Início » Espírito Santo » Serra


Serra - Espírito Santo



Serra faz parte do estado do Espírito Santo. Limítrofe à capital, situa-se ao norte de Vitória. A sede do município, porém, está mais afastada, ao norte do Monte Mestre Álvaro (grande maciço de origem vulcânica que marca a geografia do município).

Outro ponto importante é a Praia de Jacaraípe, conhecida como sede de campeonatos de surfe, assim como pequenas vilas pesqueiras como Manguinhos. Já na localidade de Nova Almeida, balneário no litoral norte do município, encontra-se, na antiga Igreja dos Reis Magos, o primeiro quadro a óleo pintado no Brasil.

O comércio varejista do município tem maior destaque no bairro Parque Residencial Laranjeiras, que tem o Shopping Laranjeiras, bem como a Avenida Central, a Primeira Avenida e a Segunda Avenida como pontos de destaque no comércio.

História da cidade de Serra

A colonização das terras, onde se desenvolveu o município teve início em meados do século XVI, quando o Padre Brás Lourenço, em missão de catequese, penetrou na região, povoada pelos índios Goitacazes. Fundou, ao pé do monte Mestre álvaro, a aldeia de Conceição, onde se situa a sede municipal. No mesmo local, foi erigida Igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

A freguesia e o distrito foram criados em 1752.

O município, com a denominação de Serra é território desmembrado de Vitória, data de 1833. O topônimo está relacionado à origem da cidade, localizada ao pé da serra ou do monte Mestre álvaro.

Gentílico: serrano

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Serra, por carta Régia de 24-05-1752.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Serra, pela resolução do conselho do governo de 02-04-1833, desmembrado de Vitória. Sede na antiga vila de Serra. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-08-1833.

Pela lei provincial nº 06 de 06-11-1875, a vila de Serra, foi elevada à categoria de cidade.

Em divisão administrativa referente ano ano de 1911, o município é constituído de distrito sede.

Pela lei estadual nº 1304, de 30-12-1921, é criado o distrito de Itapocu e anexado ao município de Serra.

Em divisão administrativa referente ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Serra e Itapocu.

Pelo decreto-lei estadual nº 9941, de 11-11-1938, o município de Serra, adquiriu o distrito de Nova Almeida, do município de Fundão.

Pelo decreto-lei estadual nº 15177, de 31-12-1943, o município de Serra, adquiriu os distritos de Carapina e Queimado, do município de Vitória. Sob o mesmo decreto acima citado o distrito de Itapocu passou a denominar-se Calogi.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 5 distritos: Serra, Calogi ex-Itapocu, Carapina, Nova Almeida e Queimado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Serra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: