Início » Goiás » Mairipotaba


Mairipotaba - Goiás



Mairipotaba faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2009 era de aproximadamente 2.811 habitantes. Já foi considerada uma das melhores cidades da região. Atualmente é governada por Ademir Antonio de Souza, ganhador das eleições com 70,40% dos votos. A cidade é praticamente dividida em duas: a parte "velha" com casarões do começo do século XX, alguns preservados, outros em completo estado de abandono; e a parte "nova", construída a partir do "jatobazeiro", árvore símbolo da cidade, no sentido oeste.

História da cidade de Mairipotaba

A localidade teve sua origem e desenvolveu-se em torno da estação telegráfica criada pelo Governo da União. Por volta de 1896, as únicas casas existentes no local (terras das fazendas Córrego Fundo e Flores) eram toscas choupanas de capim, incluindo-se entre estas, a casa onde funcionavam a estação telegráfica.

Mais tarde, foram surgindo os pequenos estabelecimentos comerciais, a capela, o movimento melhorando, até que, por Lei de 28 de outubro de 1904, o povoado de São Sebastião do Atolador é elevado à categoria de distrito com o nome de Serrania, e pertencente ao Município de Piracanjuba. Nessa época foi construido o prédio da Agência Telegráfica.

Por esses tempos muito se distinguiu a ação de Basílio Antônio Bons Olhos, esforçado negociante daquelas paragens, e por muitos considerado o fundador da cidade. As terras do patrimônio foram doadas pelo fazendeiro Joaquim Leandro.

Por ocasião da Revolução Liberal, passaram pela região os revoltosos, e mais tarde, as forças legalistas, episódios esses sem maiores consequências.

Gentílico: mairipotabense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Sebastião do Atolador, pela lei municipal de 17-11-1904, subordinado ao município de Pouso Alto.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Pouso Alto o distrito de São Sebastião do Atolador.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no município de Pouso Alto o distrito com a denominação de Atolador.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Atolador volta a denominar-se São Sebastião do Atolador e continua no município de Pouso Alto.

Pelo decreto-lei estadual nº 557, de 30-03-1938, o distrito de São Sebastião do Atolador tomou a denominação de Serrania e figura no município de Pouso Alto.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece no município de Pouso Alto.

Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Serrania passou a denominar-se Mairipotaba e o município de Pouso Alto a chamar-se Piracanjuba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito com a denominação de Mairipotaba, figura no município de Piracanjuba ex-Pouso Alto.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mairipotaba, pela lei estadual nº 899, de 12-11-1953, desmembrado de Piracanjuba. Sede no antigo distrito de Mairipotaba, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

São Sebastião do Atolador para Atolador alterado, em 01-09-1920. Atolador para São Sebastião do Atolador alterado, em 1933. São Sebastião do Atolador para Serrania alterado, pelo decreto-lei estadual nº 557, de 3003-1938. Serrania para Mairipotaba alterada, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mairipotaba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mairipotaba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: