Início » Goiás » Santo Antônio da Barra


Santo Antônio da Barra - Goiás



Santo Antônio da Barra faz parte do estado de Goiás.O município fica distante 180km da cidade de Goiânia e é localizado as margens da BR 060.

Em 2012, seu prefeito, Zé Candido, foi reeleito pelo PMDB.

História da cidade de Santo Antônio da Barra

A ocupação iniciada pela família de Joaquim Domingos da Silva e Alventina Borges da Silva. O casal fixou um cruzeiro na região, no dia 13 de julho de 1951, em devoção a Santo Antônio. O surgimento do patrimônio atraiu, aos poucos, a atenção de outras pessoas, que se mudaram para o local. Em 1963, a localidade foi elevada à condição de distrito do município de Rio Verde, administrado pelo então prefeito Paulo Campos. A ação viabilizou a construção de escolas e outras repartições públicas. Hermínio Rodrigues Leão, Ermelindo Francisco da Silva e sua esposa, Zulmira Pereira da Silva, doaram dois alqueires para que fosse erguida a escola estadual. As obras foram concluídas em 1959.

Já a Escola Municipal Antônio Gouvêia de Morais, criada no governo do prefeito de Rio Verde Eurico Veloso do Carmo, foi inaugurada em 1976. O colégio de segundo grau Irmãos Messias da Costa foi construído em 1983 pelo prefeito de Rio Verde Osório Leão Santa Cruz. Os Correios foram instalados em 1971 a partir de reivindicações do subprefeito de Santo Antônio, Joaquim Domingos da Silva. Em 29 de abril de 1992 foi realizado plebiscito para garantir a elevação do distrito à condição de município de Santo Antônio da Barra. Mediante aprovação da população, no dia 3 de outubro de 1992 aconteceu o primeiro processo eleitoral para a escolha de autoridades do recém-criado município. A emancipação ocorreu em 29 de abril de 1992.

Gentílico: santatoniense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio da Barra, pela lei municipal nº 549, de 20-04-1962, subordinado ao município de Rio Verde.

Em divisão territorial datada de 21-XII-1963, o distrito figura no município de Rio Verde.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Antônio da Barra, pela lei estadual nº 11703, de 29-04-1992, desmembrado de Rio Verde. Sede no antigo distrito de Santo Antônio da Barra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Antônio da Barra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Antônio da Barra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: