em

Úvula inchada ou inflamada – Tratamentos e causas

macro opened mouth with throat tonsil

 

O que causa uma úvula inchada?

O céu da boca é composto de duas seções principais, o palato duro na frente e o palato macio na parte de trás. A úvula pode ser vista na parte de trás da garganta, pendurada no meio do palato mole.
A úvula é composta de membranas mucosas, tecido conjuntivo e muscular, bem como canais que excretam saliva. É muito flexível, o que garante que ele possa cumprir suas funções.

Sintomas

Embora raro, a úvula e as áreas circundantes podem ficar inchadas. Vermelhidão, dor e inflamação da úvula é chamada de uvulite.

A úvula trava na parte de trás da boca e pode ficar inchada devido a bactérias e infecções virais.
A inflamação é a resposta automática do corpo a uma lesão, reação alérgica ou doença. A inflamação também pode incluir vermelhidão, irritação, comichão, inchaço ou queimação.

Se o sistema imunológico não for capaz de remover um organismo prejudicial como um vírus ou bactéria, a úvula pode se infectar.

Com uvulite, uma pessoa pode sentir como se algo estivesse algo preso na parte de trás da garganta, além de ter dificuldade em engolir. Em alguns casos, o som da voz também pode ser afetado.

Outros sintomas incluem:

  • problemas de respiração
  • dor de garganta
  • amígdalas inchadas
  • saliva excessiva
  • engasgar
  • regurgitação nasal
  • febre
  • dor
  • problema ou dificuldade de deglutição

Causas

Infecções bacterianas e virais como estreptococos, mononucleoses ou infecções do trato respiratório podem causar uvulite. O resfriado comum é uma maneira fácil de reconhecer uma infecção, porque as passagens nasais das pessoas geralmente são bloqueadas. Isso os leva a respirar através de suas bocas.

A uvulite infecciosa geralmente ocorre com outras condições, como uma infecção da boca ou garganta. Qualquer uma dessas condições pode levar à inflamação na garganta, o que pode levar à uvulite.

Outras causas de uvulite incluem:

Alergias: reações alérgicas podem desencadear um acúmulo de líquido na garganta ou boca, resultando em inchaço. Pode ser o resultado de uma reação alérgica aos alimentos ou até mesmo uma picada de inseto.

A reação ou choque anafilático é muito perigoso e requer tratamento médico de emergência imediatamente.
Genética: um labial fendido ou palato fendido é um traço congênito que afeta o céu da boca. Isso pode fazer com que a úvula seja ampliada, desligada, encolhida ou mesmo perdida.

Uma úvula alongada é uma característica hereditária. Embora possa não se inchar, pode causar sintomas semelhantes devido ao tamanho. O angioedema hereditário é uma condição genética rara que causa inchaço em todo o corpo e pode afetar a úvula.

Uma úvula inchada também pode ser causada por:

  • boca seca
  • ferimento na úvula ou na área da garganta
  • refluxo ácido

Muito tabagismo e álcool também podem levar à irritação da boca, o que pode resultar em uvulite. A respiração em produtos químicos também pode causar inchaço.

Algumas pessoas podem experimentar algum inchaço na sua úvula após a cirurgia. A anestesia geral pode causar irritação e uma úlcera inchada. Trauma de tubos inseridos na garganta também pode levar à uvulite.

Tratamento e remédios caseiros

Casos leves de uvulite podem ser tratados em casa. Existem alguns remédios caseiros que podem ser usados ​​para tratar o problema. As pessoas com uma úvula inchada são aconselhadas a fazer o seguinte:

  • Beber muita água pode ajudar a uvulite, pois o inchaço pode ser causado por desidratação ou boca seca.
  • Beber grande quantidade de líquidos. A úvula às vezes é inchada devido à boca seca ou a desidratação, de modo que a água é o melhor remédio.
  • Gargarejar com água quente e sal de mesa simples pode ajudar a aliviar a dor de garganta.
  • As pastilhas de garganta ou spray para garganta podem ajudar a adormecer a dor.
  • Chá quente e mel, ou apenas mel e água quente, podem ajudar a aliviar a dor de garganta.
  • Mastigar batatas no gelo pode ser útil para reduzir o inchaço.
  • O chá feito com folhas de manjericão pode ajudar a reduzir a irritação da garganta.
  • Descansar bastante.

Os remédios caseiros, juntamente com medicamentos de alívio da dor em excesso, geralmente podem curar uma úvula inchada em alguns dias.

Se os sintomas não parecem estar melhorando ou parecem piorar, é importante que as pessoas vejam um médico imediatamente. Em caso de reação alérgica, as pessoas devem sempre procurar tratamento médico de emergência imediatamente.

Para ajudar a identificar a causa exata, testes de imagem podem ser feitos. Se o médico achar que a úvula inchada pode ser devido a uma infecção de algum tipo, podem ser tomados amostrar com cotonete ou amostras de sangue.

Os médicos podem detectar a uvulite após um exame, mas um exame de sangue, uma cultura ou raios-X podem ser solicitados a confirmar um diagnóstico. Em alguns casos, a causa exata da uvulite pode não ser identificada.

Qualquer um que experimente algum dos seguintes sintomas deve consultar um médico imediatamente:

  • dificuldade grave para engolir
  • desidratação
  • dificuldade ao respirar
  • sangue, pus ou outra drenagem da úvula
  • dor incontrolável
  • febre e dor de estômago
  • a voz fica abafada

Se a pele ou os lábios se tornarem azuis, roxos ou cinza, ou se a pessoa deixar de responder, desmaie-se ou tiver uma convulsão, deve se ligar para o médico imediatamente.

Os médicos tipicamente prescrevem um antibiótico se for uma infecção bacteriana. Os esteroides também podem ajudar a reduzir o inchaço, dor e vermelhidão.

No caso de uma reação alérgica, um anti-histamínico pode ser usado para reduzir a coceira e ajudar com a respiração. As pessoas com uvulite geralmente fazem uma recuperação completa rapidamente com uma combinação de remédios caseiros e medicação.

Ao se recuperar da uvulite, é importante que as pessoas fiquem longe de qualquer alérgeno, além de parar de fumar e beber.

A maioria dos casos de uvulite aclara-se rapidamente e não deixa efeitos duradouros.

A uva e o ronco

Cerca de 45 por cento dos adultos roncam ao menos ocasionalmente, com 25 por cento ronco constantemente. O ronco ocorre quando as vias aéreas de uma pessoa na parte de trás da boca e nariz estão obstruídas. Esta área é onde a língua e a garganta superior encontram o palato macio e a úvula.

Quando as estruturas se aparecem e vibram durante a respiração, o resultado é ronco. Se a úvula for ampliada, o ronco pode se tornar um problema ainda maior. Considera-se que a uvula desempenha um papel no ronco ou na apneia do sono porque em algumas pessoas com estas condições, a úvula está inchada.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Gostou dessa matéria?

    Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe uma resposta