Início » Goiás » Amorinópolis


Amorinópolis - Goiás



Amorinópolis faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 4.000 habitantes. Criado em 14 de novembro de 1958, o município de Amorinópolis teve seu nome mudado de Campo Limpo para Amorinópolis, em homenagem ao autor do projeto de lei que criava este município, o deputado Israel de Amorim.

A principal base econômica do município se encontra na agropecuária. A atividade industrial do município se encontra na fabricação de botinas pela empresa "Botinas Campo Limpo" (em homenagem ao primeiro nome do município), na fabricação de rodos pela empresa Rodos Shallon e na empresa de laticínios Laticínios Vida. O município e composto pela cidade e por dois distritos, Goiaporá (mais comumente chamado de Cruzeiro) e Estrela d′Alva.

Amorinópolis possui um vulcão adormecido que acredita-se que já acorreram atividades vulcânicas, além disso tem a terceira maior reserva de urânio do Brasil.

História da cidade de Amorinópolis

Por volta do ano de 1949, o Sr. Israel de Amorim, então Prefeito de Iporá, resolveu fazer um campo de pouso, para facilitar o escoamento da produção de cereais da região e viabilizar melhor o transporte de pessoas para a Capital do Estado. Vindo depois, esta localidade, ser habitado por várias familias. Devido o grande desenvolvimento alcançado, foi, pela lei municipal nº 55 de 19 de novembro de 1953, criado o Distrito de Campo Limpo, nome dado em virtude da beleza de suas planícies. A partir daí, o então Distrito de Campo Limpo tomou um novo impulso progressista, vindo a tornar-se município através da Lei Estadual nº 2.093 de 14 de novembro de 1958, e instalado a 1º de janeiro de 1959, já com o nome de Amorinópolis, nome dado em homenagem ao Sr. Israel de Amorim, grande batalhador pela emancipação da localidade. O município é termo da Comarca de Iporá, por força da Lei nº 9.129 de 14 de janeiro de 1982. São chamados de amorinopolinos os habiltantes do município. Em termos de riquezas naturais o município conta, segundo pesquisas já realizada, com jazidas de Níquel e Urânio, porém ainda não explorados.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: OVíDIO JOAQUIM DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Amorinópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Amorinópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: