Início » Minas Gerais » Buritis


Buritis - Minas Gerais



Buritis faz parte do estado de Minas Gerais, localizado na Mesorregião do Noroeste de Minas e na Microrregião de Unaí.

O município. encontra-se a uma latitude 15º37′04" sul e a uma longitude 46º25′24" oeste, está a uma altitude de 538 metros. Buritis fica localizado na Região Noroeste de Minas Gerais a 750Km de Belo Horizonte, 240km de Brasília e 150km de Unai.Os municípios limítrofes são Arinos, Formoso , Unai em Minas Gerais; e Cabeceiras, Formosa, Flores de Goiás e Vila Boa, municípios do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2010 é de 22.737 habitantes.

História da cidade de Buritis Minas Gerias - MG

A região Chapadões do Paracatu onde está localizado o município, foi habitada, presumidamente, por índigenas de diversas tribos nômades, Ao começar o Século XVIII a região teve seus desbravamento por parte dos bandeirantes, cursando os rios à busca de ouro e diamantes e terras férteis. Os primeiros moradores brancos de que se tem notícia foram : Francisco álvares de Carvalho, apossando-se da sua sesmaria, em 1739, na qual iniciou o arraial com o nome de Sítio do Buriti, Cândido José Lopes, Major Filisbino, Raimundo Ferreira do Prado, José da Costa Coimbra e Vitalino Fonseca Melo, Todos ligados ao surgimento da povoação.

O ponto escolhido para implantação do núcleo era passagem obrigatória dos que buscavam o eldorado Centro-Oeste, especialmente o rico sertão Goiano. As terras eram de enorme fertilidade, muito propícias à agricultura e as pastagens naturais eram vastas e verdejantes. Esta gama de condições veio provocar a fixação de incontáveis famílias de colonos e outros aventureiros, contribuindo para o crescimento do aglomerado, atual município de Buritis. O topônimo, Buritis, teve sua origem na existência de uma árvore nativa em todo o território municipal, denominada "Buriti".

Gentílico: buritisense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Buritis, pela resolução de 31-05-1815, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Paracatu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Buritis, figura no município de Paracatu.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Buritis foi desmembrado do município de Paracatu para entrar na constituição do novo município de São Romão, e perdeu um território que constituiu em parte, o distrito de Joanópolis, no município de São Romão, e outra parte que ficou para o novo distrito de Garapuava, do município de Paracatu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Buritis, figura no município de São Romão.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Buritis foi transferido do município de São Romão para constituir o novo município de Unaí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Buritis figura no município de Unaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Buritis, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Unaí. Sede no antigo distrito de Buritis. Constituído de 2 distritos: Buritis e Serra Bonita (ex-Joanópolis), ambos desmembrados do município de Unaí. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Buritis e Serra Bonita.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Pela lei nº , de, é criado o distrito de São Pedro do Passa Três e anexado ao município de Buritis.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Buritis, São Pedro do Passa Três e Serra Bonita.

Transferências distritais

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Buritis do município de Paracatu para o de São Romão. Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, transfere o distrito de Buritis do município de São Romão para o de Unaí.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Buritis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Buritis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: