Tudo sobre Arenópolis Estado de Goiás

Informações Gerais sobre a cidade de Arenópolis

Coordenadas geográficas

O município de Arenópolis fica localizado na latitude -16.3837 e longitude -51.5563 e faz parte do estado de Goiás.

Tamanho do Território de Arenópolis

Com um total de 1074,595 km², Arenópolis de extensão territorial.

População de Arenópolis

De acordo com dados do IBGE, Arenópolis possui aproximadamente 2.689 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Arenópolis são chamados de arenopolino.

Administração municipal

Prefeito atual:DELMIRO DE OLIVEIRA CANO.

História de Arenópolis, Goiás

Ouvir com robot

Arenópolis faz parte do estado de Goiás. A denominação anterior do município era Areia.

Arenópolis tem uma história recente e que muito bem espelha a determinação de seus pioneiros em torná-la uma cidade aconchegante e progressista. O patrimônio do Areia, como era conhecido, existe desde 1958, mas sua emancipação foi se dar em 14 de maio de 1982. Como fundadores do município listam-se Antônio de Castro, Albino Borges, João Soares de Souza, Teodoro Paião de Oliveira, Jerônimo Alves de Campos, José Buriti e Antônio Olímpio Bueno.

Passaram-se as décadas de 1960 e 1970 e o povoado que tinha o nome em razão de um córrego do local chamado Areia, passou a ser Arenópolis. Com a emancipação em 1982, o senhor Antônio de Castro passou a ser o prefeito. Ele e Osvaldo Pinheiro Dantas, o Pompílio, alternaram-se no poder durante 22 anos. Saía um, entrava o outro. Antônio de Castro foi prefeito até 1988. Pompílio administrou a cidade nos 4 anos seguintes. Voltou em primeiro de janeiro de 1993 o senhor Antônio de Castro., o qual devolveu a chefia do poder executivo para Pompílio (Osvaldo Pinheiro Dantas) em primeiro de janeiro de 1997. Este administrou Arenópolis durante os oito anos seguintes. No dia primeiro de janeiro de 2005 passou a ser prefeito de Arenópolis Orestino Vilela, do PMDB, quebrando a hegemonia dos dois líderes de antes. Em 2.008 foi eleito Antônio Paião, prefeito atual.

História da cidade de Arenópolis

Por volta do ano de 1956, Albino Borges mudou-se para a região localizada entre três grandes propriedades, pertencentes aos senhores João Soares de Souza, Jerônimo de Campos e Teodoro Paião de Oliveira, no Município de Piranhas.

As terras ricas e férteis, despertou o interesses de muitos que das regiões vizinhas para lá emigraram com intenção de fixarem residências e desenvolveram diversas atividades econômica, época em que o senhor Albino Borges com sua habilidade profissional edificou várias casas, vendendo-as aos que ali chegavam. Surge assim o pequeno arraial, inicialmente chamado de patrimônio do Areia, nome este oriundo do nome do ribeirão que banha a região.

Passados poucos anos, eis que o pequeno aglomerado rural se transforma num próspero povoado, contando com alguns estabelecimentos comerciais, em 1964, mudou-separa a região o fazendeiro Antônio de Castro, que passou então a trabalhar em prol da transformação do povoado em Distrito de Piranhas. Graças aos incansáveis esforços de Antônio de Castro, o povoado ganha a sua primeira batalha rumo à emancipação, sendo elevado à categoria de Distrito de Piranhas com o nome de Arenópolis, através da Lei 7.474, de 02/12/1971 votada na Câmara Municipal de Piranhas. O distrito foi instalado em 15/04/1972. O distrito foi desmembrado de Piranhas através da Lei Estadual nº 9.153, de 14 de maio de 1982, tornando-se município e conservando o mesmo nome do distrito. A 1º de fevereiro de 1983 foi instalado o Município de Arenópolis, passando a constituir Termo da Comarca de Piranhas.

Principais vultos históricos Antônio de Castro, Albino Borges, João Soares de Souza, José Soares de Souza, Umbelino de Souza, Jerônimo Alves de Campos e Teodoro Paião de Oliveira.

Gentílico: arenopolino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Arenópolis, pela lei estadual nº 7.474, de 02/12/1971, subordinado ao município de Piranhas.

Em divisão territorial datada de 01/01/1979, o distrito de Arenópolis figura no município de Piranhas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arenópolis, pela Lei Estadual nº 9.153, de 14/05/1982, e desmembrado de Piranhas. Sede no antigo distrito de Arenópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01/02/1983.

Em divisão territorial datada de 01/07/1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Arenópolis, Goiás

64

Como fazer uma ligação para Arenópolis:

0 + Operadora + 64 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 64 + telefone
  • Vivo: 015 + 64 + telefone
  • Aerotech: 017 + 64 + telefone
  • Claro: 021 + 64 + telefone
  • GVT: 025 + 64 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 64 + telefone
  • TIM: 041 + 64 + telefone
  • Sercontel: 043 + 64 + telefone

CEP de Arenópolis

O Código Postal (CEP) geral de Arenópolis, Goiás, é 76235000.

Prefeitura Municipal de Arenópolis
Endereço: Rua Gabriel Raimundo de Souza, 555, Centro, Arenópolis - GO, CEP: 76235000
Telefone / Fax:(64) 3667-1166 (64) 3667-1166
Prefeito: DELMIRO DE OLIVEIRA CANO

Hospitais em Arenópolis - GO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde arenopolino.

Cartórios na cidade de Arenópolis

Acesse a lista de Cartórios em Arenópolis. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Arenópolis Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Arenópolis - GO e localizar ruas e endereços do município goiano.

Notícias sobre Arenópolis

Confira as últimas notícias de hoje em Arenópolis.

Previsão do tempo na região arenopolino

Veja a previsão do tempo em Arenópolis: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Arenópolis

Confira as cidades vizinhas de Arenópolis - GO em uma distância de até 50 km.

Piranhas - 28.8 km
Diorama - 36.3 km
Iporá - 47.1 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Arenópolis através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município arenopolino  por Cidades do meu Brasil atualizado até 03/03/2024 - Arenópolis - Goiás.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Meteorologista

Dia do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças e sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados