Início » Espírito Santo » Rio Bananal


Rio Bananal - Espírito Santo



Rio Bananal faz parte do estado do Espírito Santo. Faz parte da mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense, incrustado na microrregião de Linhares. Dista 186km da capital Vitória.

Rio Bananal foi descoberta em 1929, quando as senhoras, Julia Fonseca Tozatto e Laila Frigi, abrindo picadas na mata para ligar Linhares e Colatina, descobriram um rio de águas limpas e cristalinas, esse rio tinha às suas margens muitos pés de banana, o que deu nome ao rio, Rio do Linguição.

Mais tarde o município de Rio Linguição, ganhou esse nome devido ao rio. Em 1948 o município foi oficialmente incorporado a Linhares, passando a ser distrito da entao cidade. Em 14 de setembro de 1979, o município de Rio Bananal se emancipou de Linhares, com muitas dificuldades Rio Bananal passou a ser o que é hoje, o 5° maior produtor de café do estado.

História da cidade de Rio Bananal

A região hoje compreendida pelo município de Rio Bananal, pertenceu , até a data de sua emancipação, em 1979, ao município de Linhares. Por volta de 1929, os primeiros colonizadores, Pedro Ceolin, Pedro Rizzo, Abramo Caliman e Alcides Siqueira Campos, em busca de terras férteis e devo lutas, internaram-se na floresta virgem e, seguindo o curso do rio que chamaram de Rio Bananal, pela existência de alguns pés de banana às suas margens, chegaram à confluência deste rio com o Rio Itapimirim, onde fundaram o núcleo de Santo Antônio do Bananal e iniciaram o cultivo agrícola na região.

Mais tarde, em 1937, outro grupo, formado por Egídio Venturim, Luiz Estringer e João Casagrande, chegando à região fundou o núcleo de São Sebastião do Bananal, que, posteriormente, juntamente com o de Santo Antônio, viria constituir a sede do atual município. O incremento da agricultura e a ação religiosa dos padres Pavonianos, contribuíram, de forma decisiva, para o progresso da região que, em 1949, foi elevada à categoria de distrito, com a denominação de Rio bananal.

Gentílico: ribanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Bananal, pela lei estadual nº 265, de 22-10-1949, subordinado ao município de Linhares.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito de Rio Bananal figura no município de Linhares.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-01-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rio Bananal, pela lei estadual nº 3293, de 14-09-1979, desmembrado de Linhares. Sede no antigo distrito de Rio Bananal. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 18-08-1988, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3982, de 27-12-1987, é criado o distrito de São Jorge de Tiradentes e anexado ao município de Rio Bananal.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 2 distritos: Rio Bananal e São Jorge de Tiradentes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rio Bananal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rio Bananal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: