Início » Ceará » Milagres

Tudo sobre Milagres - Estado do Ceara

Município de Milagres

Informações Gerais sobre Milagres

Qual a localização da cidade de Milagres?

O município de Milagres pertence ao estado Ceará, ele fica localizado na latitude -7.29749 e longitude -38.9378.

Qual é o tamanho do território de Milagres?

605,193 km².

Qual a população de Milagres?

Aproximadamente 28.466 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Milagres?

milagrense.

Quem é o prefeito da cidade de Milagres?

Atualmente a cidade é administrada por LIELSON MACEDO LANDIM do PDT.

Avaliação geral do município: 4.4 / 5 para Milagres por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Milagres faz parte do estado do Ceará. Sua população em 2010 era de 28.316 habitantes. Tem um único distrito, Rosário, localizado às margens da CE-293, na via que faz a ligação entre a cidade de Milagres e a de Juazeiro do Norte.

Às margens do Riacho dos Porcos, nos meados do século XVII, havia um sítio denominado Pilar, onde conquistadores brancos se instalaram. Segundos relatos do historiador Antônio Bezerra, o português Souza Presa e outros companheiros foram apanhados pelos índios Tapuias e logo devorados, sendo Presa reservado para outra ocasião, em virtude de sua magreza. Partindo os mesmos Tapuias para uma caçada deixaram Presa convenientemente amarrado, aos cuidados de uma índia, a quem fizeram as mais enérgicas recomendações. Contudo, a índia, comovendo-se da sorte de seu prisioneiro, deu-lhe a liberdade. Presa atribuiu tal fato à intervenção de Nossa Senhora, haja vista ter feito uma promessa de, se escapasse com vida daquela situação, erigiria uma igreja em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres. E assim, desaparecidos os Tapuias daquelas paragens anos depois, Presa voltou ao lugar em 1760 e fundou a igreja que tem hoje a invocação de Nossa Senhora dos Milagres e que permance como ponto central do atual município.

Júlio Rodrigues Coelho (?-1887-1932), farmacêutico que dá nome à rua próxima da igreja matriz. Embora não fosse médico formado, exercia, na qualidade de farmacêutico, toda a assistência médica da população no início do século XX, indo ao encontro dos habitantes mais distantes em lombo de jumento, sem receber, por vezes, qualquer remuneração. Em virtude de seu trabalho, sua saúde ficou bastante debilitada, tendo falecido ainda jovem, deixando viúva Adelia Gomes Coelho e 13 filhos, dentre os quais Aldenor Coelho, que seguiu os passos do pai como farmacêutico e José Osmar Gomes Coelho (1926-2000), que chegou a vice-prefeito do município com votação superior a do então prefeito, nos anos 60.

História da cidade de Milagres Ceará - CE

Havia às margens do Riacho dos Porcos, meados do século XVIII, um sítio denominado Pilar, onde os conquistadores brancos se instalaram. Relata Antônio Bezerra que tendo "ali aparecido um senhor Sousa Presa, com outros companheiros, foram acompanhados pelos tapuias e logo devorados, sendo dito Preservado para outra ocasião em vista da sua magreza. Partindo os mesmos tapuias para uma caçada, deixaram Presa, convenientemente amarrado, aos cuidados de uma índia , a quem fizeram as mais enérgicas recomendações. Sós, por sinais, se entenderam, e a índia, moça e formosa, comovendo-se da sorte do seu prisioneiro jovem e elegante também, deu-lhe a liberdade e fugiram do lugar. Presa, em hora extrema agonia, havia feito promessa de, se escapasse, erigir uma igreja a Nossa Senhora dos Milagres e, assim, desaparecidos os tapuias daquelas paragens, volta ao lugar e em 1760 fundou a igreja que tem hoje a invocação daquela Senhora".

Esta versão de caráter lendário é contestada pelo próprio Antônio Bezerra, baseado em documentos extraídos de Sá de Olinda, relativos a igrejas e capelas, nos quais verificou que "a referida igreja fora erigida em 1735 pelo capitão Bento Correia de Lima e por escritura de 16 de agosto de 1746 seus filhos Sebastião Bento Correia de Lima e José Correia de Lima doaram à mesma igreja dez braças de terras para cada parte da dita igreja e, juntamente, lugar para a casa do capelão que a houvesse de assistir".

Criada a freguesia do Cariri, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, separada do Curato de Icó, por provisão de 28 de janeiro de 1748, a igreja de Nossa Senhora dos Milagres serviu-lhe de matriz, tendo como cura o Padre Bernardo Luiz da Cunha.

Há uma provisão de 8 de fevereiro de 1748, a visitador Manuel Machado Freire - afirma o Barão de Studart - "condenado que os habitantes do Riacho dos Porcos, freguesia de Nossa Senhora da Luz, reedifiquem de pedra a capela de Nossa Senhora dos Milagres, no sítio Pilar, que por ser muito antiga e feita de barro estava arrruinada". A matriz passou para Santo Antônio dos Cariris Novos, atualmente Missão Nova, de que era cura o padre Gonçalo Coelho de Lemos.

Gentílico: milagrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Milagres, pela Resolução Régia de 01-04-1813, e ato provincial de 18-03-1842, e por lei provincial nº 263, de 03-12-1842. subordinado ao município de Crato.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Milagre, pela lei provincial nº 374, de 1708-1846, desmembrado de Crato. Sede no núcleo de Milagres. Instalado em

Pela ato provincial de 27-03-1873, é criado o distrito de São Pedro e anexado ao município de Milagres.

Elevado a condição de cidade, com a denominação de Milagres, pelo decreto estadual nº 31, de 25-07-1890.

Pela lei nº 257, de 20-09-1895, o município de Milagres adquiriu a extitnta vila de Mauriti, como simples distrito.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Milagres, Cuncas, São Pedro e Mauriti.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o município é constituído de 5 distrtios: Milagres, Cuncas, Mauriti, Santa Cruz e São Pedro.

Pela lei estadual nº 2211, de 28-10-1924, desmembra do município de Milagres o distrito de Mauriti. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 2634, de 06-10-1928, desmembra do município de Milagres o distrito de Mauriti. Elevado novamente à categoria de município.

Pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, desmembra do município de Milagres os distritos de Mauriti e Santa Cruz. Para formar o novo município de Mauriti. Sob o mesmo decreto acima citado, é criado o distrito de Rosário e anexado ao município de Milagres.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Milagres, Cuncas, Rosário e São Pedro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1936.

Pelo decreto estadual nº 378, de 20-10-1937, é criado o distrito de Barro e anexado ao

município de Milagres. Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município é constituído de 5 distritos: Milagres, Barro, Cuncas, Rosário e São Pedro. Pelo decreto-lei estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de São Pedro passou a denominar-se Pedro Segundo e o distrito de Rosário a denominar-se Podimirim.No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Milagres, Barro, Cuncas, Pedro Segundo ex-São Pedro e Podimirim ex-Rosário.Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Pedro Segundo passou a denominar-se Abaiara.No quadro fixado para vigorar o período de 1944-1948, o município é constituído de 5 distritos: Milagres, Abaiara ex-Pedro Segundo, Barro, Cunca e Podimirim.Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembra de Milagres os distritos de Barro e Cuncas. Para formar o novo município de Barro.Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Milagres, Abaiara e Podimirim.Pela lei estadual nº 3921, de 25-11-1957, desmembra de Milagres o distrito de Abaiara. Elevado à categoria de município.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Milagres e Podimirim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Milagres?

88

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Milagres:

0+Operadora+88+Telefone de destino

Como ligar para Milagres pela

CTBC Telecom:012 + 88 + telefone
Vivo:015 + 88 + telefone
Aerotech:017 + 88 + telefone
Claro:021 + 88 + telefone
GVT:025 + 88 + telefone
Oi Telemar:031 + 88 + telefone
TIM:041 + 88 + telefone
Sercontel:043 + 88 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Milagres?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Milagres Ceará o CEP geral é 63250000.

Prefeitura Municipal de Milagres

Endereço: R.Presidente Vargas, 200, Centro, Milagres - CE, CEP: 63250000
Telefone / Fax:(88) 3553-1255 (88) 3553-1720
Prefeito: LIELSON MACEDO LANDIM do PDT

Hospitais no município de Milagres - Ceará

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde milagrense.

Relação de Cartórios no município de Milagres CE

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Milagres com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Milagres Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Milagres-CE, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município cearense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Milagres

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Milagres, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Milagres

No momento não encontramos vagas de emprego em Milagres / CE, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Milagres

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Milagres, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Milagres do Estado do Ceara

Condições de Tempo Hoje (19/09/2019), Milagres - CE:

Nublado

Temperatura: 26º C
Humidade do Ar: 57%
Velocidade do Vento: 12 km/h

Previsão para os próximos dias:

19/09/2019 - Ensolarado. Max: 36 Min: 21
20/09/2019 - Tempo bom (dia). Max: 35 Min: 19
21/09/2019 - Ensolarado. Max: 35 Min: 20
22/09/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 35 Min: 21
23/09/2019 - Tempo bom (dia). Max: 35 Min: 21

Municípios vizinhos de Milagres

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Milagres-CE em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Abaiara - 12.6 km
Mauriti - 20.8 km
Brejo Santo - 21.3 km
Barro - 22.8 km
Missão Velha - 23.6 km
Porteiras - 31.6 km
Barbalha - 40.1 km
Monte Horebe - 40.4 km
Aurora - 40.6 km
Juazeiro do Norte - 42.3 km
Jati - 43.1 km
Bonito de Santa Fé - 46.8 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Milagres: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Milagres através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Milagres Ceará n-1
imagem de Milagres Ceará n-2
imagem de Milagres Ceará n-3
imagem de Milagres Ceará n-4
imagem de Milagres Ceará n-5
imagem de Milagres Ceará n-6
imagem de Milagres Ceará n-7
imagem de Milagres Ceará n-8
imagem de Milagres Ceará n-9
imagem de Milagres Ceará n-10
imagem de Milagres Ceará n-11
imagem de Milagres Ceará n-12
imagem de Milagres Ceará n-13
imagem de Milagres Ceará n-14
imagem de Milagres Ceará n-15
imagem de Milagres Ceará n-16
imagem de Milagres Ceará n-17
imagem de Milagres Ceará n-18
imagem de Milagres Ceará n-19

Página de Milagres

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Milagres
Última Atualização: 19/09/2019

Você conhece Milagres? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: