Há dúvidas para as quais até mesmo nos dias de hoje, com o avanço da ciência e tecnologia, é difícil encontrar respostas.
A curiosidade é uma porta para se adquirir conhecimento. Por isso, fizemos uma lista com 9 dúvidas que possuem respostas muito interessantes. Confira:
1. Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?
Este é um questionamento bastante simples de se responder, embora alguns cientistas contestem a tese.
A resposta mais aceita é que o ovo veio primeiro. Isso porque, na linha de evolução de espécies da terra, o ovo está presente desde o tempo dos dinossauros, sendo a forma de reprodução de anfíbios, répteis, peixes, moluscos e etc.
Sabem que as aves vieram depois dos anfíbios e répteis, então podemos afirmar que o ovo veio primeiro que a galinha.
2. Por que a gente chora quando corta cebola?
Quando cortamos cebola, as enzimas do vegetal produzem um composto chamado de ácido sulfínico.
Ao ser liberado, esse ácido se transforma em gás, o que faz com que os olhos lacrimejem involuntariamente.
3. Podemos viajar no tempo?
De acordo com a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, o tempo tende a passar mais lentamente para um corpo que viaje próximo à velocidade da luz.
Com isso, viajar no tempo é possível, mas ainda está muito longe do que vimos em filmes de ficção científica como “De volta para o futuro”, dirigido por Robert Zemeckis.
Um fato curioso é que o cosmonauta russo Sergei Krikalev conseguiu viajar para seu futuro em 0.02 segundos. Isso só foi possível, pois ele passou 803 dias, 9 horas e 39 minutos na órbita da Terra.
O cosmonauta viajou em uma velocidade de 17.500 milhas por hora, o que fez com que sofresse as ações do efeito chamado de dilatação do tempo.
4. Que ocorreria se todas as pessoas do mundo pulassem ao mesmo tempo?
Ao todo, há mais de 7 bilhões de pessoas vivendo na Terra. Somando-se o peso de todos nós, daria um resultado equivalente a aproximadamente 560 milhões de toneladas.
Considerando que a massa da Terra é de 5.9*10^24 kg, isso não faria muita diferença.
Com base na Lei de Ação e Reação de Isaac Newton, haveria uma reação oposta de igual intensidade do pulo conjunto. Mas, ainda assim o impacto seria relativamente pequeno.
5. Qual a quantidade total de dinheiro no mundo?
Se fôssemos somar todo o dinheiro do mundo e quantificar em dólar americano, chegaríamos a um montante de US$ 75 trilhões.
Conseguimos chegar a esse valor levando em consideração as seguintes categorias econômicas: M0, M1, M2 e M3, que dizem respeito a todo o dinheiro que está em circulação, incluindo dinheiro em caixa e depósitos nas instituições financeiras.
6. Onde está localizado o centro do universo?
Este questionamento é curioso. No entanto, não há um lugar específico para ser chamado de centro do universo. Ao invés disso, o centro do universo está em toda parte.
O universo teve origem a partir do “Big Bang”, uma explosão que ocorreu a aproximadamente 13.7 bilhões de anos.
Desde então, o universo continua a se expandir para todos os lados até os dias atuais, o que faz com que seja impossível denominar o centro dele.
7. Podemos disparar uma arma de fogo no espaço?
No espaço não existe oxigênio e como as armas de fogo podem funcionar no vácuo, é possível disparar uma arma com sucesso.
Uma arma de fogo funcionará ainda melhor no espaço, pois a bala não precisará comprimir o ar dentro do cilindro, podendo assim viajar a uma distância infinita no espaço.
8. O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
Certamente ninguém gostaria de estar vivo para presenciar isso acontecer. Isso porque, se a Terra parasse de girar, todos nós morreríamos.
O nosso planeta gira em uma velocidade de 465 metros por segundo sobre a linha do equador. Esta velocidade tende a ser reduzida nos polos.
Mesmo que a Terra parasse de girar, tudo continuaria a se mover na velocidade de rotação do planeta, o que causaria tsunamis gigantescos que encobririam todas as partes do planeta.
9. Até que altura os aviões conseguem chegar?
Cada modelo de avião possui um limite de altitude em que pode chegar. Entretanto, a potência do motor é que indica até que altura um avião pode chegar.
A maior altitude já registrada de um avião foi de um supersônico militar soviético que alcançou uma altura de 37 quilômetros.
Em média, os aviões comerciais conseguem atingir entre 10 e 12 quilômetros de altura.