Início » Goiás » Alto Horizonte


Alto Horizonte - Goiás



Alto Horizonte é um pequeno município brasileira no estado de Goiás, microrregião de Porangatu. Fundada em 1991, a 375 m de altitude, Alto Horizonte é hoje centro de um município com 505,6km² mas apenas 4 500 habitantes.

O município tem limites com os municípios de Mara Rosa a norte e nordeste, Nova Iguaçu de Goiás a sueste, Pilar de Goiás a sudoeste e Campos Verdes a oeste.

O futebol de Alto Horizonte acontece por meio do Campeonato Municipal de futebol de Alto Horizonte. A principal equipe de futebol do município é o Alto Horizonte Esporte Clube que representa a cidade no Campeonato de Futebol do Norte Goiano. Vilson Ferreira está ajudando a construir esta página.

História da cidade de Alto Horizonte

No ano de 1949, o Sr. Manoel Francisco Leite (Badio), procedente da região do rio do Peixe, município de Anápolis, adquiriu as terras onde foi levantado patrimônio. Em 1951, o Sr. Manoel Francisco Leite, construiu o primeiro rancho, tendo iniciado o patrimônio em 1952, promovendo o loteamento (invasão) doando estes terrenos para pessoas que chegaram a região para trabalharem na lavoura. Mas tarde foi erguida a primeira capela de Pau-a Pique, em homenagem à São Sebastião sendo a primeira missa celebrada pelo padre VALENTIN, criou-se a primeira escola para que os filhos dos primeiros colonos estudarem, sendo seu primeiro professor o Sr. Vicente de Araújo, ficando o povoado com o nome de (CHAPADA GRANDE), dividido a extensão do terreno. O povoado cresceu rapidamente com a chegada de várias famílias vindas do Nordeste e principalmente de Minas Gerais, somando-se aos primeiros goianos, dando impulso ao crescimento da principal economia do Povoado, a agricultura a criação de gado bovino. Localizado as terras em posição geográficas previlegiadas a configuração da topografia do terreno alto mas plano e provida de um hidrografia que tornam as terras férteis tomando-se aptas a agricultura e pecuária.

Na condição de povoado, foi elevado diretamente através da Lei, a condição do município, separando assim da sede de Mara Rosa, de onde era distrito, condições de municípios estas do elevamento a município devido a crescimento do povoado e de sua economia, agrícola a pecuária e com o surgimento de jazidas de minério de ouro e cobre na região, cresceu e fortaleceu aumentando assim a importância política do distrito para a sede do município de Mara Rosa.

Gentílico: alto horizontino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto Horizonte ex-povoado, pela lei estadual nº 11.399, de 16-01-1991, desmembrado de Mara Rosa. Sede no atual distrito de Alto Horizonte ex-região administrativa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alto Horizonte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alto Horizonte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: