Início » Minas Gerais » Augusto de Lima


Augusto de Lima - Minas Gerais



Augusto de Lima faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 4.868 habitantes. Suas principais festas são o carnaval e o "Forró de Augusto de Lima", que atrai muitos turistas e familiares. A cidade encontra-se em uma região famosa pelas belezas características do cerrado mineiro, assim como descrito nas obras de Guimarães Rosa. Palco de belas paisagens, lugar de um povo amistoso e hospitaleiro. A cidade conserva um clima pacato apesar do crescimento ocorrido nos últimos anos, com o incremento de novos serviços à população. A cidade é cortada pela BR 135 e é um importante meio de ligação entre Belo Horizonte e Montes Claros.

Augusto de Lima

O nome da cidade é uma homenagem ao mineiro Antônio Augusto de Lima, que contribuiu de forma decisiva para a chegada de uma estrada de ferro na cidade. Nascido em Sabará, em 1858, foi um intelectual destacado nas letras e na política. Jornalista durante muitos anos no Diário de Minas, diretor do Arquivo Público Mineiro, redator da revista Archivo e membro da Academia Brasileira de Letras. Publicou vários livros, entre eles Contemporâneas, que marcou época na literatura do Estado. Como homem público, exerceu o cargo de juiz de direito de Ouro Preto, deputado federal e o de governador de Minas Gerais.

O surgimento da ferrovia em Augusto de Lima não apenas mudou o nome do lugar como expandiu as estruturas econômicas. Assim como em outras cidades mineiras, ela provocou um desequilíbrio crítico no comportamento das populações interioranas, como, por exemplo, a possibilidade de deslocamento de massas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Augusto Lima, pelo Decreto-Lei nº 148, de 17-12- 1938, criado om terras do distrito de Buenópolis, subordinado ao município de Buenóplis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Augusto Lima figura no município de Buenópolis,

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Augusto Lima, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Buenópolis.

Sede no antigo distrito de Augusto Lima.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Augusto de Lima: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Augusto de Lima? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: