Tudo sobre Santa Rita do Araguaia Estado de Goiás

Informações Gerais sobre a cidade de Santa Rita do Araguaia

Coordenadas geográficas

O município de Santa Rita do Araguaia fica localizado na latitude -17.3269 e longitude -53.2012 e faz parte do estado de Goiás.

Tamanho do Território de Santa Rita do Araguaia

Com um total de 1355,782 km², Santa Rita do Araguaia de extensão territorial.

População de Santa Rita do Araguaia

De acordo com dados do IBGE, Santa Rita do Araguaia possui aproximadamente 8.573 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Santa Rita do Araguaia são chamados de santa-ritense.

Administração municipal

Prefeito atual:CARLOS TADEU ROCHA VIEIRA.

História de Santa Rita do Araguaia, Goiás

Ouvir com robot

A história da Fundação do Município de Santa Rita do Araguia começa em 1850, quando o desbravador José Manoel Vilela, residente às margens do rio Claro, atual Município de Jataí, desde 1836, estendeu o domínio de suas terras até o Rio Araguaia. Em 1854, ele e Dona Leocádia Perpétua de Silvéria doaram 2000 alqueires de terras da Fazenda Araguaia ao Patrimônio da Paróquia de Santa Rita dos Impossíveis, no Cartório de Notas de Torres do Rio Bonito, atual Município de Caiapônia. O remanescente da fazenda Araguia foi vendido as famílias Vigilato Rodrigues Luciano e Manoel Fernandes Pereira, que doou partes de suas terras a Zeca Ferreira. A Igreja dividiu suas terras, iniciando a colonização sob o regime de aforamento, época em que foi outorgado a José Manoel Salgueiro, o Título de Fabriqueiro. Com a ocorrência de um incêndio no Cartório de Tabelionato, houve a destruição dos documentos, ocasionando possivelmente algumas renegociações e o Fabriqueiro com sua esposa Dona Mara Júlia Carvalho Salgueiro, a cinco de setembro de mil novecentos de dezenove, ratificaram a doação no Cartório do Primeiro Oficio João Coutinho, na Cidade de Goiás Velho, registrado no Livro de n° 3, fls. 951, do Cartório Imobiliário de Jataí - GO.

Em quatro de fevereiro de mil novecentos e vinte, o Fabriqueiro já exercia na Sede da Fazenda dos Salgueiros o comércio de gênero alimentícios e produtos industrializados, e nas proximidades desses comércios foi surgindo o Povoado que mais tarde foi elevado à Categoria de Vila. Depois de algum tempo uma Nova Vila surgia em outro lugar, logo abaixo, sendo elevada a Categoria de Distrito de Mineiros no ano de hum mil e novecentos e onze, fato primordial para o esvaziamento da vila originária, causando a extinsão do Comércio do Salgueiro, conhecido como Comércio de Cima. Em 31 de dezembro de 1943, pelo o Decreto - Lei Estadual 8.305, a Nova Vila é denominada Ivapé, palavra indígena, cujo significado é "caminho das frutas". E, finalmente, pela Lei N. 806 de 12 de outubro de 1953 o Distrito de Ivapé recebe a Elevação de Categoria para Município com nova denominação, passando a se chamar Santa Rita do Araguaia. Os santarritenses nasceram possuindo uma extensão territorial de 1.362 Km2, limitando-se sentido Norte - Oeste com os Municípios de Araguainha - MT e Alto Araguaia - MT, interligados pelo Rio Araguaia, e Mineiros - GO no sentido Sul - Leste, de onde seu território foi desmembrado. Sua vegetação é característica do Bioma Cerrado do Brasil Central, favorecendo o desenvolvimento da agricultura, especialmente a pecuária bovina de corte.

A mineração, ainda pouco explorada à época, apresentou uma produção de gema diamantífera considerável, tendo sido registrado o aparecimento de uma medindo 42 quilates no Garimpo do Luciano localizado à margem direita do Rio Araguaia a 07km da Cidade de Araguainha - MT.

História da cidade de Santa Rita do Araguaia Goiás - GO

A origem de Santa Rita do Araguaia, situada na margem direita do Rio Araguaia, em frente à cidade Mato-grossense do Alto Araguaia, foi a fazenda Araguaia, adquirida em 1854, por José Manoel Vilela, de Minas Gerais, e da qual foram reservados 2.000 alqueires para a formação do patrimônio de Santa Rita dos Impossíveis.

Fundado o povoamento, somente em 1920, oficializou-se a doação das terras, a 3 km da atual Sede Municipal, sendo as primeiras moradias, as de Manoel Carvalho Bastos e de João José de Morais Cajango, filho e neto do doador.

Em virtude de discórdia quanto à exploração abusiva de um rego d′água para abastecimento público, os habitantes se transferiram para o local mais abaixo, às margens do Rio Araguaia, voltando o antigo povoado à condição de fazenda, com a denominação de Fazenda Santa Rita.

O novo povoado recebeu o topônimo de Santa Rita do Araguaia, lembrando a Santa, Padroeira local, e o rio em que se localiza.

O povoado passou à categoria de distrito, conforme divisão administrativa de 1911, pertencente ao Município de Mineiros.

Pelo Decreto-Lei nº 8305, de 31 de dezembro de 1943, passou a denominar-se Ivapê, termo tupi que significa "caminho das frutas.

A autonomia municipal foi concedida pela Lei Estadual nº 806, de 12 de outubro de 1953, com o topônimo original de "Santa Rita do Araguaia.

Gentílico: santa-ritense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Mineiro, o distrito com a denominação de Santa Rita do Araguaia.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito permanece no município de Mineiros.

Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Santa Rita do Araguaia passou a denominar-se Ivapé.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Ivapé figura no município de Mineiros.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela lei estadual nº 806, de 12-10-1953, desmembrado de Mineiros. Sede no antigo distrito de Ivapé ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Santa Rita do Araguaia para Ivapé alterado, pela lei estadual nº 8305, de 31-12-1943. Ivapé para Santa Rita do Araguaia alterado, pela lei estadual nº 806, de 12-10-1953.

No Censo de 2007, foram recenseados 5873 habitantes, sendo 2985 homens e 2888 mulheres; deste total, 5146 habitantes residem na zona urbana e 727 moram na zona rural. Do total de 5146 habitantes moradores na zona urbana, 2554 são homens e 2592 são mulheres. Do total de 727 moradores na zona rural, 431 são homens e 296 são mulheres. O município possui uma área de 1361,8 Km quadrados e pertence a Mesorregião Sul Goiano e Microrregião do Sudoeste de Goiás.

Sua sede tem as seguintes coordenadas geográficas: 53,205° de Longitude e 17,326° de Latitude.

O município comemora seu aniversário em 12 de outubro.

Fonte: IBGE

DDD de Santa Rita do Araguaia, Goiás

64

Como fazer uma ligação para Santa Rita do Araguaia:

0 + Operadora + 64 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 64 + telefone
  • Vivo: 015 + 64 + telefone
  • Aerotech: 017 + 64 + telefone
  • Claro: 021 + 64 + telefone
  • GVT: 025 + 64 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 64 + telefone
  • TIM: 041 + 64 + telefone
  • Sercontel: 043 + 64 + telefone

CEP de Santa Rita do Araguaia

O Código Postal (CEP) geral de Santa Rita do Araguaia, Goiás, é 75840000.

Prefeitura Municipal de Santa Rita do Araguaia
Endereço: Rua Abílio Alves Ferreira, 790, Centro, Santa Rita do Araguaia - GO, CEP: 75840000
Telefone / Fax:(64) 3635-7000 (64) 3635- 7000
Prefeito: CARLOS TADEU ROCHA VIEIRA

Hospitais em Santa Rita do Araguaia - GO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde santa-ritense.

Cartórios na cidade de Santa Rita do Araguaia

Acesse a lista de Cartórios em Santa Rita do Araguaia. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Santa Rita do Araguaia Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santa Rita do Araguaia - GO e localizar ruas e endereços do município goiano.

Notícias sobre Santa Rita do Araguaia

Confira as últimas notícias de hoje em Santa Rita do Araguaia.

Previsão do tempo na região santa-ritense

Veja a previsão do tempo em Santa Rita do Araguaia: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Santa Rita do Araguaia

Confira as cidades vizinhas de Santa Rita do Araguaia - GO em uma distância de até 50 km.

Alto Araguaia - 2.20 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Santa Rita do Araguaia através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

5 de 5 estrelas para o Município santa-ritense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 03/03/2024 - Santa Rita do Araguaia - Goiás.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Meteorologista

Dia do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças e sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados