Tudo sobre Serrinha Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Serrinha

Coordenadas geográficas

O município de Serrinha fica localizado na latitude -11.6584 e longitude -39.01 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Serrinha

Com um total de 583,314 km², Serrinha de extensão territorial.

População de Serrinha

De acordo com dados do IBGE, Serrinha possui aproximadamente 80.411 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Serrinha são chamados de serrinhense.

Administração municipal

Prefeito atual:ADRIANO SILVA LIMA.

História de Serrinha, Bahia

Ouvir com robot

Serrinha faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 11º39′51" sul e a uma longitude 39º00′27" oeste, estando a uma altitude de 379 metros. O município de Serrinha está localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano e microrregião de Serrinha, a 173km de Salvador, Serrinha, cidade tranqüila, destaca-se pela hospitalidade com que recebe seus visitantes. Possui hotéis, bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e, por já estar acostumada a abrigar grandes eventos.

Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.

HISTóRIA

A história serrinhense começa com a migração dos índios da tribo Tapuia, mais especificamente os da nação dos Cariris, do litoral para o sertão baiano.

No início do século XVII, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco. E foi na Capitania da Bahia que surgiu a Fazenda Serrinha com a finalidade de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. Já no final do século XIX tornou-se centro comercial e agropecuário recebendo foros de cidade.

A Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, elevou o Arraial de Serrinha á categoria de Vila e foi criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos.

Nesse período de mais de 200 anos, houve a compra da Fazenda Serrinha por Bernardo da Silva que iniciou a expansão do logradouro com a construção da capela em louvor a Senhora Santana, concluída em 1780, onde foi enterrado Bernardo da Silva e a inauguração, em 1880, da estrada de ferro ligando Serrinha à Salvador.

Em 30 de junho de 1891, a então Vila de Serrinha recebeu foros de cidade através de ato assinado pelo Barão de Lucena, mas a instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891.

A proclamação da Republica em conjunto à elevação de Serrinha a cidade, fez com que fossem feitas mudanças no cenário politico serrinhense com a nomeação do 1º intendente Marianno Silva Ribeiro em 03 de março de 1890.

Durante mais de 70 anos a economia e a sociedade local foram influenciados pela presença da estrada de ferro, afinal este foi o principal meio que interligava Serrinha à Salvador e Alagoinhas tanto para transporte de pessoas quanto para o transporte de mercadorias.

Em 1964, com os governos militares, foram priorizados projetos rodoviáriospor todo país, e Serrinha foi interligada à capital e ao Centro-Sul do país através da BR-116 (Rio-Bahia). Este fato auxiliou na decadência do sistema ferroviário do país e em Serrinha não foi diferente, a conhecida estação da Leste caiu em desuso e hoje, é utilizada apenas para o transporte de cargas.

Em 1984, a Compania Vale do Rio Doce, instalou-se no município de Teofilândia (ex-distrito de Serrinh) com a exploração de uma mina de ouro na Fazenda Brasileiro. A presença da mesma na região foi um fato motivador na sociedade local, visto que a Vale gerou centenas de empregos e os investimentos na região.

Em 21 de setembro de 2005, a cidade de Serrinha é contemplada com a Diocese de Serrinha, seu primeiro Bispo é Dom Otorrino Assolari que assumiu a Diocese no dia 18 de dezembro do mesmo ano.

Fonte: IBGE: fRANCO,Tasso , Serrinha Colonização Portuguesa numa cidade do Sertão da Bahia:

Autor do Histórico: ADERIVALDO LIMA DA SILVA

DDD de Serrinha, Bahia

75

Como fazer uma ligação para Serrinha:

0 + Operadora + 75 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
  • Vivo: 015 + 75 + telefone
  • Aerotech: 017 + 75 + telefone
  • Claro: 021 + 75 + telefone
  • GVT: 025 + 75 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
  • TIM: 041 + 75 + telefone
  • Sercontel: 043 + 75 + telefone

CEP de Serrinha

O Código Postal (CEP) geral de Serrinha, Bahia, é 48700000.

Prefeitura Municipal de Serrinha
Endereço: Pça. Luiz Nogueira, 311, Centro, Serrinha - BA, CEP: 48700000
Telefone / Fax:(75) 3261-8301/ 4131 (75) 3261-4131
Prefeito: ADRIANO SILVA LIMA

Hospitais em Serrinha - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde serrinhense.

Cartórios na cidade de Serrinha

Acesse a lista de Cartórios em Serrinha. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Serrinha Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Serrinha - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Serrinha

Confira as últimas notícias de hoje em Serrinha.

Previsão do tempo na região serrinhense

Veja a previsão do tempo em Serrinha: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Serrinha

Confira as cidades vizinhas de Serrinha - BA em uma distância de até 50 km.

Barrocas - 16.3 km
Lamarão - 18.4 km
Teofilândia - 19.6 km
Candeal - 20.2 km
Ichu - 21.7 km
Biritinga - 23.0 km
Santa Bárbara - 32.9 km
Água Fria - 35.0 km
Tanquinho - 35.8 km
Araci - 37.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Serrinha através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município serrinhense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/02/2024 - Serrinha - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Ressaca

Dia da Ressaca

Dia 28 de fevereiro  é comemorado o Dia da Ressaca. A ressaca é o mal estar geral que surge no d...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados