, tem como padroeiro São Sebastião, venerado na matriz que data do ano de 1952.

Olímpio Noronha

Olímpio Noronha tem as suas raízes históricas em Baependi, um dos mais antigos municípios da grande região a que pertence. A primeira bandeira que penetrou naquelas terras partiu de Taubaté (SP) em 1692, e era composta pelos sertanistas Antônio Delgado de Veiga. Os bandeirantes vieram atraídos pela notícia de que havia muito ouro na região, o que desfez o historiador Orville Derby, esclarecendo que o ouro era apenas de lavagem (ouro fino que se apura em bateia) e não em grande quantidade como fora propalado. Enquanto uns cuidavam do garimpo, outros preferiam a agricultura e a pecuária e várias sesmarias foram concedidas pela Coroa Portuguesa aos primeiros povoadores, que pertenciam às famílias Pedroso, Silveira e Souza.

No início da segunda década do século XVIII, foi construída a primeira capela, dedicada para Nossa Senhora de Mont Serrat, às expensas do capitão-mor Tomé Rodrigues Nogueira do Á. O patrimônio da capela foi doado por Luiz Pereira Dias, natural da Ilha Terceira. Era o núcleo do povoado de Baependi, de ancestrais portugueses, que com o correr dos anos foi crescendo e progredindo.

Em 1841, já na categoria de vila, encampava a freguesia do Espírito Santo dos Camquibus, elevada a município em 1872, com o nome de Cristina. No fim do Século XIX, chegava o transporte ferroviário à região, o município de Cristina recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Sul Mineira, tendo sido construída em sua área rural, em terras de propriedade de Olímpio Noronha, uma estação com o nome de Santa Catarina. Como sempre acontece, em torno da estação foi se formando o povoado de igual nome. Em homenagem a Olímpio Noronha ilustre filho do município de Cristina que se destacou por atos de bravura na Guerra do Paraguai. Em 27 de dezembro de 1948, foi elevado a distrito de Cristina.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Olímpio Noronha (ex-povoado de Estação de Olímpio Noronha), pela Lei n°. 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Cristina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Olímpio Noronha, figura no município de Cristina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município coma denominação de Olímpio Noronha, pela Lei Estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Cristina.

Sede no antigo distrito de Olímpio Noronha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Olímpio Noronha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Olímpio Noronha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: