Início » Minas Gerais » Bonito de Minas


Bonito de Minas - Minas Gerais



Bonito de Minas é uma cidade, localizado ao norte do estado de Minas Gerais.

Sua população estimada em 2007 é de 10.000 habitantes.

O ponto mais alto do município é de 600 metros, local: ponto central da cidade.

História da cidade de Bonito de Minas

Bonito tem suas origens na história da formação do município de Miranda, ligada à expansão espanhola do século XVI no vale do Paraguai, como ponto de apoio às expedições que pretendiam alcançar as minas do Peru. Em 1580 Ruy Dias Melgarejo funda a primeira cidade de Santiago de Xerez às margens do rio Mbotetei (rio Miranda).

Após vários conflitos com os índios que habitavam a região, o povoado muda-se para as margens do rio Mondego (Aquidauana), permanecendo apenas algumas famílias que conviviam pacificamente com os indígenas. Esse relacionamento amistoso facilitou a implantação da Missão Itatim, que foi alvo constante de ataques de bandeirantes paulistas e colonos espanhóis que pretendiam aprisionar os índios e mestiços aldeados para escravizá-los.

Com a descoberta de ouro em Cuiabá a Coroa Portuguesa expulsa os espanhóis da região do vale do rio Paraguai. O Presídio de Nossa Senhora do Carmo do Rio Miranda foi construído em 1778 a mando do capitão-general da Capitania de Mato Grosso, Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Um pequeno povoado começou a desenvolver-se em volta do presídio, que em 1857 é elevado à categoria de vila e passa a denominar-se Miranda, e em 07 de outubro de 1871 é elevada à categoria de Município.

Durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), vários colonos e fazendeiros ajudaram no abrigo e condução das tropas até a região de fronteira. Também os índios Guaicuru participaram dos combates. Após o final da guerra, muitas pessoas que haviam fugido retornaram, junto de novos colonos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e outras regiões. Muitas famílias foram dizimadas pelos constantes ataques indígenas, dificultando a criação de um povoado. A Fazenda Rincão Bonito, de propriedade do Sr. Euzébio, foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aqui chegara em 1869, com a missão de expulsar os índios da região.

O Capitão Falcão foi o primeiro escrivão e tabelião do lugar, incentivando a fixação dos primeiros moradores da vila. Em 11 de junho de 1.915, a vila Rincão Bonito é elevada a Distrito de Paz de Bonito, desmembrando-se a área do município de Miranda, mas com subordinação administrativa. Foi elevado à condição de município em 02 de outubro de 1.948.

As principais atividades econômicas de Bonito são a pecuária, o turismo, agricultura e mineração de Calcário.

Gentílico: bonitense

Formação administrativa

Distrito criado com denominação de Bonito, pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Januária.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Bonito, figura no município de Januária.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bonito de Minas, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Januária. Sede no atual distrito de Bonito de Minas (ex-Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Bonito para Bonito de Minas alterado, pela lei estadual n º 12030, de 21-12-1991.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bonito de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bonito de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: