Início » Bahia » Macarani

Macarani - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Macarani e arredores.

Macarani faz parte do estado da Bahia.

O nome Macarani é de origem indígena e significa Gruta dos Índios Caranys, pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófogos que habitavam a região. Assim como o nome do principal rio que a banha, o Mangerona, que segundo a lenda, vem de Mãe Gerônima, uma índia muito querida, parteira, que antecedeu tantas outras, não menos importantes, como vó Benícia, D. Chiquinha, D. Augusta, D. Maria de Linco, D. Lindaura e D. Maria Periquita (as duas últimas vivendo entre nós).

Hoje, segundo o último censo, Macarani tem uma população de 17.088 habitantes; tem uma área de 1.376,5 (1.221) km²; é banhada pelos rios Macarani, Mangerona e Rio Pardo; possui quatro distritos: Macarani (sede), Vila das Graças, Vila Izabel e Itabaí; e fica localizada a 616km da capital, Salvador. Seus vizinhos são Itapetinga, Ribeirão do Largo, Itambé, Encruzilhada, Maiquinique, Itarantim e Bandeira (sendo que Maiquinique e Itarantim já foram distritos de Macarani).

História da cidade de Macarani

O nome Macarani é de origem indígena e significa "Gruta dos índios Caranys", pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófagos que habitavam a região.

A história de Macarani está ligada a do município de Vitória da Conquista, de onde foi retirado o Município de Encruzilhada (em 1º de janeiro de 1922), o qual tinha Macarani como distrito.

Da sua fundação até hoje já se passaram sessenta e quatro anos, muitas coisas importantes aconteceram, muitas pessoas mereceram gravar seus nome nesta história e contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Dentre as pessoas, podemos citar Joviniano Neres de Carvalho, que na companhia de Antônio Caires Pinheiro e Damásio Ferreira, fundou o Arraial de Macarani. A escritura do terreno foi lavrada no mês de maio de 1992, em Itambé, naquela época conhecida como Verruga. A primeira casa foi edificada no atual largo São Pedro.

Devem ser lembrados como primeiros lutadores em favor do novo arraial, além dos fundadores já citados, Joaquim Dagno.

A primeira feira semanal de Macarani aconteceu em 27 de agosto de 1926, quando foi inaugurado o Mercado Público, onde hoje funciona a Mercearia Antunes, construído com doações do povo. Foi uma grande festa popular. O orador oficial foi o Dr. Raul Borges Reis. O Prof. Eustáqui Blesa Serrano falou em nome do Conselho Administrativo de Encruzilhada.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pelo Decreto Lei nº 141 de 31 de dezembro de 1943, a sede do município de Encruzilhada foi transferida para o Município de Macarani. A instalação oficial se deu no

dia 3 de abril de 1944.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macarani

Autor do Histórico: VALDOLINO MINEIRO CUNHA

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Macarani: Imagens da cidade e Região

imagem de Macarani+Bahia n-1
imagem de Macarani+Bahia n-2
imagem de Macarani+Bahia n-3
imagem de Macarani+Bahia n-4
imagem de Macarani+Bahia n-5
imagem de Macarani+Bahia n-6
imagem de Macarani+Bahia n-7
imagem de Macarani+Bahia n-8
imagem de Macarani+Bahia n-9
imagem de Macarani+Bahia n-10
imagem de Macarani+Bahia n-11
imagem de Macarani+Bahia n-12
imagem de Macarani+Bahia n-13
imagem de Macarani+Bahia n-14
imagem de Macarani+Bahia n-15
imagem de Macarani+Bahia n-16
imagem de Macarani+Bahia n-17
imagem de Macarani+Bahia n-18
imagem de Macarani+Bahia n-19

Você conhece Macarani? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: