Início » Goiás » Abadia de Goiás


Abadia de Goiás - Goiás



Abadia de Goiás faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2010 era de 6868 habitantes.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abadia de Goiás, pela Lei Estadual nº 12799, de 27 de dezembro de 1995, desmembrado de Aragoiânia, Goiânia, Guapó e Trindade. Sede no Distrito de Abadia de Goiás, Constituído do Distrito Sede. Instalado em 1 de janeiro de 1997.

Em divisão territorial datada de 15 de julho de 1997, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15 de julho de 1999.

História da cidade de Abadia de Goiás

é um município do estado de Goiás fundado em 27 de dezembro de 1995. Aniversário da cidade: 29 de março.

Gentílico: Abadiense.

Algumas famílias em 1840 ganharam grandes terras do governo para a criação de gado e para o plantio de lavouras.

à medida que novas pessoas chegavam à região, os coronéis dividiam suas terras em lotes. A autoridade da região era passada de pai para filho este administrava todos os bens deixados pelo pai.

A primeira casa do povoado foi construída em 1956, por Paulino Rosa e mais tarde seu filho Badico construiu o primeiro comércio e o primeiro loteamento. A princípio o nome do povoado seria Abadia dos Dourados em virtude do Ribeirão Dourados que se encontra próximo da região, mas a sugestão de Abadia de Goiás prevaleceu.

Em julho de 1962, iniciaram a construção de uma igreja para Nossa Senhora da Abadia e esta foi inaugurada em 15 de agosto de 1963 com a chegada da imagem da santa. Em janeiro de 1964, Badico construiu um clube na cidade e em dezembro de 1966 foi fundada a Irmandade do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus pelo padre de uma das igrejas de Goiânia.

Em 27 de dezembro de 1995, o município foi desmembrado de Aragoiânia, Trindade, Guapó e Goiânia conseguindo ser emancipado.

A aproximadamente 1km da região habitada da cidade, encontra-se o lixo radioativo proveniente do Acidente de Goiânia, com o isótopo de metal alcalico Césio, armazenado em dois depósitos subterrâneos.

CNEN Parque Ecológico que permite conhecer e pesquisar a natureza e o meio ambiente. Oferece eventos educativos e de pesquisas.

Córrego das Pedras que além de oferecer uma bela paisagem, o córrego é propício para banhos e passeios ecológicos.

Pertence a mesorregião Centro Goiano e microrregião de Goiânia.

Hoje seu atual prefeito é Antomar Moreira dos Santos (PSDB).

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Abadia de Goiás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Abadia de Goiás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: