Início » Maranhão » Santa Rita


Santa Rita - Maranhão



Santa Rita faz parte do estado do Maranhão. Encontra-se a uma latitude 03º08′37" sul e a uma longitude 44º19′33" oeste, estando a uma altitude de 28 metros. Sua população é de 32.365 hab. segundo estimativa do IBGE em 2010. Possui área de 706,38 km2. O principal produto do município é a farinha de mandioca. Por isso é conhecida como a terra da farinha maranhense.

A fundação do povoado que deu origem ao município de Santa Rita é atribuído ao capitão de infantaria Raimundo Henrique Viana de Carvalho, que chegou ao lugar em 1890, acompanhado de parentes e amigos, ali fixando residência. Durante meio século, o povoado, cuja denominação foi ditada pela devoção do capitão a Santa Rita, cresceu muito lentamente, uma vez que tanto a sua localização como as vias de comunicação disponíveis à época não eram propícias a atividades econômicas capazes de gerar riquezas e atrair fluxos migratórios. Com a construção da BR-135, na década de 1940, Santa Rita tomou grande impulso, tornando-se, além de importante zona de produção agrícola, ativo centro de comércio e prestação de serviços. Sua elevação à categoria de município ocorreu , por força da Lei Nº 2159, no dia 2 de dezembro de 1961, tendo seu território sido desmembrado de Rosário.

Santa Rita

Maranhão — MA

A fundação do povoado que deu origem ao município de Santa Rita é atribuído ao capitão de infantaria Raimundo Henrique Viana de Carvalho, que chegou ao lugar em 1890, acompanhado de parentes e amigos, ali fixando residência.

Durante meio século, o povoado, cuja denominação foi ditada pela devoção do capitão à Santa Rita, cresceu muito lentamente, uma vez que tanto a sua localização como as vias de comunicação disponíveis à época não eram propícias a atividades econômicas capazes de gerar riquezas e atrair fluxos migratórios.

Com a construção da BR-135, na década de 40, Santa Rita tomou grande impulso, tornando-se, além de importante zona de produção agrícola, ativo centro de comércio e prestação de serviços.

Sua elevação à categoria de município ocorreu, por força da Lei nº 2.159, no dia 2 de dezembro de 1961, o território foi desmembrado de Rosário.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Rita, pela Lei Estadual nº 2159, de 02-12-1961.

Desmembrado de Rosário.

Sede no atual distrito de Santa Rita (ex-povoado).

Constituído do distrito sede. Instalado em 28-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Rita: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Rita? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: