Início » Goiás » Castelândia


Castelândia - Goiás



Castelândia faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2006 era de 4.277 habitantes. Encontra-se na região sudoeste do estado, uma das mais produtivas de Goiás.

Foi Distrito de Rio Verde desde 1963 até 1991, quando tornou-se Município com a Lei nº 11.400 de 16 de Janeiro de 1991, sendo instalado em 1º de Janeiro de 1993. Na década de 40, com o assentamento de algumas famílias fundadoras, tais como: o Sr. Izidoro Ferreira Martins e sua esposa Luzia Ferreira Martins, o casal Abilio José de Freitas e Idelcina Pereira Martins, Andirá e outros, localizada as margens da rodovia Sul Goiana, originou o povoado de Castelândia no Município de Rio Verde, cuja toponímia é uma junção de Castelo (Ribeirão) com "andirá" (Uberlândia) destino da maioria dos viajantes da época. Castelândia fica distante do Município mãe, 83km e isso dificultou a assistência ao então Distrito de Castelândia, assim, quando emancipou e em seus primeiros anos de administração própria, sofreu com as conseqüências de implantar toda infra-estrutura com recursos que praticamente não existiam para o funcionamento de todos os setores tais como: Educação, Saúde, Assistência Social, e ainda o funcionamento do Poder Executivo e Legislativo. Castelândia possui 03 escolas públicas, o Colégio Estadual Dona Elba Ferreira Garcia de (2ª fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e as escolas municipais: João Inácio e José Mendes de Paula (Educação Infantil e 1ª fase do Ensino Fundamental).

Teve o seu primeiro prefeito somente em 1993, o Sr. LUIZ ANTONIO COELHO (PMDB), hoje já falecido, ao lado de sua esposa Margarida Gomes Coelho, atualmente vereadora da cidade. Em 1997 assume o comando do Poder Executivo o Sr. EDNALDO ANDRADE MIGUEL (PP) vencendo um forte adversário - Sérgio Borges (PMDB). Ednaldo é mais conhecido por MEINHA, esteve ao lado de sua esposa Leonilda Aparecida de Paula Miguel. Meinha se reelege, derrubando a candidata do PMDB - Margarida Gomes Coelho (ex-primeira dama) e o candidaro do PFL - Manuel Rosa do Prado (ex-presidente da câmara). A coligação a qual o mesmo se reelege é: "Desenvolvimento e Progresso" pelo PSDB coligado ao PP, estendo seu mandato até dezembro de 2004. No dia 1º de janeiro de 2005 assume o Poder Executivo OCTÁVIO ANTONIO DIAS JÚNIOR (PSDB) vencendo seus adversários Eduardo de Paula Mattos (PMDB) e Osmar Queiroz (PPS), apoiado nas eleições por Meinha, a atual primeira dama e Secretaria da Saúde e Assistência Social é a sua esposa, Arlene Guimarães Barboza Dias. O Poder Executivo de Castelândia, no mandato de 2009 à 2012, novamente é representado pelo Sr. EDNALDO ANDRADE MIGUEL (PMDB).

História da cidade de Castelandia

Na década de 1940, com o assentamento, às margens da Rodovia Sul Goiana, de algumas famílias fundadoras, tais como: Sr. Izidoro Ferreira Martins e sua esposa Luzia Ferreira Martins, o casal Abílio José de Freitas e Idelcina Pereira Martins, Andirá e outros, originou-se o povoado de Castelândia, dentro dos limites do município de Rio Verde, cuja toponímia é uma junção de Castelo (ribeirão) com Andirá(Uberlândia - destino da maioria dos viajantes da época).

Gentílico: castelandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Castelândia pela Lei Municipal nº 361, de 05-01-1963, subordinado ao Município de Rio Verde.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Rio Verde.

Assim, permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela Lei Estadual nº 8.111 de 14-05-1976, o Distrito de Castelândia deixa de pertencer a Rio Verde para ser anexado ao Município de Maurilândia.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o Distrito de Castelândia figura no Município de Maurilândia.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal de 21-08-1980 (representação nº 10.422), declara inconstitucional a criação do Distrito de Castelândia e transfere o seu território do Município de Maurilândia para o de Rio Verde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Castelândia figura no Município de Rio Verde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Castelândia, pela Lei Estadual nº 11.400 de 16-01-1991, desmembrado de Rio Verde. Sede no antigo distrito de Castelãndia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1995.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal de Castelândia; IBGE

Autor do Histórico: HéLIO AIRES ALVES CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Castelândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Castelândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: