Início » Goiás » Iaciara


Iaciara - Goiás



Iaciara faz parte do estado de Goiás. A palavra Iaciara é de origem Tupi-guarani, sua etimologia deriva de Jaci - Lua e Iara - água, Iaciara significa água da Lua ou reflexo da Lua. A população avaliada em 2004 era de 11.674 habitantes. Sua economia baseia-se na Agricultura e Pecuária.

A história do município está intimamente ligada à família Sabath, uma das primeiras a se estabelecerem no local. Benedicto Sabat, judeu de origem marroquina, chegou em Belém do Pará, logo após a independência, quando foi extinta a Inquisição no Brasil. Subindo o Rio Tocantins, navegável no período das cheias até a cidade de Peixe, no estado de Tocantins, dali seguiu por terra até Arraias, em Tocantins, e estabeleceu-se em São Domingos, no estado de Goiás. Seu neto, Cirilo de França Sabath, mudou-se para a Vila de Boa Vista (futura cidade de Iaciara), estabelecendo importante entreposto comercial, comprando os produtos locais e vendendo os produtos trazidos do litoral através do Rio São Francisco, comercializando principalmente com as cidades de Januária, em Minas Gerais, e Barreiras, na Bahia. - Após a construção de Brasília o município transformou-se em produtor de carne exportando principalmente para o Distrito Federal e para os estados do nordeste.

O ex-escravo Miguel Cardoso da Conceição, que construiu as primeiras cabanas de palha na fazenda Boa Vista, numa área de propriedade de Protásio de Souza. Outros pioneiros foram o fazendeiro Onofre Gomes e Cirilo Sabath, que incrementou a pecuária e iniciou o comércio local, através de ligações comerciais com Barreiras na Bahia e Januária em Minas Gerais.

História da cidade de Iaciara

A história de Iaciara iniciou-se em 13 de junho de 1881, na sede da fazenda Boa Vista, quando o escravo Miguel Cardoso da Conceição promoveu uma ladainha em louvor a Santo Antonio, com a presença dos moradores da redondeza.

Diante dessa comemoração religiosa, que se tornou tradicional, o proprietário da fazenda, Protássio de Souza, mandou construir barracos de palha de coqueiro para abrigar os romeiros; entretanto, considera-se como fundador o senhor Isidoro Teixeira, primeiro morador que ali fixou-se com sua família.

Quatro anos depois, em 1885, construiu-se a primeira casa de telhas, de Ciríaco Moreira Lopes. O povoado recebeu o nome de Boa Vista, da fazenda da qual se originou, mais tarde mudado para Iracema, lembrando a personagem de O Guarani, que, todavia, teve duração efêmera.

Em 1887, o povoado de Boa Vista foi elevado à categoria de distrito, com o nome de IACIARA, de origem indígena e significação desconhecida, recebendo, em 1889, a instalação do Cartório do Registro Civil.

Sua autonomia municipal foi concedida pela Lei Estadual nº 2122, de 14 de novembro de 1958, instalado em janeiro de 1959, desmembrando-se do Município de Posse.

Gentílico: iaciarense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Iracema figura no município de Posse.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece no distrito de Posse.

Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Iracema passou a denominar-se Iaciara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Iaciara, figura no município de Posse.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iaciara, pela lei estadual nº 2122, de 14-11-1958, desmembrado de Posse. Sede no antigo distrito de Iaciara. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Iracema para Iaciara alterada, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Iaciara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Iaciara? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. muriel silva de souza's avatarmuriel silva de souza

    E sou muriel,conheço muito bem iaciara fui praticamente criado ai. Gosto muito ainda tenho familiares,que residem ai sempre que tenho um tempinho vou ai revelos e tbm os bons amigos que ai deixei.

    #1 – 24/05/2016 - 01:48

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: