Tudo sobre Araioses Estado do Maranhão

Informações Gerais sobre a cidade de Araioses

Coordenadas geográficas

O município de Araioses fica localizado na latitude -2.89091 e longitude -41.905 e faz parte do estado do Maranhão.

Tamanho do Território de Araioses

Com um total de 1782,598 km², Araioses de extensão territorial.

População de Araioses

De acordo com dados do IBGE, Araioses possui aproximadamente 46.103 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Araioses são chamados de araiosense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUCIANA MARÃO FELIX.

História de Araioses, Maranhão

Ouvir com robot

Araioses faz parte do estado do Maranhão. Possui uma população de 42.505 habitantes (Estimativa de 2010).

Araioses já foi Aldeia, Povoado e Vila, passou a condição de cidade no dia 29 de março de 1938 (74anos), pela Lei Estadual nº 045. A religião católica é predominante no município sendo festejada anualmente a Padroeira de Araióses Nossa Senhora da Conceição de 29 de nov. a 08 de dez. na Igreja Matriz da cidade e vários outros santos na sede e no interior do município.

Seus principais pontos turísticos são: as praias do Farol, da ilha do Caju, Barra do Meio, dos Guarás e dos Poldros; as ilhas do Caju, Canárias, dos Poldros, do ilha do passeio e outras quase 60 ilhas do Delta das Américas dentro dos limites do município, em sua esfera continental conta também com Cana-brava, São Raimundo, Balneário de Ponta Grossa, Mangueira, Mexeira, Melancia etc. localidades nas margens do Rio Magu, cuja água é cristalina e de pura beleza. No povoado de Aldeia está localizado o cemitério indígena onde foi sepultado o fundador de Araióses João de Deus Magu, na sede municipal os principais pontos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datado do ano de 1748, a Praça Viva Araióses e a Ilha de Barreiras. As atividades econômicas do município são: a agricultura, a pesca, o comércio, o turismo e a coleta de caranguejo.

História da cidade de Araioses Maranhão - MA

A origem de Araioses dá por volta de 1769, quando um grupo de índios separados dos Tremenbés, tribo que habitava grande parte do litoral maranhense e passaram a se autodenominarem de Araios, se instalaram no local onde é atualmente o povoado de Aldeias e ali viviam da caça, da pesca, do plantio de Mandioca e do milho.

No dia 22 de abril de 1741 chegou a aldeia dos índios Araios um mestiço baiano chamado de João de Deus que logo após os primeiros contatos com o cacique Arinhã Magu e sua tribo, acompanhado de sua esposa D. Mariana, firmou um pacto de amizade com os índios e num gesto de reconhecimento, incorporou a seu nome a palavra Magu, em homenagem ao grande cacique e daí em diante passou a ser chamado João de Deus Magu.

A partir daí a história de Araioses está intimamente ligada a João de Deus Magu. Como acontecia nas comunidades civilizadas, dividiu os índios em grupos de famílias, loteou a aldeia, construiu casas para eles, vestiu-os e em 1743 construiu o primeiro campo agrícola da região de onde extraiu uma produção extraordinária de algodão.

Em 1748 construiu uma capela cuja padroeira era Nossa Senhora da Conceição.

Em 1751 o povoado já contava com 20 casas. Neste ano, João de Deus Magu, foi a São Luís pedir ao Bispo do Maranhão para que designasse um padre para rezar a primeira missa e batizar os índios já todos civilizados. Em 1752 chegou à comunidade o Padre Inácio Pereira da Fonseca onde, no dia 15 de agosto, rezou missa e batizou os índios, na capela Nossa Senhora da Conceição. Este fato marcou época na história do município; é a data da fundação do povoado de Araioses.

Gentílico: araiosense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Araioses, pela Resolução Régia, de 18-06-1757.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Araioses, pela lei estadual nº 53, de 1505-1893, desmembrado de Tutóia. Sede no antiga vila de Araioses. Constituído do distrito sede. Não temos até hoje a data de Instalação.

Pela lei municipal de 21-12-1901, são criados os distritos de Angico, Ilha Poções e Magu e anexado ao município de Araioses.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 4 distritos: Araioses, Ilha Poções, Magu e Angico. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Não figurando os três distritos da divisão de 1911. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Frecheiras e anexado ao município de Araioses. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constiuído de 2 distritos:

Araioses e Frecheiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 6197, de 10-11-1994, desmembra do município de Araioses o distrito deFrecheiras, passando a constituir ao distrito sede do novo município de água Doce.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD de Araioses, Maranhão

98

Como fazer uma ligação para Araioses:

0 + Operadora + 98 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 98 + telefone
  • Vivo: 015 + 98 + telefone
  • Aerotech: 017 + 98 + telefone
  • Claro: 021 + 98 + telefone
  • GVT: 025 + 98 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 98 + telefone
  • TIM: 041 + 98 + telefone
  • Sercontel: 043 + 98 + telefone

CEP de Araioses

O Código Postal (CEP) geral de Araioses, Maranhão, é 65570000.

Prefeito: LUCIANA MARÃO FELIX

Hospitais em Araioses - MA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde araiosense.

Cartórios na cidade de Araioses

Acesse a lista de Cartórios em Araioses. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Araioses Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Araioses - MA e localizar ruas e endereços do município maranhense.

Hotéis e Pousadas em Araioses

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Araioses. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Araioses

No momento não encontramos vagas de emprego em Araioses / MA, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Araioses

Confira as últimas notícias de hoje em Araioses.

Previsão do tempo na região araiosense

Veja a previsão do tempo em Araioses: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Araioses

Confira as cidades vizinhas de Araioses - MA em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Araioses através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município araiosense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Araioses - Maranhão.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados