Início » Minas Gerais » Francisco Badaró

Município de Francisco Badaró

Tudo sobre Francisco Badaró - Estado de Minas Gerais


Francisco Badaró é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 461,481 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 10.343 habitantes, quem nasce em Francisco Badaró (gentilício) chama-se: badarosense.
As coordenadas geográficas de Francisco Badaró, Minas Gerais são: latitude: -16.9883 e longitude: -42.3568, atualmente a cidade é administrada por ADELINO PINHEIRO DE SOUSA do PDT.

Avaliação geral do município: 4 / 5 para Francisco Badaró por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Francisco Badaró faz parte do estado de Minas Gerais.

Em 1948 a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Sucuriú passou a se chamar Francisco Badaró, em homenagem ao Dr. Francisco Duarte Coelho Badaró, ex-ministro plenipotenciário que se instalou em Minas Novas (Vila do Fanado), nomeado que foi, com o advento da República, para o importante cargo de Juiz de Fora dessa Comarca, tendo ele se unido, pelos laços do interesse político e do matrimônio, com a Sinhazinha Nogueira (filha do morubixaba ZÉ BENTÃO, dando início à tradicional família que dominou, à moda dos coronéis, todo o vasto e atrasado município de Minas Novas, do qual a Vila de Sucuriu, depois de mais de meio século, viria se apartar para se transformar em pujante célula da exaurida região fanadeira.

Foi assim que, em 30 de dezembro de 1962, depois de muita luta nesse sentido,liderada principalmente pelos religiosos Cônego Figueiró e Monsenhor Bernardino, ocorreu a tão sonhada emancipação político–administrativa, firmando-se como novo município em 1 de março de 1963, quando oficialmente foi denominado de Francisco Badaró, em substituição ao sugestivo e original topônimo de Sucuriu (que se relacionava à ocorrência de uma cobra inofensiva, mas de porte volumoso –cobra grossa, no idioma tupi-guarani- animal que era abundante nas águas que banhavam a Vila)

História da cidade de No nordeste de Minas Gerais, a uns trinta quilômetros da confluência dos rios Araçuaí e Setubal, que são divisores do município, encontra-se a pequena cidade de Francisco Badaró, um dos muitos lugares que surgiram em meiados do século dezoito durante o ciclo da mineração. Povoados que se levantaram à márgem de algum riacho, sem nenhum planejamento, tendo como meta a cata do ouro.

Antônio de Faria e Atanásio Couto, provavelmente pertencentes à Bandeira de Sebastião Leme do Prado, fundador de Minas Novas, aqui se estabeleceram, o primeiro nesta sede e o segundo, a 3 Km abaixo, na fazenda do "Engenho", a cuja fazenda pertencia as vertentes da margem esquerda do córrego Sucuriú até acima deste local. Atanásio Couto, afim de facilitar a lavagem do cascalho, fez construir a um quilômetro acima da cidade um açude de madeira, de onde partia um rego que, fraldeando morros, levava água até sua fazenda. Ainda hoje se nota vestígios deste rego em alguns pontos do trajeto. Ao redor do açude fizeram-se pequenas construçãoes de moradia, tomando-se posteriormente a popular designação de "arraial velho". A fundação ficou definida quando se tratou da construção da capela, surgindo então a histórica disputa entre o Faria e o Atanásio. Este a queria no "Engenho" e ofereceu 100$000 de auxílio; o Faria, entretanto, ofertou 200$000 para que aqui fosse edificada. Era tão valorizada a moeda naquele tempo que prevaleceu a última oferta, e onde hoje é localizado o município, construiu-se a capela e se levantou o povoado.

Segundo tradição geralmente aceita, diz-se que o nome Sucuriú dado ao povoado origina-se do fato de, em um dia festivo nos primórdios do lugarejo, ter-se aparecido uma cobra sucuriú vinda do rio Setubal. Se tal tradição não fosse válida, poder-se-ia atribuir o topônimo ao próprio córrego que atravessa o município. Ao contrário de outros riachos, com pequeno percurso e giro direto, tem o Sucuriú a originalidade de percorrer aproximadamente trinta quilômetros e dando muitas voltas, semelhando-se ao serpentear do ofídio. O topônimo Sucuriú prevaleceu até 1948, quando, ao proceder-se a nova divisão administrativa do Estado, foi adotado novo topônimo - Francisco Badaró - em homenagem ao ilustre político de Minas Novas Dr. Francisco Coelho Duarte Badaró, que se destacou como parlamentar, jurista e diplomata.

Em 6 de agosto de 1960 chegou-se, inesperadamente, Padre Emiliano Gomes Pereira. Natural de Itinga, ordenara-se em 1914 e em 1915 aqui passara como secretário da primeira visita pastoral do primeiro Bispo de Araçuaí, Dom Serafim Gomes Jardim. Fora para a Diocese de Ilhéus, na Bahia e por lá permaneceu por longos anos, ultimamente como vigário de Porto Seguro. Resolvera voltar para a Diocese de Araçuaí e Dom José Maria Pires o acolheu favoravelmente, designando-o vigário de Francisco Badaró. Septuagenário, porém lúcido e ativo, fundou um patronato de menores que muito beneficiou menores carentes, principalmente da zona rural. Muito se preocupava com a situação local, com o apoio de seu amigo e ex-colega de seminário em Diamantina, Dr. Badaró Júnior, conseguiu trazer água de "Água Limpa" para abastecer a localidade. Meteu-lhe na cabeça a idéia de emancipar Francisco Badaró e argumentava convincentemente. Dr. Badaró lhe deu todo apoio necessário. Na divisão administrativa de 1962 viu concretizado seu sonho. Foi sem dúvida o líder do movimento e mereceu cabalmente o título de cidadão honorário de Francisco Badaró que lhe foi conferido pelo intendente Waldemar César Santos.

O gentílico do município é badaroense.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ERNEI BARBOSA SILVA

DDD da Cidade Francisco Badaró,MG

33

Como fazer uma ligação para a cidade de Francisco Badaró:

0+Operadora+33+Telefone de destino

Como ligar para Francisco Badaró pela

CTBC Telecom:012 + 33 + telefone
Vivo:015 + 33 + telefone
Aerotech:017 + 33 + telefone
Claro:021 + 33 + telefone
GVT:025 + 33 + telefone
Oi Telemar:031 + 33 + telefone
TIM:041 + 33 + telefone
Sercontel:043 + 33 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Francisco Badaró-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Francisco Badaró Minas Gerais o CEP geral é 39644000.

Prefeitura Municipal de Francisco Badaró

Endereço: Rua Araçuaí, S/N, Centro, Francisco Badaró - MG, CEP: 39644000
Telefone / Fax: (33) 3738-1123
Prefeito: ADELINO PINHEIRO DE SOUSA do PDT

Médicos no município de Francisco Badaró - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde badarosense.

Relação de Cartórios no município de Francisco Badaró MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Francisco Badaró com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Francisco Badaró Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Francisco Badaró-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Francisco Badaró

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Francisco Badaró, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Francisco Badaró

No momento não encontramos vagas de emprego em Francisco Badaró / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Francisco Badaró

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Francisco Badaró, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Francisco Badaró do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (22/03/2019), Francisco Badaro - MG:

Nublado

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 80%
Velocidade do Vento: 10 km/h

Previsão para os próximos dias:

23/03/2019 - Nublado. Max: 25 Min: 20
24/03/2019 - Nublado. Max: 26 Min: 20
25/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 30 Min: 18
26/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 30 Min: 20
27/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 28 Min: 20

Municípios vizinhos de Francisco Badaró

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Francisco Badaró-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Berilo - 11.5 km
Jenipapo de Minas - 14.8 km
Virgem da Lapa - 20.2 km
Chapada do Norte - 22.3 km
José Gonçalves de Minas - 27.6 km
Araçuaí - 34.6 km
Minas Novas - 35.2 km
Leme do Prado - 37.2 km
Coronel Murta - 45.4 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Francisco Badaró: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Francisco Badaró através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-1
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-2
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-3
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-4
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-5
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-6
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-7
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-8
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-9
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-10
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-11
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-12
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-13
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-14
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-15
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-16
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-17
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-18
imagem de Francisco Badaró Minas Gerais n-19

Você conhece Francisco Badaró? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: