Início » Goiás » Teresina de Goiás


Teresina de Goiás - Goiás



Teresina de Goiás faz parte do estado de Goiás.

O município de Teresina de Goiás encontra-se no nordeste da Chapada dos Veadeiros, região nordeste do estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil, com um área de 774,635km², a população estimada de 2.915 habitantes e densidade 4,5 hab./km².

Este município surgiu da iniciativa de três homens, Delfino Szeerquins, José da Costa e Joaquim de Souza Fagundes, Joaquina Nunes Bandeira, que em 1960 decidiram criar um loteamento no entorno de Cavalcante com Campos Belos, na antiga GO-012. As terras pertenciam à esposa de Joaquim de Souza. E foi ele quem primeiro se estabeleceu no local. A vila que começou a se formar pertencia ao município de Cavalcante. Em 1968 ganhou a condição de distrito de Cavalcante.

História da cidade de Teresina de Goiás

Deu-se o início do povoamento da região onde se encontra o município de Teresina de Goiás em meados do séc. XVIII com a chegada de Bartolomeu Bueno e João Leite da Silva, em busca do ouro que existia em abundância.

Com estes desbravadores vieram os escravos de Minas e São Paulo, se instalando na região até então conhecida como Minas de Goyases. e que hoje abrange os municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e Monte Alegre, denominando-a de Kalunga, que no idioma Banto significa Lugar Sagrado, de proteção.

Formação Administrativa

Pela Lei estadual nº 7042, de 26-06-1968 foi criado o distrito de Teresina de Goiás.

Pela Lei estadual nº 10449, de 14-01-1988, foi desmembrado do município de Cavalcante o distrito de Teresina de Goiás, sendo elevado a município.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOãO FRANCISCO DE SOUZA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Teresina de Goiás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Teresina de Goiás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: